Governo altera vacinação de aftosa

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (30) alteração do calendário da primeira etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, além de parte dos municípios de Minas Gerais e Pernambuco.
Segundo o governo, a vacinação, cujo início estava previsto para 1º de maio, foi adiada para junho no Rio Grande do Norte e nos municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco. Em Sergipe e Alagoas, a imunização do rebanho começará em julho. Em Minas Gerais, o início foi adiado para 30 de junho em 112 municípios (nas coordenadorias regionais de Almenara, Janaúba e Montes Claros).
O Ministério da Agricultura informou que apesar de não haver alterações no calendário da Bahia, a Defesa Agropecuária acompanhará a vacinação em 261 municípios do estado que decretaram situação de emergência. "Caso necessário, poderá ser adotada uma nova estratégia com tratamento diferenciado aos produtores que comprovarem não ter condições de vacinar seus animais", disse o governo.
Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, explicou que a flexibilização do calendário de vacinação nessas localidades se deve à falta de chuvas, "que tem comprometido o abastecimento de água e até mesmo a alimentação dos rebanhos". Ele afirmou que no restante do País a programação segue inalterada.
O calendário prevê que no Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser vacinado a partir de 1º de maio. No Amazonas e Pará a imunização começou em março. No Acre, Espírito Santo, Paraná, Rondônia (onde a campanha começou em abril) e São Paulo devem ser vacinados todos animais com idade abaixo de 24 meses. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que 166 milhões de cabeças sejam imunizados contra a aftosa nesta primeira etapa.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos