Coronavírus: Minas registra mais de dois mil casos e 18 mortes em 24 horas

Uso de máscaras é obrigatório em BH
desde abril. — Foto: Cristina Moreno de Castro / G1 Minas

(G1) Minas Gerais registou, neste domingo (5), 18 novas mortes por coronavírus e agora o número de óbitos no estado chega a 1.201.

Os dados também mostram que Minas já teve 58.283 pacientes infectados com o novo coronavírus. Foram 2.325 casos a mais do que na véspera.

Ainda segundo os números do governo, 35.622 pacientes se recuperaram da doença no estado. Desde o início da pandemia, 6.679 tiveram que ser internados e 51.604 ficaram em isolamento domiciliar.

Na rede pública, 44.662 pessoas foram testadas.

Casos por município
Dos 853 municípios mineiros, 724 já tiveram ao menos um caso do novo coronavírus. Isso representa quase 85% do total de cidades no estado.

O município com mais casos da doença voltou a ser Belo Horizonte, com 7.714, com 176 mortes. Em seguida, aparecem Uberlândia (7.570), com 110 mortes, Ipatinga (2.597), Juiz de Fora (2.228) e Governador Valadares (1.503).

Perfil dos pacientes
A maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens: 56% do total. E idosos: 74% tem mais de 60 anos. 35% são de cor branca e 34% de cor parda. Além disso, 82% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e doença cardiovascular.

Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

No início da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) informava qual era a comorbidade de cada paciente que havia morrido com a Covid-19. Em abril, no entanto, a pasta parou de informar. Questionada, a SES disse que, pela "possibilidade de ocorrência em municípios de pequeno porte", "os pacientes podem ser facilmente identificados, quando descritas características específicas". 

"Assim sendo, no intuito de mantermos a confidencialidade das informações fornecidas pelos pacientes e/ou familiares, passamos a não mais divulgar o descritivo detalhado de informações por paciente".

O município com mais mortes até agora foi Belo Horizonte, com 176. Em seguida, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 110 óbitos e Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 58.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos