Saúde de Nova Porteirinha se torna referência na região


Com menos de um 1 ano de mandato, a prefeita Joélia Barbosa assumiu a prefeitura de Nova Porteirinha com uma imensa demanda a ser atendida na área da saúde. Com uma população de 7.398 habitantes (censo IBGE/2010), na sua maioria rural, Nova Porteirinha necessitava em caráter de urgência de uma atitude radical para atender as mais básicas situações e também as mais complexas, desde consultas médicas a cirurgias. Aquilo que é de competência do município tem sido feito com maestria, tanto, que tal modelo tem sido até copiado por outros municípios.

Com uma fila imensa de consultas a serem atendidas, a secretaria de saúde bateu um recorde e em pouco tempo zerou a demanda. Apesar de ser um município pequeno e com poucos recursos, a boa gestão e excelente aplicação geraram resultados que já são reconhecidos pela população.




Programa Nova Porteirinha Reconstruindo Sorrisos
Desde o mês de setembro de 2019 a secretaria municipal de saúde iniciou um programa ousado e ao mesmo tempo fantástico, o Reconstruindo Sorrisos. Pessoas que tinham vergonha se sorrir, hoje tem orgulho em mostrar sua alegria e entusiasmo. São 50 próteses dentarias distribuídas todos os meses, sendo que já foram entregues mais de 323 unidades, os beneficiados já estão tendo o impacto na autoestima e na saúde bucal.




Programa Cárie Zero
O município de Nova Porteirinha, através da Prefeitura Municipal e secretaria de saúde, iniciou o projeto cárie zero nas escolas (em boca saudável não entra cárie). E um tratamento restaurador atraumático, que pode ser feito nas escolas com autorização dos pais ou responsáveis, traz o conceito de mínima intervenção e máxima prevenção dentária, onde as crianças são atendidas na própria escola, pela equipe de saúde bucal. O projeto tem como finalidade abranger todas as crianças sem restrição, facilitando o acesso ao tratamento odontológico.

Durante todo o ano serão feitas escovações e palestras de prevenção à saúde bucal, tanto nas escolas como em grupos de gestantes, diabéticos, hipertensos e idosos. Também está sendo feito um levantamento epidemiológico para se ter noção do índice de cárie no município. Para que de forma estratégica e acertada seja feita uma maior intervenção dependendo da necessidade de cada localidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe