Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

PM apreende 89 galos em rinha na zona rural de Verdelândia; 16 pessoas foram detidas


A Polícia Militar apreendeu 89 galos e prendeu 16 pessoas que participavam de uma rinha na zona rural de Verdelândia (MG) nesse domingo (15).

Segundo a PM, os militares foram ao local depois de uma denúncia anônima. Quando eles chegaram, várias pessoas fugiram correndo para dentro de uma área de mata. Entre os abordados, estavam o dono do sítio, que também tinha a função de árbitro da rinha. A PM acredita que mais de 60 pessoas estavam no lugar, já que havia 35 carros e 25 motos estacionados.

“Esse tipo de ocorrência, geralmente, envolve muitas pessoas, portanto é de alta complexidade e temos que contar com a possibilidade de haver enfrentamento. Nesse sentido, fizemos levantamentos para planejar a melhor foram de agir, maximizando a execução da operação, que ocorreu sem riscos e sem resistência”, fala o tenente Alisson Soares de Souza.

Onze militares da Polícia Militar de Meio Ambiente participaram da ação, que contou também com o apoio de dois policiais e de uma van de Janaúba (MG).


Estrutura complexa
De acordo com a PM, o lugar contava com uma estrutura composta por três arenas e 88 compartimentos onde os animais eram colocados. Duas pessoas ficavam na porta para vigiar a chegada da polícia. O sítio fica a oito quilômetros da cidade.

“Na porteira já havia uma pessoa com foguetes, que atuava como olheiro e poderia avisar caso a polícia chegasse. A estrutura é muito bem elaborada, uma das arenas tinha iluminação. Havia também serviço de bar e alimentação. Pelo cenário que encontramos, o local é usado frequentemente”, destaca o tenente.

Situação dos animais
Muitos dos galos apreendidos tinham ferimentos em várias partes do corpo. No sítio, os policiais ainda apreenderam uma lista com os confrontos que iriam acontecer, uma balança para pesar os animais e R$ 118. O material e os conduzidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil de Janaúba (MG).

“Os animais estavam em situação degradante, muito machucados e cansados. Cinco deles acabaram não resistindo e morreram durante o transporte para a Janaúba”, afirma o tenente Alisson de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG