Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Em Mirabela, tremor de magnitude 2.2 graus é registrado


Um tremor de magnitude 2.2 graus na Escala Richter foi registrado em Mirabela, no Norte de Minas. A informação foi confirmada pela estação sismográfica da Universidade Estadual de Montes Claros ao G1, nesta quinta-feira (12).

De acordo com a Universidade, o tremor foi registrado às 18h07, entre Mirabela e a Comunidade de Muquém, nessa quarta-feira (11). Até então, o município havia registrado apenas um abalo de terra em 2016, conforme dados do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes.

“Na manhã desta quinta (12), uma funcionária da prefeitura nos ligou à procura de dados oficiais porque vários moradores relataram a percepção do tremor. O A UnB identificou o epicentro na zona rural”, explicou Maycon Fredson Freitas Ferreira, mestre em Geografia e analista em Sismologia do NES/Unimontes.

As causas do tremor ainda precisam ser aprofundadas, mas a energia liberada por possíveis falhas geológicas pode ser uma delas.

“A região é muito parecida com Montes Claros, de relevo cárstico, e, possivelmente, as rochas não suportaram alguma acomodação. As ondas sísmicas chegam até a superfície e por isso o tremor é percebido”, detalhou Maykon.

O abalo é considerado leve e até o momento não há relatos de danos, segundo a Defesa Civil de Mirabela. O Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que atende a cidade, também informou que não houve chamadas no horário que o abalo foi registrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG