Janaúba: Espaço Cultural Central do Brasil é recuperado pelo IFNMG


(Por Girleno Alencar) O Espaço Cultural Central do Brasil, em Janaúba, foi reformado por meio de uma parceria entre o IFNMG e a Prefeitura de Janaúba, em Termo de Cooperação que foi firmado em 2018 e agora foi concluído. Nele, a Prefeitura cederá três salas para o Instituto, sendo uma sala para a biblioteca e duas salas de aula. Os demais espaços seriam de uso comum: pátio, demais salas, banheiros e cozinha.

Além de manter um quadro de servidores municipais, a Prefeitura também arca com os custos de manutenção do Espaço Cultural, que abrange luz, água e vigilância. A reforma foi realizada com emenda parlamentar.

Desde 2001, no espaço, funcionava apenas a Biblioteca Pública de Janaúba. Foi nesse ano que a União cedeu para a Prefeitura o espaço, que pertencia a Rede Ferroviária Federal, extinta em 1996 e agora sob controle do DNIT. A inauguração oficial acontecerá no dia 30 de agosto, mas desde julho já estão sendo ofertados diversos cursos, como: Yoga, dança, espanhol básico e intermediário e Humanidades para o Enem. “A prefeitura também ofertará alguns cursos que já eram ministrados no espaço antes da reforma, como artesanato, corte e costura, pintura e outros.”

A diretora de Cultura de Janaúba, Adriana Mikaelly Soares Silva e Silveira, comenta que o Espaço Cultural vai oferecer gratuitamente oficinas diversas que propiciam para a população de Janaúba maior acesso ao conhecimento e a atividades culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos