Investimento em iluminação moderna e eficiente: Prefeitura de Varzelândia lança programa de substituição de luminárias

Imagem
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, Varzelândia deu um passo importante rumo à modernização e segurança de suas vias públicas. A Prefeitura, sob a liderança do prefeito Amâncio Oliva, deu início ao Programa do Governo do Povo pelo Povo, que marca uma nova fase no sistema de iluminação da cidade. Na primeira etapa do projeto, estão sendo substituídas 260 luminárias do sistema de iluminação pública — antes equipadas com lâmpadas a vapor de sódio — por modernas lâmpadas de LED de 225 watts. O investimento, realizado integralmente com recursos próprios do município, soma meio milhão de reais. Segundo o prefeito Amâncio Oliva, o programa não é apenas uma obra de infraestrutura, mas uma ação direta para melhorar a vida dos moradores. “Iluminar nossas ruas com qualidade é cuidar da segurança, da mobilidade e também da autoestima da nossa população. É um investimento que transforma a cidade e traz benefícios que vão muito além da estética” , afirmou o gestor. Ruas e avenidas contempladas na pri...

Em Janaúba, pais reclamam de superlotação em transporte escolar municipal


Pais de estudantes que precisam do transporte escolar municipal em Janaúba reclamam da superlotação durante o trajeto até a escola do Bairro Jacarezinho. Eles afirmam que a van chega a transportar mais de 50 crianças na região, aumentando o risco de acidentes, já que muitos precisam seguir viagem em pé e sem o uso de cinto de segurança.

"Tenho um sobrinho de dois anos que precisa do transporte. Ele é um dos primeiros a entrar, por isso vai sentado, mas tem muitas outras crianças que vão em pé. É um percurso muito grande e muitos estudantes passam mal na viagem", diz a tia de um aluno que não quis se identificar.

O ônibus passa pelos bairros Jacarezinho, Monte Alto I e II, Lagoa Grande e Pajeú; um percurso de mais de uma hora até que todas as crianças cheguem ao destino. "Para ir para a creche, às 6h, vão apenas as crianças de dois a cinco anos, mas na volta, às 17h, crianças acima de seis anos também são transportadas", afirma Irisleia Silva, que tem um filho de dois anos e um sobrinho de oito que utilizam o ônibus diariamente.

Este é o primeiro ano que o filho de Irisleia Silva vai para a escola, mas ela afirma que a expectativa de ver o filho frequentar as aulas se torna um tormento, devido à preocupação com o trajeto dentro do ônibus. "As aulas começaram agora, há uma semana, mas a experiência não está sendo a melhor, não está sendo legal. Fico com o coração na mão".

O serviço de transporte fornecido pela prefeitura é acompanhado por uma monitora. "Nós não temos reclamações sobre o serviço do motorista e da monitora, mas a prefeitura podia colocar pelo menos mais um ônibus para ajudar neste trajeto. Tem crianças do Bairro Pajeú que chegam em casa por volta de 19h", afirma Selma Santos.

A Secretaria Municipal de Educação de Janaúba enviou uma nota nesta sexta-feira (15) alegando que a superlotação relatada na denúncia é um problema que ocorre todo início de ano letivo.

"O cadastro escolar feito no ano passado muitas vezes não reflete a realidade das matrículas. Como as aulas começaram no dia 07 de março e os alunos voltaram efetivamente essa semana, muitos pais deixaram para matricular somente agora. Tal situação elevou o número de alunos dependentes do transporte. Diante desta situação, a Secretaria Municipal de Educação já está apurando o número de alunos para posteriormente fazer as adequações nas rotas que necessitarem, seja na redistribuição ou licitando nova rota", diz a nota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira