Em Janaúba, pais reclamam de superlotação em transporte escolar municipal


Pais de estudantes que precisam do transporte escolar municipal em Janaúba reclamam da superlotação durante o trajeto até a escola do Bairro Jacarezinho. Eles afirmam que a van chega a transportar mais de 50 crianças na região, aumentando o risco de acidentes, já que muitos precisam seguir viagem em pé e sem o uso de cinto de segurança.

"Tenho um sobrinho de dois anos que precisa do transporte. Ele é um dos primeiros a entrar, por isso vai sentado, mas tem muitas outras crianças que vão em pé. É um percurso muito grande e muitos estudantes passam mal na viagem", diz a tia de um aluno que não quis se identificar.

O ônibus passa pelos bairros Jacarezinho, Monte Alto I e II, Lagoa Grande e Pajeú; um percurso de mais de uma hora até que todas as crianças cheguem ao destino. "Para ir para a creche, às 6h, vão apenas as crianças de dois a cinco anos, mas na volta, às 17h, crianças acima de seis anos também são transportadas", afirma Irisleia Silva, que tem um filho de dois anos e um sobrinho de oito que utilizam o ônibus diariamente.

Este é o primeiro ano que o filho de Irisleia Silva vai para a escola, mas ela afirma que a expectativa de ver o filho frequentar as aulas se torna um tormento, devido à preocupação com o trajeto dentro do ônibus. "As aulas começaram agora, há uma semana, mas a experiência não está sendo a melhor, não está sendo legal. Fico com o coração na mão".

O serviço de transporte fornecido pela prefeitura é acompanhado por uma monitora. "Nós não temos reclamações sobre o serviço do motorista e da monitora, mas a prefeitura podia colocar pelo menos mais um ônibus para ajudar neste trajeto. Tem crianças do Bairro Pajeú que chegam em casa por volta de 19h", afirma Selma Santos.

A Secretaria Municipal de Educação de Janaúba enviou uma nota nesta sexta-feira (15) alegando que a superlotação relatada na denúncia é um problema que ocorre todo início de ano letivo.

"O cadastro escolar feito no ano passado muitas vezes não reflete a realidade das matrículas. Como as aulas começaram no dia 07 de março e os alunos voltaram efetivamente essa semana, muitos pais deixaram para matricular somente agora. Tal situação elevou o número de alunos dependentes do transporte. Diante desta situação, a Secretaria Municipal de Educação já está apurando o número de alunos para posteriormente fazer as adequações nas rotas que necessitarem, seja na redistribuição ou licitando nova rota", diz a nota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos