Festival Internacional Sesc de Música reúne instrumentistas de 14 países


Durante 12 dias, Pelotas, no Rio Grande do Sul, será o palco da música clássica no Brasil.

A cidade receberá 60 espetáculos e 24 cursos gratuitos


Até o dia 25 de janeiro acontece o 9º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de levar o repertório da música de concerto para plateias cada vez mais amplas e qualificar o conhecimento de estudantes e profissionais da área, o evento promoverá 60 espetáculos e 24 cursos musicais, todos gratuitos, contando com a presença de professores de 14 países. O 
Festival possui dois eixos: pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música, e sociocultural, com a programação de concertos e espetáculos diversificada para a comunidade em diversos locais.

Em sua nona edição, o evento caracteriza-se pela maior inserção na comunidade, com apresentações não só em grandes palcos, mas também em variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e zona rural. "O festival é feito com pessoas e para pessoas e o sentido dessa ação cultural está na troca, nessa construção de relações que tem a música como elo. O que fortalece o Festival Internacional Sesc de Música é justamente o carinho e o acolhimento que se estabeleceu desde a primeira edição", comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.

O encontro nacional de orquestras jovens do Sesc é também outro destaque. Estarão no RS durante todo o evento, orquestras de Piauí, Sergipe e Minas Gerais. As orquestras jovens são formadas por alunos de 10 a 18 anos que integram projetos sociais e educativos do Sesc e de intuições públicas e irão participam das aulas de contrabaixo, violino, viola, violoncelo, musicalização e prática de conjunto promovidas pelo Sesc. Parte desse trabalho musical poderá ser conferido nas apresentações que ocorrem nos dias 15, 16, 18, 21, 22 e 24 em igrejas da cidade, entre elas a Catedral do Redentor, no centro.

Uma das novidades deste ano é a implementação do Choro na grade de cursos, abrindo espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. Também são realizados cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, eufônio, saxofone, harpa, percussão, violão clássico, piano, composição e canto lírico. Completam a programação do evento os ensaios e recitais de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Mais Informações: CDN Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos