Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Defensoria Pública promoverá dia de lazer para famílias e crianças de Janaúba


Para proporcionar momentos de alegria e descontração às crianças e familiares dos atingidos pelo incêndio da Creche Gente Inocente ocorrido em cinco de outubro do ano passado, na próxima sexta-feira, data que marca um ano da tragédia, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) vai promover um evento de confraternização em Janaúba.

As atividades começam às 7 horas, com a celebração de uma missa, organizada pelos familiares das vítimas. Após a cerimônia religiosa, a partir das 8 horas, será realizada a confraternização organizada pela DPMG. O evento acontecerá no Serrano Esporte Clube, localizado na Rua 1,205, no Bairro Barbosa.

As crianças poderão brincar ao ar livre e se divertir com artistas animadores e atividades de entretenimento e aventura, como tirolesa. Serão oferecidos lanches, sucos, frutas, algodão doce e picolés, doados pela comunidade local. Haverá, ainda, distribuição de presentes arrecadados pela Defensoria Pública para essa finalidade.

O evento é uma iniciativa da Defensoria Pública, que conseguiu o espaço para sua realização, autorização do Corpo de Bombeiros e articulou parcerias para doações, além de ter promovido, na própria Instituição, campanha de arrecadação de brinquedos, calçados e roupas para as crianças da creche. São parceiros da ação o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais, Rede Norte, Risiele Decor, sorveteria Progresso, Sicoob JUS-MP, Dona Ninha Empório & Padaria e Brasnica, entre outros.

Estão à frente da atividade os defensores públicos em atuação em Janaúba, Gustavo Dayrell, Claudijane Santos (coordenadora Local), João Helton Barbosa e Waldelúcio Fernandes, bem como a Coordenação de Projetos, Convênios e Parcerias da Defensoria Pública, representada pela coordenadora Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser.

Incêndio
O incêndio na Creche Municipal Educacional Infantil Gente Inocente foi intencionalmente provocado por um vigia do próprio estabelecimento, em 5 de outubro de 2017. A tragédia fez 58 vítimas, incluindo mortos e feridos, sendo que 10 crianças e três professores morreram, além do autor do crime.

Atuação da DPMG
Desde a tragédia, a Defensoria Pública tem acompanhado a situação das famílias atingidas. Em novembro de 2017, a Instituição interpôs ação civil pública contra o Município de Janaúba, cobrando indenizações para familiares e vítimas do incêndio. Foram formulados, ainda, requerimentos na área da saúde.

Fonte: Ascom / DPMG 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga