Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Morre líder xacriabá em acidente no Norte de Minas


Valdemar Xavier de 75 anos líder Xacriabá, morreu em um acidente, neste domingo (08), em São João das Missões, Norte de Minas. Parceiro da UFMG no projeto da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), integrava o Conselho Consultivo do coletivo.

Segundo a PM, a vítima foi socorrida com vida para o hospital de São João das Missões, transferida para a unidade hospitalar em Itacarambi, mas devido ao grave estado de saúde foi encaminhado para Montes Claros, mas não resistiu.

A terra indígena Xacriabá, localizada na região de São João das Missões, é composta de 36 aldeias, e Valdemar Xavier vivia na aldeia Barreiro Preto, onde será sepultado nesta segunda-feira.

Segundo a professora Shirley Miranda, da Faculdade de Educação (FaE), que conhecia Valdemar há cerca de 20 anos, ele participou, desde o início, em 1998, do programa de implantação de escolas indígenas em Minas Gerais. Fez parte do primeiro colegiado da Formação Intercultural de Educadores Indígenas, criada em 2005, e integrava o Conselho Consultivo do Fiei desde sua implantação, em 2012.

“Ele era considerado um dos pilares da cultura Xakriabá, com atuação dentro e fora do território. Integrava a luta pelos direitos indígenas em âmbito nacional e era muito respeitado também pelas outras etnias”, diz Shirley, lembrando que ele tinha grande conhecimento do Cerrado e militava também na defesa do bioma. Foi também um dos fundadores das Casas de Medicina Xakriabá.

Valdemar deixa a esposa, dona Ana, filhos e netos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG