Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Janaúba sedia discussão sobre lavagem de dinheiro

(Por Girleno Alencar) A lavagem do dinheiro de corrupção marcará o inicio do “Pint of Science”, evento internacional de divulgação científica, que ocorre nesta segunda-feira (14), em Janaúba, e simultaneamente em 58 cidades brasileiras e em 21 países de cinco continentes, onde pesquisadores das principais universidades de Minas Gerais, como São João Del Rey e Uberlândia, além da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais mostrarão os seus trabalhos em várias áreas.

É a primeira vez que o Norte de Minas sedia esse evento, que prossegue até o dia 16. O curioso é que sua realização ocorre em barzinhos da cidade, com entrada gratuita e temas relacionados à pesquisa e extensão em um ambiente descontraído.

Esse tipo de evento surgiu em Londres, depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um encontro com pesquisadores, em 2012. Pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto as pesquisas que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que pesquisadores pudessem sair das universidades, laboratórios e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu e nesse ano serão 21 países, sendo 56 cidades no Brasil e dentre elas 13 em Minas Gerais.

A versão janaubense do evento contará com palestras com os temas “Como as tecnologias disruptivas estão mudando nossas vidas”, por Felipe Cézar de Castro Antunes; “Tecnologia na prevenção à lavagem do dinheiro”, por Willian Gigliotti; “A filosofia da cachaça”, por Admilson Eustáquio Prates; e “A física da cerveja”, por Ricardo de Carvalho Falcão.

Na terça-feira (15) os temas serão “Big Data/Analytics, Blockchains e Internet das Coisas: O que é tudo isso e como está influenciando no mercado de trabalho”, por Alexandre Bento Melo; “Blockchain aplicado a contratos inteligentes”, por Marcelo Ferreira Rego; e “Empreendedorismo Digital”, por Renan Teixeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG