“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

Infestação de Aedes em Francisco Sá está 10 vezes o recomendado

(Foto: Vicente Alberto)

(Por Vicente Alberto) O diretor Técnico de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Francisco Sá, Alex Damasceno, informou, na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, na quarta-feira (29/03), que recente medição realizada através de Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) constatou um percentual de infestação de 11,2%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice seja inferior a 1%.

Segundo Alex, 98% dos focos foram localizados no interior das residências. “Para eliminar esses focos iremos realizar um Mutirão de Limpeza a fim de recolher o lixo e todo material propício à proliferação das larvas. Mas também vamos aproveitar a ocasião para conversar com os moradores, no sentido de conscientizar para que façam sua parte e não deixem acumular estes materiais que servem de criadouros”, explica. O mutirão está previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de abril. Para a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Aguilar, é importante este trabalho de orientação, pois em anos anteriores a cidade já teve milhares de casos da doença, mas a população continua sem tomar as devidas precauções.

Apesar do alto índice de infestação, neste ano, de acordo com Alex, foram notificados apenas 11 casos da doença. O motivo, segundo ele, pode ser a auto-imunização. Ele explica que existem quatro tipos de vírus da doença e quando uma pessoa é contaminada por um tipo, fica imunizada contra ele. “Provavelmente o vírus que está circulando seja o mesmo de anos anteriores, que já contaminou boa parte da população”, afirma. O perigo é que, se a pessoa já teve a dengue de um tipo e é contaminada com outro tipo de vírus, existe um maior risco da dengue hemorrágica se desenvolver.

Fumacê | O diretor de Epidemias informou ainda que serão realizadas nebulizações químicas, o “Fumacê”, também no mês de abril. Alex pede que, quando o veículo passar, os moradores abram as portas e janelas para melhor eficácia do produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro