Janaúba fortalece agricultura familiar com entrega de kits IrrigaMinas em solenidade estadual

Imagem
A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou nesta quinta-feira, 24 de julho, da solenidade de entrega dos kits IrrigaMinas, durante o Encontro das Águas, realizado na cidade de Januária pelo Governo de Minas Gerais. O evento contou com a presença de importantes autoridades estaduais, como o vice-governador Matheus Simões e o secretário de Estado da Agricultura, Thales Almeida, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e agricultores familiares de toda a região norte-mineira. Janaúba contemplada com cerca de 30 kits de irrigação Durante a cerimônia, foi anunciada a distribuição de cerca de 30 kits de irrigação por gotejamento para as associações de agricultores familiares de Janaúba, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Representando o prefeito José Aparecido, o secretário de Agricultura, José Edmozame de Morais, destacou a importância da ação para impulsionar a produç...

Infestação de Aedes em Francisco Sá está 10 vezes o recomendado

(Foto: Vicente Alberto)

(Por Vicente Alberto) O diretor Técnico de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Francisco Sá, Alex Damasceno, informou, na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, na quarta-feira (29/03), que recente medição realizada através de Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) constatou um percentual de infestação de 11,2%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice seja inferior a 1%.

Segundo Alex, 98% dos focos foram localizados no interior das residências. “Para eliminar esses focos iremos realizar um Mutirão de Limpeza a fim de recolher o lixo e todo material propício à proliferação das larvas. Mas também vamos aproveitar a ocasião para conversar com os moradores, no sentido de conscientizar para que façam sua parte e não deixem acumular estes materiais que servem de criadouros”, explica. O mutirão está previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de abril. Para a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Aguilar, é importante este trabalho de orientação, pois em anos anteriores a cidade já teve milhares de casos da doença, mas a população continua sem tomar as devidas precauções.

Apesar do alto índice de infestação, neste ano, de acordo com Alex, foram notificados apenas 11 casos da doença. O motivo, segundo ele, pode ser a auto-imunização. Ele explica que existem quatro tipos de vírus da doença e quando uma pessoa é contaminada por um tipo, fica imunizada contra ele. “Provavelmente o vírus que está circulando seja o mesmo de anos anteriores, que já contaminou boa parte da população”, afirma. O perigo é que, se a pessoa já teve a dengue de um tipo e é contaminada com outro tipo de vírus, existe um maior risco da dengue hemorrágica se desenvolver.

Fumacê | O diretor de Epidemias informou ainda que serão realizadas nebulizações químicas, o “Fumacê”, também no mês de abril. Alex pede que, quando o veículo passar, os moradores abram as portas e janelas para melhor eficácia do produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo