Infestação de Aedes em Francisco Sá está 10 vezes o recomendado
![]() |
(Foto: Vicente Alberto) |
Segundo Alex, 98% dos focos foram localizados no interior das residências. “Para eliminar esses focos iremos realizar um Mutirão de Limpeza a fim de recolher o lixo e todo material propício à proliferação das larvas. Mas também vamos aproveitar a ocasião para conversar com os moradores, no sentido de conscientizar para que façam sua parte e não deixem acumular estes materiais que servem de criadouros”, explica. O mutirão está previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de abril. Para a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Aguilar, é importante este trabalho de orientação, pois em anos anteriores a cidade já teve milhares de casos da doença, mas a população continua sem tomar as devidas precauções.
Apesar do alto índice de infestação, neste ano, de acordo com Alex, foram notificados apenas 11 casos da doença. O motivo, segundo ele, pode ser a auto-imunização. Ele explica que existem quatro tipos de vírus da doença e quando uma pessoa é contaminada por um tipo, fica imunizada contra ele. “Provavelmente o vírus que está circulando seja o mesmo de anos anteriores, que já contaminou boa parte da população”, afirma. O perigo é que, se a pessoa já teve a dengue de um tipo e é contaminada com outro tipo de vírus, existe um maior risco da dengue hemorrágica se desenvolver.
Fumacê | O diretor de Epidemias informou ainda que serão realizadas nebulizações químicas, o “Fumacê”, também no mês de abril. Alex pede que, quando o veículo passar, os moradores abram as portas e janelas para melhor eficácia do produto.
Comentários
Postar um comentário