Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Vírus da Aids: Jovem residente em Janaúba estaria contagiando pessoas conscientemente

(Por GIRLENO ALENCAR) Foi iniciada nesta segunda-feira (10) pelas autoridades de saúde de Montes Claros, uma investigação sobre a suspeita de que um jovem residente em Janaúba e portador do vírus da Aids estaria vindo ao município e se relacionado com várias pessoas, sem proteção sexual, para disseminar a doença. O caso foi descoberto pelo JORNAL GAZETA, e o nome do suspeito será mantido em sigilo. Todos os órgãos que atuam nessa área foram procurados pelo jornal, e se prontificaram a investigar o caso.

O Serviço de Assistência Especializada de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Hospital Universitário de Montes Claros, que fornece os medicamentos para as pessoas com AIDS, explica que desconhece essa situação e ainda fica com dificuldade de atuar, por causa da privacidade do paciente, e somente cabe informar ao médico que o atende, para ser feito o aconselhamento. Nos registros, há 15 anos uma jovem com Aids passou a se relacionar com outras pessoas, sem informar que estava doente e que poderia transmitir a doença. O médico dela foi informado e passou a cobrar providências.

Porém, o que assusta o Serviço de Assistência Especializada de Doenças Sexualmente Transmissíveis do HU é a grande quantidade de pessoas com Aids que suspenderam o atendimento. São mais de 500 pessoas deixaram de procurar o tratamento ou então comparecem esporadicamente, comprometendo a vida.

Os Centros de Testagem e Aconselhamentos de Janaúba e Montes Claros também esbarram nas dificuldades de identificarem esse jovem portador de Aids e querem esclarecimentos. No local, a pessoa faz o teste rápido, para saber se apresenta os sintomas de doenças sexualmente transmissíveis. Caso fique comprovado, inicia o tratamento no Serviço de Assistência Especializada de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Hospital Universitário e, quando precisa de internação, tem a Casa de Apoio do Grappa, que fica no bairro Cândida Câmara.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira