Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Operação de combate a extração mineral ilegal em Janaúba e região prende nove pessoas

Material utilizado para o preparo de explosivos
foi apreendido

Draga para extração de areia e pedras do leito
 do rio que foi apreendida durante a operação.
Após cinco dias de ações, a Polícia Militar de Meio Ambiente encerrou nesta sexta-feira (1º) operação conjunta de combate a extração mineral ilegal no Norte de Minas, resultando na prisão de nove pessoas por crimes ambientais. A ação ocorreu em várias cidades da região e visou cumprir fiscalização em locais de extração ilegal de minério. Ao todo, 53 locais de extração mineral foram fiscalizados.
Segundo o balanço final da operação, foram realizados 24 autos de infrações ambientais, que resultaram na aplicação de mais R$ 286 mil em multas. Durante a operação, que contou com apoio do Exército Brasileiro e Ibama, a polícia aprendeu vasta quantidade de material usado para o preparo de explosivos, como cordas, e ainda 10 Kg de nitrato de amônio.
Ainda segundo a PM, foram apreendidas oito armas de fogo, 50 munições, caminhões de areia, trator e dragas usadas na extração de areia e pedras do leito de rios. Em alguns pontos fiscalizados, a PM encontrou também motocicletas com chassi removido, não registradas e ainda produto de roubo.
Cerca de 10 equipes por dia saiam para fiscalizar as denúncias dos locais de extração irregular e colher informações, e documentação, dos diversos empreendimentos. Para o tenente Edniei Ferreira de Souza, o resultado final da operação surpreendeu a todos. “Foi satisfatório e o resultado que esperávamos foi ainda mais surpreendente. Existe certa dificuldade em fiscalizar estes empreendimentos, pela difícil localização que se encontram”, destaca.
Os trabalhos foram concentrados em Bocaiuva, Francisco Dumont, Olhos D’água, Itacambira, Salinas, Taiobeiras, Rubelita, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Espinosa, Porteirinha e Janaúba.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG