Operação de combate a extração mineral ilegal em Janaúba e região prende nove pessoas
![]() |
Material utilizado para o preparo de explosivos foi apreendido |
![]() |
Draga para extração de areia e pedras do leito do rio que foi apreendida durante a operação. |
Segundo o balanço final da operação, foram realizados 24 autos de infrações ambientais, que resultaram na aplicação de mais R$ 286 mil em multas. Durante a operação, que contou com apoio do Exército Brasileiro e Ibama, a polícia aprendeu vasta quantidade de material usado para o preparo de explosivos, como cordas, e ainda 10 Kg de nitrato de amônio.
Ainda segundo a PM, foram apreendidas oito armas de fogo, 50 munições, caminhões de areia, trator e dragas usadas na extração de areia e pedras do leito de rios. Em alguns pontos fiscalizados, a PM encontrou também motocicletas com chassi removido, não registradas e ainda produto de roubo.
Cerca de 10 equipes por dia saiam para fiscalizar as denúncias dos locais de extração irregular e colher informações, e documentação, dos diversos empreendimentos. Para o tenente Edniei Ferreira de Souza, o resultado final da operação surpreendeu a todos. “Foi satisfatório e o resultado que esperávamos foi ainda mais surpreendente. Existe certa dificuldade em fiscalizar estes empreendimentos, pela difícil localização que se encontram”, destaca.
Os trabalhos foram concentrados em Bocaiuva, Francisco Dumont, Olhos D’água, Itacambira, Salinas, Taiobeiras, Rubelita, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Espinosa, Porteirinha e Janaúba.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Fonte: InterTV
Comentários
Postar um comentário