Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Janaúba está em estado de emergência segundo o governo

O governo federal reconheceu situação de emergência em mais cinco municípios de Minas Gerais em decorrência da seca. Estão citados em portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União os municípios Coronel Murta, Grão Mogol, Janaúba, Leme do Prado e Urucuia.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma condição anormal decretada em razão de desastre. Embora não excedendo a capacidade inicial de recobro do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.
Dados divulgados nesta terça pela Defesa Civil de Minas Gerais mostram que desde o começo do ano 148 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Todos justificaram como causa a estiagem atípica, que vem comprometendo Sistema Cantareira desde o início deste ano. As nascentes das duas principais represas do sistema, Jaguari e Jacareí que, juntas, representam cerca de 80% de toda a capacidade do manancial, estão no Estado de Minas Gerais. Segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), somente em Extrema (MG), há 2.000 nascentes que compõem o Rio Jaguari. Nesta terça feira, o nível do Cantareira voltou a cair, registrando volume de 10% da capacidade total do manancial. Atualmente, os reservatórios contam apenas com a água do chamado volume morto - uma reserva emergencial.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG