Janaúba acelera rumo ao futuro com mais de 350 vias pavimentadas

Imagem
JANAÚBA (MG) – E se o amor não vem... a gente vai até ele — por uma rua novinha e pavimentada! Em apenas 4 anos e 7 meses de gestão, a Prefeitura de Janaúba já pavimentou mais de 350 ruas e avenidas, com asfalto ou bloquetes, mudando a paisagem urbana e a qualidade de vida da população. A cidade virou um verdadeiro canteiro de obras, com frentes de trabalho atuando simultaneamente no centro, nos bairros e nos distritos. A transformação está em todos os cantos — e é visível para quem mora, trabalha ou simplesmente passa por Janaúba. Investimento que gera dignidade A pavimentação não é só estética: representa mais mobilidade, segurança, valorização dos imóveis e dignidade para as famílias. Cada rua concluída é um passo a mais no caminho de uma cidade mais moderna, acessível e justa. “O povo pediu, a Prefeitura fez — e continua fazendo”, destaca a administração municipal, reforçando o compromisso com obras que entregam respeito e resultado. O futuro é agora Por meio do Programa Municipal ...

Janaúba está em estado de emergência segundo o governo

O governo federal reconheceu situação de emergência em mais cinco municípios de Minas Gerais em decorrência da seca. Estão citados em portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União os municípios Coronel Murta, Grão Mogol, Janaúba, Leme do Prado e Urucuia.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma condição anormal decretada em razão de desastre. Embora não excedendo a capacidade inicial de recobro do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.
Dados divulgados nesta terça pela Defesa Civil de Minas Gerais mostram que desde o começo do ano 148 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Todos justificaram como causa a estiagem atípica, que vem comprometendo Sistema Cantareira desde o início deste ano. As nascentes das duas principais represas do sistema, Jaguari e Jacareí que, juntas, representam cerca de 80% de toda a capacidade do manancial, estão no Estado de Minas Gerais. Segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), somente em Extrema (MG), há 2.000 nascentes que compõem o Rio Jaguari. Nesta terça feira, o nível do Cantareira voltou a cair, registrando volume de 10% da capacidade total do manancial. Atualmente, os reservatórios contam apenas com a água do chamado volume morto - uma reserva emergencial.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo