Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

São Francisco decreta situação de emergência devido às chuvas


Ponto alagado em São Francisco. (Foto: Marcos da Silva Santos / COMDEC )
A cidade de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, integra os 81 municípios a decretarem situação de emergência no estado. As regiões ribeirinhas do local, como Porto da Balsa, e parte de dois bairros, Luzia e Santo Antônio, estão sobre monitoramento da Defesa Civil por estarem perto de bacias de contenção pluvial.
“A situação está sobre controle. Decretamos situação de emergência para não sermos pegos de surpresa ou antecipar possíveis desastres. Estamos fazendo monitoramento todos os dias”, diz o responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de São Francisco, Marcos da Silva Santos.
Ainda de acordo com Marcos, até o momento, 20 famílias foram afetadas pelas chuvas e uma está desabrigada. Em períodos chuvosos, o rio São Francisco sobe de 30 a 40 centímetros.
"O Rio São Francisco baixou consideravelmente o nível das águas voltando a normalidade, mas está previsto 200 mm de chuvas para o mês de janeiro de 2014, conforme relatório pluviométrico, enviado pelo professor Ruibran dos Reis, PUC Minas", completa o coordenador da Defesa Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira