Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

São Francisco decreta situação de emergência devido às chuvas


Ponto alagado em São Francisco. (Foto: Marcos da Silva Santos / COMDEC )
A cidade de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, integra os 81 municípios a decretarem situação de emergência no estado. As regiões ribeirinhas do local, como Porto da Balsa, e parte de dois bairros, Luzia e Santo Antônio, estão sobre monitoramento da Defesa Civil por estarem perto de bacias de contenção pluvial.
“A situação está sobre controle. Decretamos situação de emergência para não sermos pegos de surpresa ou antecipar possíveis desastres. Estamos fazendo monitoramento todos os dias”, diz o responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de São Francisco, Marcos da Silva Santos.
Ainda de acordo com Marcos, até o momento, 20 famílias foram afetadas pelas chuvas e uma está desabrigada. Em períodos chuvosos, o rio São Francisco sobe de 30 a 40 centímetros.
"O Rio São Francisco baixou consideravelmente o nível das águas voltando a normalidade, mas está previsto 200 mm de chuvas para o mês de janeiro de 2014, conforme relatório pluviométrico, enviado pelo professor Ruibran dos Reis, PUC Minas", completa o coordenador da Defesa Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG