Compromisso cumprido: empresário Renato da Autoescola celebra conquista de água encanada para a comunidade Beira Rio, em Nova Porteirinha

Imagem
Na tarde desta terça-feira, 21 de outubro, a comunidade Beira Rio, na zona rural de Nova Porteirinha, viveu um momento histórico de alegria e gratidão. O empresário Renato da Autoescola esteve presente na localidade para acompanhar de perto a concretização de um antigo compromisso firmado ainda no período em que atuava como vereador do município — o de lutar pela chegada da água encanada à comunidade. A promessa, feita anos passado em conjunto com a então candidata à prefeita, hoje prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, tornou-se realidade graças ao empenho do empresário, da atual administração municipal e da Copasa, por meio do Programa Universaliza Minas, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais que tem como missão garantir acesso à água tratada e encanada a todos os mineiros. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Nova Porteirinha, moradores da comunidade Beira Rio e de comunidades vizinhas, além de Geraldo Soares, Encarregado do Polo de Abastecimento de Água e Esgo...

CONTAS DO EX-PREFEITO JURACY FREIRE SÃO REJEITADAS PELO TCE-MG E CÂMARA MUNICIPAL

As contas do ex-prefeito de Porteirinha, Juracy Freire (PP), referentes ao exercício de 2011, que haviam sido reprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Minas Gerais foram reprovadas também pela Câmara Municipal. O resultado foi decidido na manhã desta segunda-feira (02), em reunião extraordinária realizada na Casa Legislativa Municipal. Para alterar o parecer do TCE, seria necessária a maioria absoluta, ou seja, 2/3 dos vereadores (9 votos dos 13 vereadores). A votação ficou de 7 votos a 5, prevalecendo o parecer do Tribunal.
Segundo análise do TCE-MG, a Prefeitura de Porteirinha realizou no ano de 2011 atos ilegais quando procedeu a abertura de créditos suplementares sem a devida autorização prévia. O Tribunal considerou irregular e de responsabilidade do gestor a abertura de créditos suplementares no valor de R$ 10.835.309,14, dos quais pelo menos R$ 9.955.018,59 foram executados, o que constitui grave infração à norma legal.
Votaram contra o parecer unânime do Tribunal de Contas os vereadores Adelício Antunes da Silva (PP), Allan Farley Rocha (PTN), Jose Carlos Santos (PTB), Antônio Didi Santana (PRB), Antônio Antunes Silveira (PRB), Etelvino José da Silva (PSDC) e Robson Antunes Silva (PR). Já os vereadores, Pedro Alves Antunes (PSB), Agenor Mendes Sobrinho (PSC), Antônio de Oliveira Brito (PT), João José da Costa, da Cidade Alta (PT), e Dilermando Santana Santos (PTC), seguiram o parecer do TCE, reprovando as contas do exercício financeiro 2011, não tendo a necessidade do Presidente Hermínio Martins (PMDB) manifestar seu voto.
Recentemente, o ex-prefeito Juracy Freire Martins ficou inelegível em ação do Ministério Público Federal, que apurava ilegalidades nas licitações, mas ele recorreu e aguarda julgamento.
HISTÓRICO– Além de ser réu em investigações que apuram irregularidades nas licitações, o latifundiário e empresário, Juracy Freire já teve contas de sua administração municipal rejeitadas no ano de 2010.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga