Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Tornozeleira não intimidou ex-prefeito de Coração de Jesus a oferecer suborno a testemunha

Enquanto utilizava tornozeleira eletrônica – medida restritiva tomada em função da acusação de desvios milionários de recursos públicos – o ex-prefeito de Coração de Jesus, no Norte de Minas, Antônio Cordeiro, não se sentiu intimidado: tentou subornar a principal testemunha do Ministério Público.
Enquanto utilizava tornozeleira eletrônica – medida restritiva tomada em função da acusação de desvios milionários de recursos públicos – o ex-prefeito de Coração de Jesus, no Norte de Minas, Antônio Cordeiro, não se sentiu intimidado: tentou subornar a principal testemunha do Ministério Público. 
De acordo com a Promotoria do Patrimônio Público da região, o ex-prefeito ofereceu R$ 30 mil ao seu ex-chefe do departamento de Obras e Máquinas, Gleisson Ferreira Leite, para que ele não revelasse o esquema criminoso montado na pequena cidade, em que 50% da população, segundo o IBGE, vive no limiar entre a pobreza e a miséria absoluta.  
Antônio Cordeiro foi o primeiro prefeito do país a utilizar a tornozeleira eletrônica. Na última quarta-feira (28), ele foi preso pela Polícia Federal na operação Odin II. Junto dele, foram detidos o empresário Evandro Garcia Leite e o engenheiro Walfredo Soares Barbosa, responsável pela fiscalização de obras na prefeitura.  
O Hoje em Dia teve acesso ao despacho da juíza Sônia Maria Fernandes Marques, da Comarca de Coração de Jesus, e à denúncia do Ministério Público. Ambos mostram a revolta das autoridades com a atuação da quadrilha. Evandro já foi preso pela PF, na operação Máscara da Sanidade. De acordo com a denúncia dos promotores, ele é acusado de desviar R$ 100 milhões em recursos de 40 prefeituras do Norte de Minas. Uma delas é Coração de Jesus.

Periculosidade  

Para a juíza, os presos demonstraram que irão continuar a atuar em práticas criminosas. “A periculosidade dos representados é evidenciada pelas próprias circunstâncias em concreto dos delitos, sobretudo pelos reflexos maléficos nos serviços públicos que poderiam ter sido concedidos ou melhorados para os cidadãos”, conclui, ao mencionar Walfredo e Evandro.  
Para a magistrada, o povo não tolera mais a corrupção que se instalou em cidades carentes. “A população está intranquila e reclama, com razão, uma resposta rápida e eficaz contra a corrupção no país. Diante desse fato, não pode o Judiciário se omitir, fechar os olhos e ignorar a situação atual”, conclui.  
A audácia do ex-prefeito chamou a atenção. Segundo o Ministério Público, mesmo com a tornozeleira, ele procurou o antigo servidor para oferecer-lhe propina. O dinheiro seria para que ele “não falasse que as máquinas do município de Coração de Jesus trabalharam em obras licitadas a outras empresas”.  
Evandro atuava da seguinte forma: fraudava licitações e as superfaturava. Volta e meia não prestava os serviços, segundo a denúncia. Em Coração de Jesus, utilizou mão de obra e maquinário da própria prefeitura.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga