Prefeito Amâncio Oliva representa Varzelândia em solenidade estadual que transforma Matias Cardoso na capital simbólica de Minas Gerais

Imagem
A Prefeitura de Varzelândia, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, marcou presença em mais um importante evento regional. Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Amâncio Oliva participou da solenidade de entrega da Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso, realizada em Matias Cardoso, município que, nesta data, assume simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais. A tradição, instituída por emenda à Constituição Estadual, celebra as raízes históricas do Norte de Minas e homenageia figuras marcantes na formação da identidade sertaneja. O evento é reconhecido como um dos momentos mais relevantes do calendário político e cultural da região. Lideranças estaduais e regionais marcaram presença A cerimônia reuniu importantes lideranças políticas e institucionais, reforçando o peso simbólico e histórico do evento. Entre as autoridades presentes estavam: • Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais; • Marcelo Aro, secretário de Estado; • Paulo Guedes, deput...

Para Ministério Público, ex-prefeitos estão diretamente envolvidos em fraude

PROCURADO – Tadeu Leite aparece como foragido da Interpol
O ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), e o ex-prefeito de Janaúba, José Benedito, estão envolvidos diretamente na organização criminosa que teria lesado os cofres públicos de 10 prefeituras mineiras em mais de R$ 100 milhões, tendo um comportamento que, segundo o Ministério Público Estadual, “beira a psicopatia”.
Luiz Tadeu Leite se refugiu os Estados Unidos. Nessa quarta-feira (3), informações extra-oficiais deram conta de que ele já teria sido preso pela Interpol. A Polícia Federal, no entanto, não confirmou a prisão até o fechamento desta edição.
Ele apresentou documento falsificado da Receita Federal para a própria Receita de Montes Claros na tentativa de “legalizar” título da dívida pública federal igualmente falso.

Alerta
Tanto Tadeu Leite quanto Benedito foram pessoalmente à Receita Federal tentar descontar os títulos falsos. Na ocasião, foram alertados pelo delegado geral do órgão, auditor fiscal Gilmar da Silva Medeiros, da ilegalidade da ação. “Que mesmo após a reunião referida, o município de Montes Claros efetivou compensação de crédito tributário judicial”, afirmou o delegado em depoimento durante o processo.
A Receita vetou a efetivação. O ex-prefeito e o ex-procurador da prefeitura, Sebastião Silva – preso anteontem – apresentaram então, à Receita Federal, um documento que disseram ser da unidade em Brasília, aprovando a efetivação do crédito. Mas o documento, assinado por Cláudio Maia Silva, na função de auditor fiscal era falso. Nome e cargo foram inventados.
O ex-prefeito de Janaúba também foi alertado, mas deu continuidade à compensação do crédito. “Este tipo de comportamento – que beira as raias da psicopatia – é permanentemente alimentado pela certeza que nutrem quanto à sua absoluta impunidade, como tem sido regra, ainda que figurem como demandados em incontáveis ações que tramitam perante as justiças Federal e Estadual”, diz o MP.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG