Prefeito de Porteirinha é empossado presidente do CINSRUN

(Destaque/Foto: Jane Felix)

(Por Alana Freitas) O Prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista (PSB), no destaque, tomou posse nesta quinta-feira (9), da presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas CINSRUN/SAMU, para o biênio 2017/2018. A cerimônia ocorreu na sede da Amams, e reuniu diversas autoridades da região, como o deputado estadual Paulo Guedes (PT), prefeitos de cidades vizinhas, onde o CINSRUN atua, vereadores municipais, o comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

O evento de posse também serviu para apresentar o balanço de atuação presidência que esteve no biênio 2015/2016. Em seu discurso de posse, o novo presidente do Cinsrun destacou a importância da ampliação do atendimento do SAMU. “É preciso ampliar o SAMU para outras cidades, só são 36 bases para atender 86 municípios. O que vamos buscar agora é a reestruturação do serviço. Também está no meu plano de trabalho, a criação da sede própria do SAMU, para isso serão necessários alguns reajustes importantes. O que acreditamos, é que é possível fazer uma gestão com participação”, pontuou o presidente.

Silvanei também destacou que tem como objetivo trabalhar melhor o tempo de chegada das unidades móveis para atendimento às vítimas. Para isso, ele planeja descentralizar o ponto de apoio do Samu, criando dois locais em diferentes pontos de Montes Claros. “No nosso levantamento, percebemos que já aconteceu de uma unidade demorar até vinte minutos para chegar até o local de atendimento, isso é muito sério, porque coloca em risco a vida do paciente. Para agilizar a chegada do socorro, uma solução seria mais pontos de partida, é a unidade que estiver mais próxima do local de solicitação, será acionada”, explicou.

Frota sucateada | O novo presidente do CINSRUN, também chamou a atenção para a falta de veículos para o atendimento no Norte de Minas. Silvanei explicou que grande parte da frota de veículos encontra-se sucateada. “A região recebeu três novas unidades básicas de atendimento, mas o número é muito pequeno, diante a grande demanda”, afirmou.

Uma portaria do Ministério da Saúde determina que o financiamento do SAMU deve ser compartilhado pelo governo federal, que deve custear com 50% das despesas; pelo governo do Estado, que precisa arcar com 25%; e pelo município, responsável pelos outros 25%. “Vamos nos reunir com as autoridades responsáveis em busca da restruturação da frota. Que foi uma das principais cobranças dos servidores do SAMU, durante as manifestações no fim do ano passado”, disse.

Sobre as outras cobranças feitas pelos servidores, Silvanei explicou que vai se reunir com a categoria para ouvir as reivindicações. Em outubro de 2016, socorristas e funcionários do setor administrativo protestaram em frente à sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Eles cobraram nova frota, reajuste salarial e a realização de um concurso público. “Vamos ouvir as demandas dos servidores, mas antes vamos tomar conhecimento de todo o funcionamento do Cinsrun, o que poderemos fazer para resolver as questões mais urgentes. Tenho consciência da importância do trabalho de todos os colaboradores, por isso também é nosso propósito realizar o quanto antes uma visita aos representantes da categoria”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos