Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 8 de outubro de 2016

Ex-prefeito de Coração de Jesus é preso por desvio de recursos públicos

Segundo a PF, obra da escola foi executada apenas em 56,58%

(G1) O ex-prefeito de Coração de Jesus (MG), Toninho Cordeiro, foi preso na manhã desta sexta-feira (07, em uma operação da Polícia Federal, que investiga desvio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Foram cumpridos também quatro mandados de condução coercitiva e cinco mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, o município fraudou uma licitação e contratou uma empresa de construção civil para execução de uma escola no âmbito do programa Proinfância, com recursos de convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Ministério da Educação. A obra foi orçada em R$ 1,2 milhão.

Segundo a PF, o município contratou um engenheiro para falsificar as vistorias técnicas e relatórios que atestavam a realização da obra. As investigações apontam que a empresa contratada era do irmão desse engenheiro, e a obra foi executada apenas em 56,58%.

“A quadrilha desviou e se apropriou de grande parte dos recursos públicos federais transferidos ao município para execução da escola, impedindo que crianças tenham acesso à educação”, diz a PF. A organização já responde por outras ações penais na Justiça Federal e Estadual, por fraude em licitações.

Os investigados podem responder por crimes contra a administração pública, associação criminosa, desvio de recursos públicos e crimes contra a Lei de Licitações.

O G1 não conseguiu falar com o advogado do ex-prefeito.

Em Capitão Enéas, Polícia procura grupo que explodiu caixa de banco

Segundo a PM, nenhum valor foi levado

Interior do banco ficou danificado

A Polícia Militar faz rastreamento na manhã deste sábado (8) para encontrar um grupo acusado de tentativa de roubo contra uma agência do Banco do Brasil em Capitão Enéas, Norte de Minas. Parte da estrutura física do banco foi danificada e, segundo a PM, nenhum valor foi levado.

Segundo as primeiras informações, cinco pessoas, em dois carros, chegaram ao banco, na madrugada deste sábado, e explodiram as portas do banco e um caixa eletrônico. Após a tentativa, o grupo teria fugido sentido rodovia MG-122.

Policiais de ao menos três cidades, Capitão Enéas, Janaúba e Francisco Sá, fazem rastreamento pela região, com cerco e bloqueio em várias estradas.

Durante a ação dos bandidos não houve confronto com a PM, mas, segundo relato de testemunhas à polícia, parte dos autores estava com armamento leve, como revólveres.

Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito da ação foi preso.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

Em Janaúba, PC apreende sete quilos de maconha durante operação

Droga apreendida durante a ação da polícia

A Polícia Civil de Janaúba (MG) apreendeu na manhã deste sábado (8) sete quilos de maconha, durante operação contra o tráfico de drogas na região. A droga foi encontrada escondida em uma mochila. Um jovem, de 18 anos, foi detido durante a operação.

Um investigador e um escrivão da delegacia da cidade receberam denúncias de que uma pessoa estava com drogas em uma mochila e que faria a entrega do material em uma casa no Bairro Clarita. Os policiais foram até o local e encontraram o suspeito, o jovem de 18 anos.

Ele foi acusado de ser o proprietário da droga apreendida, foi preso e levado ao presídio da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Bancários do Norte de MG encerram greve, mas Caixa permanece fechada

(G1) Após mais de um mês de paralisação, parte dos bancários do Norte de Minas Gerais volta ao trabalho nesta sexta-feira (7). Segundo o sindicato que representa a categoria, os profissionais dos Bancos do Brasil, Nordeste e privados aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos. Apenas a Caixa Econômica Federal segue em greve. Uma assembleia foi realizada na noite dessa quinta (6).

A terceira oferta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

Segundo o último balanço divulgado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Montes Claros e região, das 124 agências do Norte de MG, 81 tiveram os serviços afetados.

No primeiro dia de greve, dia 6 de setembro, profissionais de 27 agências do Norte de MG aderiram à paralisação, que foi mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a greve de maior duração ocorreu em 2004, com 30 dias.

Em Montes Claros, o G1 mostrou que a greve afetou o movimento em casas lotéricas, que chegou a aumentar em mais de 40%; e nos Correios, onde o aumento foi ainda maior e chegou a 400%. Muitas pessoas também reclamaram que não conseguiram fazer os serviços bancários, como saques e depósitos.

SILVANEI VENCE AS ELEIÇÕES E PORTEIRINHA TEM 1ª REELEIÇÃO DA HISTÓRIA


A história política de Porteirinha ganhou mais um capítulo neste domingo, 2 de outubro. Silvanei Batista (PSB) foi reeleito com 13.438 votos contra 10.557 votos do segundo colocado, Juracy Freire (PP). A diferença entre os dois foi de 2.881 votos. Dr. Zé Carlos Coelho (PPL) obteve 145 votos.

Pela primeira vez na história política da cidade, um candidato a prefeito é reeleito. Silvanei Batista tem 38 anos, foi vereador entre 2009 e 2012 e, em seu mandato de prefeito, de 2012 a 2016, foi eleito presidente do Consórcio da União Geral. Em sua gestão, diversas mudanças foram realizadas na cidade, como a conquista de um Campus Avançado do IFNMG, uma agência do SINE, Espaço do Empreendedor e o retorno da Caixa Econômica Federal. Nesta próxima gestão, terá o apoio do vice Elton do Sindicato. O mandato será de 2017 a 2020.


Neste domingo em Porteirinha, dos 31.269 eleitores, compareceram às urnas 25.576 pessoas, sendo que destes 316 foram votos brancos, 1.120 nulos e 24.140 votos válidos.

HISTÓRIA DE SILVANEI
Do amor de seu Sebastião Mendes e Ana Batista nasceu Silvanei Batista Santos. Foi em 23 de janeiro de 1978, na zona rural de Porteirinha, numa região conhecida como Fundão. Ao todo, Seu Tião e dona Ana tiveram 4 filhos. Aos cinco anos, Silvanei veio para a cidade, onde aprendeu a labuta da vida desde cedo com os pais.

Foi vendedor de picolés e frutas, foi frentista em posto de combustível… Muito dedicado, sempre se esforçou no trabalho e nos estudos. Em 1995, formou-se em Técnico em Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio de Porteirinha. Casou-se com sua amada Elizabete Cardoso em 2007, com quem teve a pequena Lívia.

Começou a vida pública em 2005, quando assumiu a Gerência Municipal de Limpeza Pública. Na época, trabalhou para a organização dos Agentes Catadores de Materiais Recicláveis, pela conscientização dos cidadãos sobre o compromisso coletivo com a limpeza urbana e pela valorização dos garis. Ainda como responsável pela limpeza pública, trabalhou junto com a administração da época para o fim do Lixão Municipal e pela criação do Aterro Sanitário no município.

Em 2008, a pedido da família, dos amigos, dos garis e dos catadores de materiais recicláveis, Silvanei candidatou-se a vereador, sendo eleito para compor a Câmara Municipal entre os anos de 2009 a 2012. Durante o seu mandato, lutou contra a corrupção, fiscalizou os atos do Executivo Municipal e apoiou as organizações sociais. Com uma incansável luta em prol dos direitos da população, tornou-se uma referência política. Agindo sempre com transparência e comprometimento, Silvanei tornou-se um candidato natural a prefeito de Porteirinha, onde viria a concorrer e ser eleito prefeito em 2012 para o mandato 2013-2016.

Em sua gestão, faz questão de implementar estratégias que fortalecem o comércio local e que geram economia e renda dentro do próprio município. Para isso, dispõe de muita honestidade, compromisso, disposição e transparência para idealizar projetos como a modernização do hospital, o fim do Panelão e outros tantos como Distrito Industrial, desvio do trânsito, entre outros exemplos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Prefeitura de Porteirinha

Solenidade marca assinatura de contrato para a realização da 1ª residência no âmbito do Coapes


A integração entre ensino, serviço e comunidade como estratégia para a melhor formação profissional passa a contar uma importante ferramenta no âmbito regional. Na tarde dessa quinta-feira (29/9), foi assinado o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) para a oferta do primeiro programa de residência – Medicina Geral de Família e Comunidade – por meio da parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros, instituições de ensino superior, municípios e Governo de Minas Gerais. A solenidade foi realizada no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, no campus-sede.

Instituído pela Lei nº 12.871 de 2013, por meio do Ministério da Saúde, o Coapes tem uma proposta permanente na oferta de programas de residência aliada à estrutura das unidades de saúde dos municípios e, gradativamente, contemplará outras áreas da saúde além da Medicina. Cada área de residência é denominada de “componente”.

Nesta residência em Medicina Geral de Família e Comunidade, a oferta será de 63 vagas em oito cidades norte-mineiras: Grão Mogol, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras. O edital universal para o processo seletivo será publicado na próxima semana, com inscrições a partir do dia 9 de outubro. O quantitativo de vagas por cada município foi definido de acordo com a demanda apresentada pelas respectivas secretarias de saúde.

PARCEIROS
Além da Unimontes, representada pela Comissão Local de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), a parceria envolve mais duas instituições que oferecem o curso de Medicina na região: Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) – por meio do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – e as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC) – por intermédio da Sociedade Padrão de Educação Superior. Também são signatárias as secretarias municipais das oito cidades relacionadas e a Secretaria de Estado de Saúde.
“É uma honra para a Unimontes assumir um compromisso como este, que solidifica o seu papel na formação de recursos humanos para a atenção primária da saúde”, pontuou o reitor, professor João dos Reis Canela. O vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, também esteve presente à solenidade de assinatura e destacou o “esforço integral de municípios, secretarias, Governo e das instituições para o primeiro trabalho concreto no Norte de Minas no âmbito do Coapes”. 


Representante da Unimontes para o Coapes, o professor João Batista Silvério ressaltou a oportunidade que a parceria oferece para a qualificação profissional, mas com um diferencial: dar oportunidade de capacitação ao médico que já atua no município. “Descentralizar o programa de residência médica reduz sobremaneira as dificuldades que até então todos os segmentos tinham para integrar ensino, serviço e comunidade”.

O diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde de Pirapora, Célio Cezar de Almeida Júnior foi um dos representantes municipais presentes à assinatura do contrato e considerou o modelo do Coapes como exemplar para a qualificação médica e que permitirá a formação continuada para os profissionais da saúde no próprio município. A secretária de saúde de Janaúba, Dayane Souza Rocha reconheceu a proposta como diferencial, com reflexos imediatos para a assistência básica na saúde. “Esta foi uma iniciativa muito bem preparada pelos atores envolvidos, o que nos dá segurança para a continuidade na oferta de novas residências, especialmente com a formação dos preceptores”, analisou o coordenador do Programa de Residência do HUCF, Divino Urias Mendonça.

Pela Unimontes, estiveram presentes os pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Extensão), Hercílio Martelli Júnior e Juliane Ferreira Leite – adjunta (PósGraduação), e Antônio Dimas Cardoso – adjunto (Pesquisa), além dos diretores do HUCF Roberto Rodney Ferreira Júnior (Desenvolvimento Acadêmico) e Márcio Antônio Alves Veloso (Administrativo) e o superintendente da Fadenor, Otil Carlos Dias.

Também participaram a diretora acadêmica do ICS/Funorte, Thalita Pimentel Nunes, os representantes municipais Claudiojanes dos Reis (Grão Mogol), Nayara Teixeira Gomes (Montes Claros) e Djalma Antunes (Janaúba) e, ainda, as representantes da Superintendência Regional de Saúde Priscilla Ferreira Gonçalves e Erlen Elken Mota e Santos.

Fonte: Site da UNIMONTES

JANAÚBA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA


Outubro chegou! É Outubro Rosa! É tempo de cuidarmos melhor da nossa saúde, especialmente na prevenção ao câncer de mama. Câncer que mata muitas mulheres e homens, também, no mundo inteiro, todos os anos.

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher.

A possibilidade da população geral de desenvolver câncer de mama é de 1 em cada 10 mulheres ao longo de suas vidas. Outro número a se considerar é que em geral a taxa anual é de 50 casos para cada 100.000 mulheres. O câncer de mama acomete também os homens representando cerca de 1%.

Na década de 1990 nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, através do CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada (antigo Viva Vida) realizará a Campanha Outubro Rosa/2016. Entre as atividades a serem desenvolvidas teremos promoção e conscientização com palestras, que se iniciam em 05/10/2016 e exames de mamografia. O lançamento oficial da Campanha ocorrerá em 17/10/2016 quando teremos homenagens a Dom José Mauro Pereira Bastos e apresentação de trabalhos por acadêmicos da FAVAG.

Neste Outubro Rosa conclamamos a todos para multiplicação das informações, para o auto cuidado, a prevenção, a qualidade de vida, a promoção da saúde com atividades físicas, alimentação saudável, amor a vida! Que tenhamos um Outubro Rosa cheio de saúde, paz e alegria todos os dias do ano e todos os anos das nossas vidas!



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Secretaria de Saúde de Janaúba

Em Janaúba, homem e mulher são baleados no Bairro Rio Novo

Um homem de 37 anos foi baleado nas nádegas e na coxa nesta quinta-feira (6) no Bairro Rio Novo, em Janaúba (MG). Ele contou para a Polícia Militar que ouviu barulhos de tiros, ao sair, acabou sendo atingido.

Quando a PM foi ao hospital para onde o homem foi levado, teve informações de que uma mulher de 38 anos também havia sido baleada no tórax.

Os militares foram até o local onde os dois foram atingidos, mas ninguém soube dizer quem deu os tiros e nem a motivação do crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

Workshop em Janaúba vai reunir fruticultores do Norte de Minas

Banana prata é um dos produtos que foram expostos em Berlim

A Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) realiza nesta quinta-feira (6), em Janaúba, mais uma edição do Workshop Região do Jaíba. O evento vai apresentar estratégias para impulsionar o crescimento da Marca Território Região do Jaíba.

A Marca exporta produtos para vários países, tendo a manga e o limão como os principais, e o objetivo é transformar a Região do Jaíba em referência mundial em fruticultura. O Conselho Regulador da Região do Jaíba é o órgão que regulamenta o uso e a certificação da origem e da qualidade dos produtos com a marca. E para tornar a Jaíba uma referência mundial na fruticultura, recentemente, um grupo de produtores foi a Berlim, na Alemanha, para expor e vender os produtos durante a realização da Fruit Logística, uma feira de frutas frescas.

Atualmente, a Região Jaíba conta com 18 fruticultores, dentre eles está Paulo Bina Fonyat. Integrante há três anos do projeto, ele ressalta os benefícios da Marca. "São três ganhos. O primeiro ganho é com organização, pois quando você certifica a fazenda, acaba organizando a produção toda. Além disso é possível oferecer um produto mais seguro, certificado, livre de toxina. E por fim, traz mais segurança", diz.

O workshop, que visa fortalecer e melhorar a qualidade dos produtos, começa às 18h e é aberto ao público, gratuitamente.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Em Jaíba, homem é assassinado com tiros na cabeça e outro é baleado

Um rapaz de 25 anos foi morto a tiros, nesta quinta-feira (6), e um homem, de 34, ficou ferido na cidade de Jaíba. De acordo com informações da Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que a vítima de 25 anos estava caída na Rua Júnior de Castro Silva e que o outro ferido estaria em uma casa próxima ao local.

O homem baleado foi encontrado e informou à PM que o rapaz teria pedido uma carona a ele, em uma motocicleta. Quando passaram pela Rua Junior de Castro, começaram a ser seguidos por homens em um carro branco, que dispararam várias vezes contra eles. Os dois caíram da moto, quando os autores disparam mais vezes em direção à cabeça do rapaz que foi morto.

A vítima de 25 anos foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. Até a publicação desta matéria, os autores dos disparos ainda eram procurados pela polícia.

Janaúba
Na zona rural de Janaúba, um rapaz de 18 anos foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (6). O crime aconteceu na Rua Mãe Martília, no distrito de Vila Nova dos Poções. A motivação do crime é desconhecida.

De acordo com a Polícia Militar, o rapaz, que tem várias passagens por furtos e roubos, foi atingido quando passava pela rua. O SAMU foi acionado e tentou reanimá-lo, mas o homem não resistiu aos ferimentos.

A polícia informou que investigações estão sendo feitas no local para identificar os autores e a motivação do crime. Até o momento, ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Policial Civil foi morto por engano em comemoração eleitoral, diz PC

Antônio e Rafael são apontados como responsáveis
 por morte de policial civil (Foto: Michelly Oda/G1)

(G1) A Polícia Civil apresentou nesta quarta-feira (5) Antônio Carlos Teixeira Batista, de 25 anos, e Rafael Pereira Fonseca, de 26, que são apontados como os assassinos do investigador Fabrício Heron, morto em uma comemoração eleitoral em Cristália (MG) no domingo (2). Segundo as investigações, ele foi atingido por engano. As buscas começaram logo após o crime e terminaram nessa terça-feira (4), por volta das 21h30.

“Durante a comemoração da vitória ocorreu um desentendimento e o Rafael foi agredido por terceiros. Ele procurou pelo comparsa confundiu o policial civil com o agressor e determinou para que Antônio efetuasse disparos contra o investigador”, explica o delegado regional Jurandir Rodrigues. Os dois homens e o policial faziam parte do mesmo grupo político.

Jurandir Rodrigues destacou que os homens já haviam sido presos anteriormente por outros crimes, inclusive quando um deles era adolescente. Ambos confessaram o assassinato e disseram que estavam sob efeito de álcool e drogas. Antônio e Rafael afirmaram ainda que não sabiam que Fabrício era policial.

“Eles são comparsas e o Rafael tinha conhecimento de que o Antônio estaria armado. Por serem traficantes que atuam em Cristália se uniram para ceifar a vida do agressor, vindo a direcionar a ação contra o policial”.

Sobre o crime e as buscas
Fabrício Heron estava perto do carro dele quando foi atingido por um tiro no braço, que acabou acertando o tórax. Ele foi socorrido e morreu ao dar entrada em um hospital em Grão Mogol (MG). A PC acredita que os criminosos tenham atirado pelo menos três vezes. O agressor de Rafael Fonseca ainda não foi identificado, mas o delegado afirma que pelos depoimentos de testemunhas, ficou evidente que o policial não cometeu a agressão.

Assim que o crime aconteceu, pouco antes da meia noite, os dois homens fugiram no carro que é de um amigo deles, que está preso. O automóvel ficou sem combustível, foi abandonado a três quilômetros de Cristália e Antônio e Rafael fugiram para um matagal. Policiais das Delegacias Regionais de Montes Claros, Januária, Janaúba e Pirapora participaram das buscas, que foram feitas interruptamente até a noite dessa terça-feira (4).

“Devido ao cerco policial na região de mata fechada e montanhosa, inclusive com apoio aéreo, o autor Antônio se deslocou para a cidade e foi encontrado dentro de uma casa, embaixo de uma cama. Já no segundo dia de ação policial, o Rafael foi encontrado na mata fechada”, fala Jurandir.

Em relação a Antônio, a PC afirma que a casa onde ele foi encontrado pertence a conhecidos dele, que abandonaram o imóvel depois que ele chegou, já que sabiam que o crime havia ocorrido. Já Rafael, que foi detido por volta das 21h30 da terça, chegou a ter um mandado de prisão expedido pela Comarca de Grão Mogol, logo depois do assassinato.

Fabrício Heron tinha 37 anos e estava na Polícia Civil desde 2000, ele trabalhava em Montes Claros (MG) como investigador e examinador da banca do Detran. Fabrício era natural de Cristália, onde ainda moram seus familiares.

Punição rigorosa
O delegado Renato Nunes, chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, afirmou que com a aprovação de uma lei recente, crimes desta natureza com policiais como vítimas, são punidos de forma ainda mais rigorosa. Apesar de apenas um deles ter atirado, ambos responderão por homicídio qualificado.

“É importante frisarmos que as pessoas estão banalizando a vida e não respeitam a polícia, recentemente há 15 dias, houve um homicídio de outro investigador. É preciso que passemos recado para quem se propõe a essa prática, a Polícia Civil está atenta e não vai tolerar esse tipo de ação. Vamos agir com rigor, como agimos neste caso”, ressaltou.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Prefeitos eleitos no Norte de Minas pretendem melhorar a saúde

(G1) Os prefeitos eleitos em Janaúba, Januária e Pirapora, no Norte de Minas, tem como principal objetivo buscar melhorias na área da saúde. Em Curvelo, região Central de Minas, o candidato eleito compartilha da mesma ideia, já em Unaí, no Noroeste, o corte de gastos na prefeitura será o principal foco na gestão.

Em Janaúba, 40.740 mil eleitores foram às urnas e escolherem o próximo governante da cidade. Carlos Isaildon Mendes (PSDB), de 59 anos, foi eleito com 41,61%, e obteve 4.464 votos a mais que o segundo colocado, Dimas Rodrigues (PMDB).

"Estou muito feliz. Foi uma campanha onde tivemos muitos candidatos e a gente chegou próximo da eleição com uma situação confusa. Mas foi uma votação muito expressiva a meu favor. Isso me deixa muito alegre e mostra o tamanho da responsabilidade que tenho. Agora, nossa principal meta é restabelecer o sistema de saúde de Janaúba, que está precário", afirma Carlos Isaildon.

Januária

Na cidade ribeirinha, 35.777 eleitores exerceram a cidadania nesse domingo. O candidato do PSB Marcelo Félix foi eleito com 14.066 votos, o que representa 43,86%. Ele tem 41 anos e é a primeira vez que se candidata a um cargo público.

Para ele, o principal desafio do governo será dar novo rumo a área da saúde no município. "Fomos eleitos pela vontade de mudança do povo, que está muito sofrido. Vamos trabalhar muito com as pessoas carentes, e investir na reconstrução da saúde na cidade, que há uns 12 anos foi abandonada", garante Marcelo Félix.

Pirapora

Os piraporenses elegeram uma mulher para o cargo de prefeita. Em uma eleição apertada, Marcella Machado Rivas Fonseca (PSD) venceu com 15.471 votos, enquanto o segundo colocado teve 14.355. Candidata pela primeira vez, Marcela afirma que dará atenção especial à saúde.

"Fizemos uma campanha bonita, confiante. Sabemos que vamos enfrentar dificuldades, mas vou cumprir com todas as minhas promessas e vamos buscar todos os recursos necessários para a população. A saúde da cidade é um ponto importante e que precisamos dar muito apoio", diz.

Curvelo
Na região Central de Minas, os 45.896 eleitores de Curvelo reelegeram Maurílio Guimarães (DEM), que vai para o quarto mandato de prefeito da cidade. O chefe do executivo tem 63 anos, e conquistou 72,28% dos eleitores. Segundo ele, o resultado é a comprovação do sucesso da gestão.

"Estou com a sensação de dever cumprido. É muito satisfatório ver que as pessoas reconhecem o meu trabalho e me dão mais esse voto de confiança. Agora é seguir trabalhando, especialmente na saúde, que é o principal gargalo. Estamos gastando 30% do nosso recurso com ela, e vamos buscar a ajuda do governo para nos auxiliar", comenta.

Unaí
José Gomes Branquinho (PSDB) será o próximo prefeito de Unaí, no Noroeste de Minas, onde a eleição foi apertada. Branquinho teve 19.527 votos, 2.334 a mais que Thiago Martins (PR). Essa é a segunda vez que ele concorre ao cargo na cidade e promete fazer uma administração com redução de gastos.

"Vamos ter que arrumar a casa, diminuir o número de secretarias, de cargos de confiança para ter dinheiro para cuidar do povo de Unaí. Faremos um governo com pés no chão, sem grandes obras, apenas com obras pequenas mas que tragam qualidade de vida para as pessoas", ressalta.

Em Janaúba, rapaz de 19 anos é morto pelo irmão enquanto dormia

Um jovem de 19 anos foi morto enquanto dormia na madrugada desta segunda-feira (3), em , Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em seu quarto, quando foi atingido por golpes de faca desferidos pelo irmão, um adolescente de 13 anos. Ainda de acordo com a PM, o autor informou que se despediu do irmão ao ir dormir e depois disso, só lembra quando estava no portão da residência com a faca na mão. Ele contou ainda que não sabe o que houve e que não tinha desavenças com o irmão. Um perito esteve no local do crime e constatou que a vítima foi atingida por oito perfurações. O menor foi apreendido e levado à delegacia da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba, três mulheres ficam feridas após acidente na MG-122

Caminhão também saiu da pista e bateu em um barranco

Três mulheres ficaram feridas em um acidente nesta terça-feira (4) na rodovia MG-122, em Janaúba, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, uma caminhonete seguia na rodovia em direção à cidade de Capitão Enéas, mas, devido à pista molhada, o condutor perdeu o controle da direção, rodou na pista e capotou na altura do km-185.

A PM informou também que uma cegonheira seguia logo atrás e o condutor também perdeu o controle da direção e acabou batendo em um barranco às margens da pista. O condutor da carreta não ficou ferido.

As três vítimas, de acordo com a PM, viajavam na caminhonete e tiveram ferimentos leves. Elas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Janaúba pelo Corpo de Bombeiros e Samu.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Após apreensão de tubos no Norte de MG, PF apura captação ilícita de votos

Caminhão apreendido com os tubos na zona rural de Monte Azul

PF apreendeu 316 tubos de PVC no caminhão
A Polícia Federal instaurou nesse sábado (1º) um inquérito para investigar uma suspeita de captação ilícita de votos em Monte Azul (MG) depois que um caminhão foi apreendido com 316 canos de PVC. No veículo estavam o motorista e um secretário do município.

Segundo a PF, o veículo passava pela cidade quando foi abordado. As informações são de que os tubos seriam levados para uma comunidade e que algumas entregas já haviam sido feitas antes da abordagem da polícia.

Ainda de acordo com a PF, o motorista não é servidor público, mas estava a serviço da Prefeitura. Ele e o secretário foram ouvidos, mas não confessaram que estavam distribuindo os tubos em troca de votos. A PF suspeitou da situação já que as entregas estavam sendo feitas pela administração municipal um dia antes das eleições.

O inquérito tem 30 dias para ser concluído. O caminhão e os tubos permanecem apreendidos em um pátio no município. Nenhum representante da atual administração foi encontrado para comentar o caso.

Segurança
Setenta policiais federais atuam no Norte de Minas Gerais durante as eleições e pelo menos oito cidades da região, e de Montes Claros, onde fica a sede da Polícia Federal, já contam com esquema de segurança realizado por delegados e agentes da instituição. Foram enviadas equipes da PF para os municípios de São João das Missões, Patis, Mato Verde, Monte Azul, Espinosa, Coração de Jesus, Pirapora e Minas Novas.

De acordo com o chefe da PF no Norte de MG, Marcelo Freitas, os quatro tipos de crimes mais comuns na região são a transferência de domicílio eleitoral, transporte de eleitores no dia das eleições, boca de urna, compra de votos/captação ilícita de sufrágio.

“O nosso propósito é trabalhar em sintonia com os demais órgãos afim de que as eleições 2016 possam transcorrer da maneira mais isenta, mais limpa e transparente possível”, ressalta.

Em Montes Claros, 262.496 eleitores devem ir às urnas neste domingo. A votação ocorre em quatro zonas eleitorais, subdividas em 818 seções.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

domingo, 2 de outubro de 2016

Em Janaúba candidato a vereador é preso distribuindo panfletos

Um candidato a vereador de Janaúba (MG) foi preso distribuindo panfletos eleitorais na madrugada desse domingo (02). De acordo com a Polícia Militar, ele estava em um veículo jogando santinhos em frente a um colégio eleitoral no Bairro Padre Eustáquio.

Dentro do carro foram encontradas várias bolsas contendo material de campanha. Ainda segundo a PM, o veículo era conduzido pelo candidato que estaria com sintomas de embriaguez e recusou a fazer o teste do bafômetro. Outros dois ocupantes do carro também foram detidos. Eles foram encaminhados à delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com