VIOLÊNCIA: Fora de controle em Janaúba

O quadro hoje de violência em Janaúba em comparação com a média brasileira e com o mundo é o que mostram as barras do gráfico acima. No entanto, o gráfico traça uma projeção anual observada nos primeiros 45 dias deste ano. Significa dizer que em Janaúba houve, em média, nesse período, mais que o dobro de homicídios no Brasil e nove vezes mais que a média mundial.


NÃO PRECISA FECHAR UMA SEMANA PARA SE CONTABILIZAR UM HOMICÍDIO EM JANAÚBA, tem sido assim neste início de ano. O desembesto ocorrido até este sábado, dia 14, coloca o município na condição de cidade superviolenta. Janaúba registrou, neste ano, até o momento, sete mortes originárias de violência, um número que impressiona até mesmo a força armada iraquiana. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o 'aceitável' seriam 10 mortes violentas para cada 100 mil habitantes em um ano. Levando em conta a população de Janaúba, 70.472 (estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2014), seriam ‘toleráveis’ 7 homicídios por ano. Neste caso, em menos de 45 dias o município já estourou o que seria o ‘aceitável’. De acordo com um relatório divulgado pelo órgão internacional em abril de 2014, a média mundial girou em 6,2 registros para cada 100 mil pessoas. Isso põe o município em uma situação desconfortável. A cidade passa a ser considerada perigosa pela própria população do município. As características reforçam esse conceito, além dos números, as casas, comércios e outras atividades, geralmente são de muros altos e cercados por concertinas, câmeras, seguranças e guardas comunitários. De acordo com os índices da ONU, Janaúba está acima da taxa brasileira. O país tem 25 homicídios para cada 100 mil habitantes e integra o segundo grupo dos países mais violentos, juntamente com o México, a Nigéria e o Congo, que registraram de 20 a 30 homicídios para a mesma quantidade de habitantes. Hoje, na projeção mencioada, Janaúba integra o grupo dos países mais violentos, ou seja, que registram mais de 30 mortes são Colômbia, Venezuela, Guatemala e África do Sul. Os homicídios na cidade estão em uma curva crescente. O índice é elevado. Segundo levantamento a violência está diretamente ligada ao tráfico de drogas. Agrava a situação a timidez da administração municipal em implementar políticas públicas que enfrentem de fato a situação. É quase uma redundância falar de drogas e violência. No entanto, não seria um absurdo dizer que a prefeitura virou as costas para o problema, já que, a Unidade de Tratamento Transitório Infanto-juvenil (UATI) foi fechada, uma ferramenta para o tratamento do usuário na fase inicial, ocasião em que o tratamento alcança melhor índice de recuperação. Vale aqui destacar que maioria dos crimes é desvendada pelas polícias e as ações de segurança das instituições de segurança estão por todas as partes. Neste caso, seria interessante a prefeitura adotar políticas públicas com foco no combate a violência.
Combater a ação lá no final, não irá resolver.
No último sábado(14) um homem de 26 anos foi assassinado a tiros em Janaúba. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado na Rua Onorio Antônio de Farias, no Bairro Veredas.
Ele foi atingido por cinco tiros. Testemunhas disseram à PM, que um homem em motocicleta teria passado pelo local e efetuado os disparos. Até o momento ninguém foi preso. Ainda segundo a PM, a vítima tem várias passagens por furto e ameaça.

ASSALTOS
O número de assaltos ocorridos nas últimas semanas tem sido assustador, são vários crimes com requinte de violência. Muita gente tem sido assaltada e humilhada por bandidos. Comerciantes, transeuntes, produtor rural, proprietários de veículos motorizados, idosos, ciclistas todos engrossam a lista de vítima no município. VEJA ALGUNS CASOS:

Em Janaúba, traficante é preso oferendo drogas a estudantes
Na manhã de terça-feira (10), a Polícia Militar recebeu denúncia de transeuntes de que um indivíduo de camisa vermelha estaria fazendo uso de drogas em frente ao colégio CEC, cidade de Janaúba, bem como, oferecendo aos alunos que saíam da escola.
No local, os policiais se depararam com um indivíduo com as mesmas características, fumando um cigarro de maconha. Durante a busca pessoal, foi localizado mais uma bucha da mesma substância e a quantia de R$224,00 (duzentos e vinte e quatro reais).
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor L.J.N., de 18 anos, sendo este conduzido à Delegacia da cidade. Ao verificarem ocorrências anteriores, constatou-se que o autor já é conhecido nos meios policiais pela prática de roubo e tráfico de drogas na Vila Suíça, município de Montes Claros.

Em Janaúba homem armado com facão estupra uma mulher de 26 anos
Uma mulher de 26 anos foi estuprada na noite de sábado (7) no Bairro Ribeirão do Ouro em Janaúba. Segundo a Polícia Militar, a vítima caminhava pela Rua Zim Batista quando foi abordada pelo suspeito armado com um facão.
Ainda de acordo com a PM, o suspeito arrastou a mulher para um matagal e, na tentativa de fuga, ela teve algumas escoriações. Após o estupro, o suspeito fugiu levando a bolsa com documentos e dinheiro da vítima. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional, onde passou por exames que confirmaram o estupro.
A PM disse ainda que realiza buscas na região na tentativa de encontrar possíveis suspeitos do crime, mas até o início da manhã de domingo (8), ninguém foi preso.

Jovem é executado na porta de casa em Janaúba
Um jovem, de 23 anos, foi executado ao atender a um chamado na porta de casa, nesse domingo (1º) na cidade de Janaúba. O tio da vítima, que estava na residência, na rua Vicente Meira, no bairro Santa Cruz, contou à Polícia Militar (PM), que os dois estavam na casa, quando chamaram na porta e a vítima foi atender.
Dois homens, usando roupas escuras e capacetes, confirmaram a identidade da vítima e atiraram contra ela. A vítima ainda tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito. Até o momento, os suspeitos não foram identificados.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos