Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 23 de agosto de 2014

Pedido de prisão domiciliar para o "Rei da Cachaça" é negado

Antônio Rodrigues, 64, também
é suspeito de tentativa de homicídio
(O Tempo) O pedido de prisão domiciliar para o empresário Antônio Eustáquio Rodrigues, de 64 anos, conhecido como o “rei da cachaça”, foi negado. Rodrigues continua preso de forma preventiva enquanto aguarda o processo, já que é acusado de pedofilia e tentativa de assassinato.
Na última quarta-feira (20), o empresário foi transferido do presídio de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, para o presídio de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Rodrigues é dono das marcas de cachaça Seleta, Saliboa e Boazinha, e foi preso no dia 12 de agosto, em Salinas, no Norte de Minas, suspeito de abusar de um menino de 14 anos e de uma menina de 15, e de tentar matar um homem de 18.
Além disso, após a prisão dele, um adolescente de 13 anos procurou a delegacia de Salinas, no Norte de Minas, para fazer uma nova denúncia de abuso sexual contra ele. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o pedido para que Rodrigues aguarde o processo em prisão domiciliar apresentado pela defesa foi negado. A assessoria do empresário informou que a defesa deve entrar com um novo pedido, alegando que a prisão do empresário ocorreu com base em denúncias e que não há nada que prove que ele seja autor dos crimes.

Familiares de Emily, desaparecida há mais de um ano, protestam em BH

Familiares de Emily, desaparecida há mais de um ano, realizam ato em BH
(ATUCAROLINA CAETANO) A família paterna da menina Emily Ferrari, que desapareceu há mais de um ano em Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, realizou um protesto na manhã deste sábado (23) na praça Sete, em Belo Horizonte. Eles cobraram uma posição da Polícia Civil em relação às investigações do caso.
Segundo o pai da criança, Leandro Campos, eles ainda não tiveram nenhuma informação concreta do paradeiro da criança.
“Queremos saber o que aconteceu com a Emily. Sabemos de um outro caso de desaparecimento em que a família da pessoa só teve pistas depois que contratou um detetive particular. Será que vamos ter que fazer isso também? A obrigação de investigar o caso é da polícia”, desabafou.
Além da família de Emily, parentes de outras pessoas desaparecidas também participaram do ato com fotos e cartazes. Os manifestantes chegaram a ocupar uma faixa da avenida Afonso Pena, no sentido Mangabeiras, mas o tráfego não foi prejudicado. O protesto terminou por volta de meio-dia.
Por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil, o delegado responsável pelo caso, Leonardo Otávio, o caso é investigado e todas as providências para solucionar o desaparecimento estão sendo tomadas.

Relembre
Emily desapareceu no dia 4 de maio de 2013, enquanto brincava na porta de sua casa, na avenida Padre Hoácio Giraldi, em Rio Pardo de Minas. A mãe dela, Tatiany Ferrari, de 29 anos, afirmou que a garota sempre brincava no portão do imóvel.

Jovem de 20 anos é morto a pedradas em Buritizeiro

O corpo de um jovem de 20 anos foi encontrado no bairro São Francisco em Buritizeiro, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, a vítima apresentava cortes na cabeça, provavelmente originado por pedradas.
Ainda  segundo a policia, o jovem trabalhava em um salão de beleza e tinha várias passagens por tráfico de drogas. A  polícia descartou a suspeita de que o crime tenha tenha sido por motivos homofóbicos, como foi comentado na cidade após o corpo ser encontrado.
A colega de trabalho do rapaz, Isaura Freitas, defende que o crime não tem relação com a opção sexual dele. “Não acredito que tenha sido um crime homofóbico. Era um garoto muito bom e todos gostavam muito dele. Ninguém tinha preconceito com ele”, afirma.
A motivação do crime e os suspeitos ainda são desconhecidas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Criminosos arrombam agência bancária em Francisco Sá

Uma agência bancária de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, foi arrombada na noite dessa sexta-feira (22). Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos arrombaram a porta da frente da agência utilizando um pé de cabra, e tentaram arrombar também o cofre.
Ainda segundo a polícia, como os bandidos não conseguiram arrombar o cofre, eles fugiram do local e abandonaram os instrumentos. Até o momento ninguém foi localizado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PM de Janaúba prende homem por tráfico de drogas

(ASCOM/Janaúba) No início da madrugada desta quinta-feira (21), a PM através da equipe do Tático Móvel realizava patrulhamento preventivo pela Rua Pernambuco, bairro Gameleira, quando perceberam uma movimentação estranha de pessoas entrando e saindo da residência do acusado Daniel Lucas Lima de Sá, de 21 anos, que cumpre pena de prisão domiciliar por tráfico ilícito de drogas.
Os policiais abordaram o acusado proprietário da residência, durante a conversa com o acusado, os policiais avistaram no buraco do tijolo do muro, uma embalagem contendo uma bucha de maconha.
No interior da casa, os militares localizaram dentro do guarda-roupa uma balança de precisão marca Diamond e muito dinheiro trocado. Embaixo da televisão, foram localizadas duas pedras de crack e várias embalagens plásticas comumente usadas para embalar drogas.
Assim o acusado foi preso em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde ficou a disposição da justiça.

Homem morre em acidente entre Nova Porteirinha e Porteirinha

No final da noite da última quarta-feira (20) na MGC 122, entre os municípios de Nova Porteirinha e Porteirinha, próximo à entrada da comunidade Lajinha, a Polícia Militar Rodoviária Estadual através da equipe do Cabo Roberley registrou um grave acidente entre um veiculo caminhão e uma motocicleta que culminou com a morte do motociclista Evangelista Silveira, 56 anos, residente em Janaúba.
Conforme os policiais apuraram no local, o caminhão seguia sentido a cidade de Porteirinha, a motocicleta vinha em sentido contrário. A vítima perdeu o controle direcional da motocicleta abalroou-se contra as rodas traseiras do caminhão, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito no hospital Regional quando lhe era prestado o socorro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Oito presos são transferidos da cadeia de Porteirinha após rebelião

Oito detentos que estavam na cadeia de Porteirinha (MG) foram transferidos para unidades prisionais em Montes Claros (MG) e Francisco Sá (MG), depois de uma rebelião, nesta quinta-feira (21).
A rebelião começou depois que um dos internos, preso por tráfico de drogas, brigou com outros dois por estar insatisfeito com a cela em que foi colocado. Ele foi transferido para outra cela e incitou para que os detentos começassem o motim.
De acordo com a Polícia Militar, os presos chegaram a colocar fogo em colchões e algumas celas tiveram a estrutura danificada. A PM afirmou que a situação já foi normalizada.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Jovem modelo de Porteirinha é candidata ao título Minas Global Teen

(Por Geomárcio Silva) Foi realizado nos últimos dias 7 a 10 de Agosto em Ipatinga(MG), o Concurso de beleza Minas Gerais Global Teen 2014, no qual a região Norte de Minas foi representada por 6 candidatas. Katharine Antunes é a mais nova porteirinhense que pode ter uma carreira promissora pela frente como modelo e, junto com outras candidatas, foram recebidas pela Prefeita de Ipatinga Sra. Cecília Ferramenta.
Além da porteirinhense Katharine Antunes, entre as finalistas estão Myka Paloma, de Monte Azul e Rúbia Rocha, de Montes Claros. O evento tem o objetivo engatilhar novas fronteiras e abrir caminhos da moda na região Norte de Minas onde se encontra belezas exuberantes, a beleza Norte Mineira pode gerar novas modelos para os circuitos estaduais, nacionais e internacionais.
Porteirinha já se destaca por ter uma representante da cidade no setor da moda, Patrícia Vidal Ferreira Reis já atua na área e possui um currículo invejável, ela já trabalhou como modelo na Itália, China, Chile e atualmente reside na Cidade do México. Conta com publicações em capas de revista, outdoors, desfiles e propagandas de TV, além de ser acadêmica no Curso de Jornalismo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Em Janaúba suspeito de tráfico tenta fugir pelo telhado, cai e é preso

Um homem de 25 anos, suspeito de tráfico de drogas, foi preso pela Polícia Militar em Janaúba (MG), após cair do telhado de uma casa enquanto fugia. Um menor de 17 anos também foi apreendido no local.
A PM recebeu uma denúncia de que uma residência no Bairro Boa Vista estava sendo usada para o tráfico de drogas. Três homens que estavam na porta correram ao perceber a chegada da polícia. A casa foi cercada e dois acabaram sendo detidos. O suspeito que conseguiu fugir é dono do imóvel. No local foram apreendidas buchas de maconha, um revólver com numeração raspada e material utilizado para embalar droga.
O homem de 25 anos e o menor foram levados para um hospital, receberam atendimento e em seguida foram para a delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba homem de 28 anos é ferido a tiros no Bairro Gameleira

Um homem de 28 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio no Bairro Gameleira, em Janaúba (MG), nesta terça-feira (19). A Polícia Militar recebeu ligações anônimas de pessoas dizendo que ouviram barulhos de cinco disparos de arma de fogo na Rua Gameleira.
Após as informações, uma equipe foi até o bairro e encontrou a vítima ferida. O homem tinha ferimentos nos braços, coxas, pernas e quadril. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e levado para um hospital.
A vítima não soube dizer para a PM quem atirou e nem qual é a motivação do crime. O homem informou apenas que andava pelo local quando foi atingido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Em Nova Porteirinha menor de 13 anos suspeito de vários assaltos é detido

Um menor de 13 anos foi apreendido nesta segunda-feira (18) suspeito de estar envolvido em vários assaltos registrados pela Polícia Militar em Janaúba (MG).
Segundo a PM, o último assalto em que o menor esteve envolvido foi nesta segunda, na Rua Virgílio de Melo Franco, no Centro. Ele e um comparsa foram até uma loja especializada em equinos e bovinos e solicitaram alguns produtos. Quando o vendedor, um idoso de 74 anos de idade, estava embalando as mercadorias, um dos criminosos sacou um revólver e ainda tentou enforcar o homem. Os dois fugiram de bicicleta. 
Após o assalto, a vítima viu o álbum de fotos com pessoas que cometeram crimes na cidade e reconheceu o adolescente entre os assaltantes que roubaram a loja dele. A PM das cidades vizinhas foi acionada e o menor foi localizado em Nova Porteirinha (MG). 
O adolescente disse para a PM que havia deixado a mercadoria roubada e o revólver usado no assalto às margens do rio Gorutuba. As roupas utilizadas no crime também foram encontradas. Ele também apontou que o comparsa do roubo seria outro menor, morador do Bairro Novo Paraíso. 
O menor detido disse que participou de um assalto a uma padaria, no qual foram levados R$ 150 e um celular, e a uma loja de equipamentos eletrônicos, da qual foram roubados cinco computadores. Ele afirmou que todos os crimes foram cometidos com a arma apreendida. 
O menor, o revólver e o material foram levados para a delegacia.
 
 
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Juiz anula concursos públicos da Copasa

(Por Fábio Oliva) O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias, Michel Curi e Silva (foto), deu ontem (14) prazo de 200 dias para a Copasa dispensar todos os ocupantes de empregos públicos, inclusive aqueles dos ditos “empregos em comissão”, que foram criados pela empresa. O magistrado anulou todos os concursos públicos realizados pela empresa que não tinham previsão legal. Nenhum candidato aprovado nos certames também poderá ser nomeado ou contratado.
O magistrado deferiu pedido do Ministério Público, que argumentou que inexiste lei estadual autorizando a criação de quadro de empregos públicos na Copasa, seja por concurso público seja por recrutamento, já que a instituição é uma empresa de economia mista.
Segundo o magistrado, a fixação do quadro de empregos das sociedades de economia mista em Minas Gerais compete ao Poder Legislativo Estadual. “Ocorre que, analisando os autos, verifiquei que a regulamentação de cargos na Copasa se deu através de Regulamento de Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), que foi previamente aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, ou seja, mediante ato administrativo interno, o que afronta a literalidade da nossa Lei Mor”, destacou o juiz.
De acordo com a decisão, para a criação de empregos gerenciais e de assessoramento de livre nomeação e exoneração é necessária, no mínimo, lei estadual que regulamente a matéria.
O presidente executivo da Copasa será notificado para cumprir a decisão, sob pena de aplicação de multa de R$ 10 mil por dia de atraso no cumprimento. Por ser de Primeira Instância, essa decisão está sujeita a recurso.

Uso irregular de micro-ônibus escolar pode causar demissão de secretário em São João da Ponte

(Fábio Oliva) O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através do promotor de justiça da Comarca de São João da Ponte/MG, João Paulo Fernandes, recomendou ao prefeito Sidiney Pereira da Silva (PDT), o “Sidiney Gorutuba”, a imediata demissão do secretário Municipal de Transportes, Clênio Ricardo Oliveira.
Investigação realizada pelo MPMG comprovou que o secretário autorizou que um veículo micro-ônibus que deveria ser usado exclusivamente para o transporte escolar transportasse convidados a um casamento realizado na Catedral de Montes Claros no sábado (26/07) e, em seguida, a uma recepção realizada em salão de festas na Vila Atlântida. No domingo (27/07), o micro-ônibus escolar ainda foi usado para levar os convidados a churrasco realizado em sítio na localidade de Campos Elíseos, zona rural de Montes Claros.
A recomendação aconteceu uma semana após a Cemig cortar, mais uma vez, o fornecimento de energia elétrica à Secretaria Municipal de Assistência Social, na sexta-feira (08/08).
O uso indevido do micro-ônibus escolar foi confirmado por dois agentes da Polícia Federal que, acionados, fotografaram os convidados entrando no micro-ônibus e ainda seguiram o veículo por cerca de 30 quilômetros pela Estrada da Produção.
O uso irregular do veículo foi apurado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG-0624.14.000169-1. Além de recomendar a imediata demissão do secretário Clênio Ricardo Oliveira, o MPMG também firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o beneficiário do uso indevido do micro-ônibus escolar, Helton Manoel Cordeiro, que terá de ressarcir R$ 1 mil aos cofres públicos.
De acordo com o promotor de justiça João Paulo Fernandes, o próximo passo será aguardar a comunicação formal da Prefeitura de São João da Ponte, em dez dias, sobre o atendimento da recomendação enviada e, posteriormente, verificar a viabilidade do ajuizamento de ação de improbidade administrativa contra os envolvidos.
O micro-ônibus foi doado pelo Governo Federal através do programa Caminho da Escola, criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

domingo, 17 de agosto de 2014

Em Montes Claros adolescente de 13 anos mata colega por estrago em roupa

(EM) Uma adolescente de 16 anos foi assassinada por um colega de 13 em Montes Claros depois de um desentendimento motivado pelo empréstimo de uma calça jeans. O crime foi na noite dessa sexta-feira. 
O corpo da vítima, Ruty Sariny Neves Rodrigues foi sepultado na tarde deste sábado, no cemitério Parque Jardim da Esperança. Conforme testemunhas, Rute emprestou a peça para a suspeita e, quando foi feita a devolução, ela percebeu que a roupa tinha sido danificada ao ser lavada. 
A vitima ligou para mãe da colega reclamando do avaria na calça, sendo que a mulher não gostou da atitude de vítima e houve uma discussão entre elas.
Na noite de sexta, Ruty, cuja a família mora no conjunto Village do Lago II, foi até a casa da colega, no conjunto Recanto das Águas para esclarecer o caso. Assim que Rute chegou ao local, houve bate-boca entre as adolescentes.
Em seguida, Ruty deu um soco no rosto da autora e a mãe dela, Rosilene Borges dos Santos, entrou na briga pra defender a filha. Na sequência, Rute sacou uma faca que levou de casa a atingiu Rosilene com quatro golpes (dois na testa, um no ombro esquerdo e no maxilar). Nesse momento, a menina de 13 anos, pegou outra faca e desferiu dois golpes nas costas de Rute, que tentou correr, mas caiu. Ela morreu no local antes da chegada da Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).
A adolescente foi conduzida para a delegacia, enquanto a mãe da autora deu entrada na Santa da Casa de Montes Claros, onde foi submetida a uma cirurgia. O estado de saúde é estável. Ruty Rodrigues era mãe solteira e deixou um filho de um ano e três meses.