Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 9 de agosto de 2014

Peça teatral Deus é Amor estará em Janaúba


Brasil suspende importação de banana equatoriana

Estão temporariamente suspensas as importações brasileiras de banana do Equador. A medida da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura acata solicitação dos produtores e de várias entidades de representação da classe, que insistiam na insegurança da liberação da importação, em função de inúmeros problemas sanitários na produção equatoriana. Em ato publicado no DOU de 30 de julho de 2014, foi criado grupo de trabalho para reavaliar os aspectos técnicos para a importação; suspensa até conclusão e orientação do grupo.
O superintendente do INAES (Instituto Antônio Ernesto de Salvo, entidade de pesquisa do SISTEMA FAEMG), Pierre Vilela, afirma que a decisão restaura a cautela técnica à questão: “Os problemas fitossanitários, há tempos comprovados com embasamento técnico por especialistas, foram ignorados em uma decisão política precipitada. É acertada a decisão pela reavaliação desta liberação, com recomendação de sistemas efetivos de controle e mitigação dos problemas antes da vinda para o Brasil”.
Outro ponto lembrado por ele é a autossuficiência brasileira: “Não há justificativa econômica ou mercadológica para trazer do exterior um produto no qual somos autossuficientes. Além do risco de infestação da cultura por pragas exóticas e mesmo de danos à saúde do consumidor (pela aplicação constante de agrotóxicos), a importação da banana equatoriana representa grave impacto no mercado interno e desvalorização da produção brasileira”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fundajan poderá fechar as portas até o final do mês

(Por Aldeci Xavier) Se a Fundajan, hospital geral na cidade de Janaúba, não receber suporte do Governo até o final deste mês, fechará suas portas. A denúncia foi feita por uma comissão do município ao Secretário de Saúde do Estado, José Geraldo Oliveira Prado. A situação chegou a tal ponto que várias cirurgias tiveram que ser adiadas em decorrência da falta de material, a começar por luvas. Diante da gravidade do problema o secretário reuniria às 14 horas de ontem, com a comissão formada pela Secretaria de Saúde de Janaúba, Lara Jamilly, o diretor da Fundação, Jurandir Alencar e o vereador Isaildon Mendes, que por três oportunidades esteve à frente da direção do hospital. Este relatou que apesar de ser um hospital regional, há cerca de três anos, a fundação luta para não fechar.

Dois menores de Janaúba são baleados e um morre em Montes Claros

Um menor foi morto a tiros na manhã deste sábado (9) no bairro Independência, em Montes Claros, e, segundo as primeiras informações da Polícia Militar, outro menor de 12 anos também foi baleado, mas não morreu.
Ainda segundo a polícia, os dois são de Janaúba e estavam morando em um chacreamento, próximo ao Anel Rodoviário Leste. A polícia acredita que os dois estavam fugindo de Janaúba e que foram baleados por alguém daquela cidade, devido a um possível acerto de contas.
A polícia está no local e ainda não sabe a motivação do crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Prefeitura São João da Ponte/MG dá calote em dezenas de servidores

(Por Fábio Oliva) Dezenas de ex-funcionários demitidos pela Prefeitura de São João da Ponte precisaram recorrer ao Poder Judiciário para receber saldos de salários, férias e 13º proporcionais, além de outros direitos trabalhistas.
De acordo com o advogado Fábio Jean Lopes Santos, só o seu escritório já ingressou com cerca de 50 processos contra a Prefeitura de São João da Ponte por esses motivos. “Houve demissões em todas as áreas, mas a maior parte dos demitidos é da área de limpeza pública”, explica o advogado.
Os ex-funcionários, que acusam o prefeito Sidiney Pereira da Silva (foto), o Sidney Gorutuba (PSD) de dar calote nas verbas rescisórias, informam que as demissões no setor de limpeza pública começaram após a terceirização do serviço.
A empresa vencedora da licitação, a Ferraço, recebe R$ 170 mil por mês da Prefeitura de São João da Ponte e emprega dois parentes do prefeito e dois filhos da vereadora Jucilene Fagundes Borges (PTB).

OUTRO LADO
Até as 20 horas de hoje o assessor de imprensa da Prefeitura de São João da Ponte, jornalista Artur Leite não havia retornado o pedido de informações sobre o caso. O prefeito Sidiney Pereira da Silva também não retornou as ligações.

Homem é preso por estuprar as sobrinhas em Francisco Sá

Um homem de 28 anos foi preso na noite dessa quarta-feira (7) após a Polícia Civil concluir o inquérito que confirmou que ele abusava das sobrinhas de 12 e 15 anos há mais de um ano em Francisco Sá, no Norte de Minas. O homem morava com a mãe e as meninas e deve responder por estupro de vulnerável, crime que pode gerar pena de 8 a 15 anos.
Segundo o delegado Emmanuel Robson Gomes, da Delegacia de São Francisco, que está a frente do caso, o suspeito, que não teve a identidade divulgada, era investigado há pouco mais de um ano, quando começaram a surgir as denúncias vindas do Conselho Tutelar. Desde então, as meninas apresentavam um comportamento diferente, o que chamou a atenção das conselheiras tutelares.
“As meninas contaram com riqueza de detalhes os abusos cometidos pelo tio. Coisa que só quem vivencia essa situação sabia dizer”, disse o delegado. Atualmente, as meninas estão em uma instituições própria para abrigar crianças, para preservá-las. Ficou constatado no inquérito que a avó das crianças não sabia dos abusos cometidos pelo tio.
Ainda de acordo com Gomes, havia penetração nos estupros e o suspeito agia com violência. Ele negou tudo e disse que jamais estupraria as sobrinhas.

Falta de denúncias
De acordo com o delegado Emmanuel Gomes, casos de abuso de menor na cidade são comuns. “Infelizmente. Na última semana, por exemplo, prendemos um homem de 51 anos porque ele estava abusando das duas filhas dele, de 15 e 18 anos, respectivamente. A mais velha era abusada há mais de 10 anos. A gente tem feito o melhor que podemos para punir esses autores, mas o que dificulta o nosso trabalho é a falta de denúncias. As vítimas acabam com medo de contar o  que aconteceu, porque na maioria dos casos, os abusos são praticados por familiares ou pessoas que moram na mesma casa que elas”, disse.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Corpo de estudante morta a facadas é enterrado em Porteirinha

Sara tinha 35 anos e estudava Medicina
(G1) O corpo da estudante Sara Teixeira, natural de Porteirinha (MG), foi enterrado nesta quarta-feira (6).  Ela tinha 35 anos e foi assassinada a facadas, dentro de casa, em Montes Claros, na terça (5). Leandro Dantas, ex-namorado dela, foi preso horas após o assassinato e admitiu ter cometido o crime.
Sara já havia registrado boletins de ocorrência depois de ser ameaçada pelo ex, que não aceitava o fim do relacionamento. Um procedimento foi aberto na Delegacia da Mulher e no dia 14 de maio, o juiz Isaías Veloso determinou a prisão preventiva de Leandro Dantas.
Segundo a Polícia Civil, a ordem judicial não foi cumprida porque ele não foi encontrado em nenhum dos endereços cadastrados, e desde então, Leandro era considerado foragido da Justiça.
Leandro Dantas já tinha outras passagens pela
polícia por agressão

As ocorrências feitas por Sara Teixeira não foram as primeiras que denunciavam agressões e ameças cometidas por Leandro. Em 2013, uma ex-namorada dele também relatou à polícia que teria sido agredida por ele. A mulher conseguiu proteção judicial, mas Leandro acabou sendo preso por descumprir a medida protetiva.
Também em 2013, uma mulher, que tem um filho com Leandro, também acionou a polícia alegando que ele danificou o carro do atual marido dela, quando eles foram buscar a criança na casa dele.

Quadrilha que traficava maconha no Norte de MG é desarticulada

Gilmara Josiane e o irmão foram presos em Montes claros
A Polícia Civil de Montes Claros (MG) divulgou, nesta quinta-feira (7), que desarticulou uma quadrilha que comercializava maconha na cidade. Três mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão foram cumpridos na operação "Ouro Verde". 
Segundo o delegado Jurandir Rodrigues, o grupo criminoso trazia a droga do Paraguai e vendia em média 50 quilos de maconha por mês. Em 2013, a PC começou a investigar Sebastião Divino e descobriu  que um carro apreendido pela Polícia Federal havia de 43 quilos de maconha em Monte Alegre de Minas (MG) teria Montes Claros como destino.
De acordo com as investigações, Sebastião Divino utilizava o sítio dele pra esconder a droga. A Justiça autorizou um mandado de busca e apreensão ao local, onde a PC conseguiu aprender um porção de maconha. Sebastião Divino foi preso no fim de março deste ano, junto com um adolescente, em Ponta Porã (MS), quando eles transportavam mais de 46 quilos de maconha para Montes Claros.
No decorrer de investigações de outras operações, a PC apurou que a mulher dele, Gilmara Josiane Azevedo, traficava a droga na cidade, contando com a ajuda da filha e do irmão. Os três mandados de prisão da “Ouro Verde” foram destinados aos três. As duas mulheres foram presas preventivamente e em flagrante quando faziam a entrega de uma porção de maconha, no Centro de Montes Claros, para um usuário de classe alta.   
“Eles realizavam a venda em atacado e varejo, tanto para grandes traficantes da cidade, quanto para usuários das classes médias e alta. São quatro pessoas de uma mesma unidade familiar que se dedicavam a atuar no tráfico de drogas”, destaca Jurandir Rodrigues.
As investigações da quadrilha que atuava em Montes Claros ajudaram a identificar também Cláudio Batista Gonçalves, que foi preso temporariamente em Montes Alegre de Minas, na operação “Na Balada”, da Polícia Civil de Patos de Minas (MG). Ele foi preso em abril deste ano, no Mato Grosso do Sul, com 260 quilos de maconha, que seria levada para o Triângulo Mineiro., mesma rota utilizada por Sebastião Divino para trazer a droga até Montes Claros.
A polícia investiga se outras pessoas fazem parte do grupo criminoso que trazia a droga para Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Homem que matou estudante de medicina de Porteirinha teve prisão decretada em maio

Crime aconteceu no apartamento onde a estudante morava
(R7) O jovem de 28 anos que matou a namorada, Sara Teixeira de Souza, de 35 anos, a facadas em Montes Claros, na última terça-feira (5), já deveria estar preso desde o dia 15 de maio deste ano. A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra Leandro Dantas de Freitas depois que outra mulher, com quem ele já havia se relacionado, prestou queixa na delegacia de mulheres da cidade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Civil.
Segundo a corporação, Sara procurou o local em fevereiro deste ano, alegando que o namorado a perseguia e ameaçava. Diante dos fatos, a delegada responsável encaminhou um pedido de medida protetiva para a estudante de medicina. No entanto, o fórum da cidade não chegou a dar um retorno sobre o assunto. Tempos depois, outra mulher, que já possuía a medida, foi até a delegacia denunciar o suspeito, que havia descumprido a determinação e se aproximava dela. Assim, o juiz da comarca decidiu decretar a prisão do rapaz.
Ainda conforme a Polícia Civil, a corporação vai procurar o fórum e apurar porque não houve resposta sobre o pedido de proteção para Sara contra o atual namorado. Freitas foi preso ontem (5) logo após invadir o apartamento da universitária e a esfaquear no pescoço até a morte.

O crime
O crime aconteceu na casa da vítima, no bairro Ibiruturna, por volta de 6h. Freitas arrombou o imóvel, que fica na av. Professora Aida Mainartina, nº 100 e, armado com uma faca, partiu para cima de Sara. O motivo do assassinato seria ciúmes, já que eles haviam terminado o relacionamento.
A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o suspeito foi detido em flagrante. Policiais apontam que ele confessou o crime, mas alegou que estaria sob efeito de entorpecentes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

De capacete, homem rouba mais de R$ 11 mil de lotérica em Januária

Uma casa lotérica de Januária, no Norte de Minas, foi roubada e perdeu mais de R$ 11 mil, nessa terça-feira (5). O suspeito estava armado e usava capacete durante a ação.
De acordo com uma funcionária do estabelecimento, que fica na travessa Cícero Torres, no centro da cidade, um homem entrou já anunciando o assalto. Ele invadiu no espaço destinado apenas a empregados, onde ficam os caixas, e retirou de duas gavetas e de um cofre um total de R$ 11.006,65. Além disso, levou o celular da atendente e um outro aparelho do comércio.
Apesar de possuir circuito de câmeras, o suspeito não foi identificado por estar com o rosto tampado. Foi feito rastreamento, mas até o momento, o homem não foi localizado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem é alvo de tentativa de homicídio na zona rural de Janaúba

A Polícia Militar de Janaúba procura um suspeito de tentativa de homicídio na zona rural de Vila Nova dos Poções (MG). Segundo a PM um homem foi encontrado na noite dessa terça-feira (5) com sete perfurações pelo corpo, decorrente de tiros de espingarda.
Ainda segundo a polícia, vizinhos relataram que um homem chegou em uma moto e efetuou os disparos quando passava pela rua; um dos tiros acertou a garganta. Ele foi levado ao hospital.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Estudante de medicina (de Porteirinha) é morta no seu apartamento, ao lado da escola

Estudante de medicina é morta a facadas pelo ex-namorado em Montes Claros - Uma universitária de 25 anos foi assassinada a facadas dentro de casa na manhã desta terça-feira em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar (PM), o principal suspeito é o ex-namorado da vítima, que foi detido. De acordo com a PM, o homem, identificado como Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, invadiu o apartamento da jovem, que fica no Bairro Ibituruna, e a agrediu com oito facadas no pescoço. Sara Teixeira de Souza, que cursava o 8º período de medicina, morreu na sala do imóvel. Testemunhas disseram ter visto o homem fugir por uma avenida. O ex-modelo foi detido perto da rodoviária da cidade e levado para uma delegacia, onde está sendo ouvido. O rapaz não se conformava com o fim do relacionamento. Sara estudava no campus da Faculdade de Medicina Pitágoras, que fica perto da residência onde o crime aconteceu. A jovem nasceu na cidade de Porteirinha, no Norte de Minas, e é filha de um comerciante conhecido na cidade. (Atualizado às 12h12m)
***
Delegado acredita que homem premeditou morte de estudante de medicina em MG - O ex-modelo Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, confessou o assassinato e disse que havia consumido drogas minutos antes. Ele será indiciado por homicídio duplamente qualificado - O ex-modelo Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, será indiciado por homicídio duplamente qualificado pela morte da ex-namorada e estudante de medicina, Sara Teixeira de Souza. O crime foi na manhã desta terça-feira em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. O homem, que confessou o assassinato, invadiu o apartamento da vítima e desferiu sete facadas no corpo da estudante. Em seguida, fugiu e acabou preso pela Polícia Militar (PM). Em depoimento, disse que estava sob efeito de drogas e agrediu a mulher por tê-la visto com outro rapaz. O delegado Bruno Silveira de Faria desmentiu a versão e acredita em premeditação. 
O assassinato chocou vizinhos e amigos da estudante. Leandro chegou na casa de Sara, no Bairro Ibituruna, no início da manhã, aproveitando que um morador deixava o prédio. Ele entrou pelo portão e foi direto para o apartamento da garota, que estava no 8º período de medicina. Como não conseguiu entrar, arrombou a porta.
Lá dentro, o casal teve uma discussão. Na briga, Leandro pegou uma faca e deu sete golpes que acertaram o pescoço e o tórax da menina. “Ele disse que estava sob o efeito de drogas e não aguentou ter visto a jovem com outro homem. Porém, não há indícios de uma terceira pessoa no apartamento”, explica o delegado Faria. 
O homem deixou o apartamento e fugiu. Testemunhas disseram tê-lo visto fugir por uma avenida. O ex-modelo foi detido perto da rodoviária da cidade e levado para uma delegacia. O rapaz não se conformava com o fim do relacionamento. 
Um médico que mora do mesmo prédio de Sara acionou a PM. Ele chegou a prestar os primeiros socorros à vítima, porém, sem sucesso. A mulher morreu ainda no apartamento. 
Em depoimento, o ex-modelo não se omitiu e confessou o assassinato. “Ele é uma pessoa fria, que não mostra nenhum arrependimento”, comentou o delegado. Para o policial, o crime foi premeditado. “O casal já tinha um histórico de brigas e estava separado, possivelmente por causa das desavenças. Depois disso, ele arrombou a porta, deu sete facadas e ela morreu. Creio que ele já teria ido ao local para matá-la. Se não fosse isso, iria socorrê-la e não fugiria”, diz Faria. 
O ex-modelo foi autuado em flagrante por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e omissão de socorro à vitima. Ele será encaminhado para o Presídio de Montes Claros.
***
O Tempo - Estudante de medicina é esfaqueada dentro de casa em Montes Claros - Principal suspeito é o namorado da jovem; ele está detido na delegacia de plantão de Montes Claros - Bruna Carmona - Uma estudante de medicina foi morta a facadas na manhã desta terça-feira (5), dentro do apartamento dela, em Montes Claros, no Norte do Estado. O principal suspeito é o namorado da jovem, que detido na delegacia de plantão da cidade. Um morador do bairro Vila Guilhermina contou à reportagem de O TEMPO que o homem foi detido próximo à rodoviária de Montes Claros, no bairro Cidade Nova, enquanto tentava fugir.
"Logo de manhã ele passou sujo de sangue na rua Elvira Durães, no bairro Vila Guilhermina, sentido rodoviária", disse o morador. Segundo ele, os vizinhos do bairro desconfiaram e chamaram a polícia. "A PM disse que ele tinha assassinado uma pessoa e que já estavam atrás dele", conta.
De acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia Militar (PM), o suspeito arrombou a porta do apartamento da jovem, que fica no bairro Ibituruna, que é considerado de classe média alta. A estudante, que ainda não teve o nome confirmado, morreu no local. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime.
Ainda segundo a PM, a jovem morava sozinha e estava no sexto período do curso de medicina.
***
Hoje em Dia - Estudante de medicina é morta a facadas pelo ex em Montes Claros - Uma estudante de medicina foi assassinada a facadas, dentro de seu apartamento, na manhã desta terça-feira (5), em Montes Claros, no Norte de Minas. O caso é investigado, mas o principal suspeito do crime é o ex-namorada da vítima, identificado como Leandro. O suspeito foi detido.
Conforme a Polícia Militar, testemunhas contaram que o rapaz invadiu o apartamento de Sara Teixeira de Souza, de 35 anos, no bairro Ibituruna. Durante uma discussão, por motivo ainda desconhecido, ele pegou uma faca e desferiu vários golpes da vítima.
Após o crime, o suspeito fugiu, mas foi localizado e detido próximo a rodoviária da cidade. O resgate foi acionado para socorrer a universitária, mas ela já estava morta. O corpo será periciado e removido para o Instituto Médico-Legal (IML) do município.
***
Super Notícia - Estudante de medicina é morta a facadas em casa em Montes Claros - Principal suspeito é o ex-namorado da jovem; ele está detido na delegacia de plantão de Montes Claros - Bruna Carmona - Uma estudante de medicina foi morta a facadas na manhã desta terça-feira (5), dentro do apartamento dela, em Montes Claros, no Norte do Estado. O principal suspeito é o ex-namorado da jovem, de 28 anos, que está detido na delegacia de plantão da cidade. Sara Teixeira de Souza, de 35 anos, foi morta com sete golpes de faca, no bairro Ibituruna, considerado de classe média alta. Segundo a PM, a jovem morava sozinha e estava no sexto período do curso de medicina na Faculdade Pitágoras, que fica em frente ao apartamento onde o crime aconteceu
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que trabalha como vendedor, foi detido poucas horas após o homicídio, na rodoviária de Montes Claros, no bairro Cidade Nova, mas negou que estivesse fugindo.
"Logo de manhã ele passou sujo de sangue na rua Elvira Durães, no bairro Vila Guilhermina, sentido rodoviária", disse um morador do bairro à reportagem de O TEMPO. Segundo ele, os vizinhos desconfiaram e chamaram a polícia. "A PM disse que ele tinha assassinado uma pessoa e que já estavam atrás dele", contou.
Na delegacia, o suspeito confessou que esfaqueou a vítima depois de uma discussão, porque teria visto a estudante com outro homem, mas essa informação não foi confirmada. Ele disse também que estava sob o efeito de entorpecentes e remédios de uso controlado e que não lembra detalhes do que fez. A perícia esteve no apartamento de Sara e recolheu a faca usada no crime. 
Vizinhos da estudante contaram à Polícia Militar que o suspeito era muito ciumento. O delegado que está com o caso, Bruno Silveira de Faria, constatou que havia uma medida protetiva pedida pela vítima contra o ele, desde fevereiro deste ano. Ele aguarda a chegada do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar para fazer o flagrante do suspeito. Ele deve ser autuado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por não oferecer resistência à vítima (que não teve como se proteger). Segundo a PM, o suspeito já tinha passagens pela polícia, por porte ilegal de armas e uso de drogas. 
Vítima estava na cidade para estudar
De acordo com a Polícia Militar, Sara era natural de Porteirinha, a 160 km de Montes Claros, e morava na cidade para estudar. Os pais da estudante foram comunicados do crime pela corporação e, até o fim da manhã, ainda estavam a caminho de Montes Claros. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
"Ela era uma pessoa super alto astral, inteligente. Não merecia morrer desta forma, é um momento muito triste", disse uma amiga da estudante, que preferiu não ter o nome revelado. Segundo a amiga, Sara tinha uma filha, de 15 anos, que não morava com ela.

Unidade de saúde é inaugurada em Janaúba

(ASCOM) Com objetivo de melhorar o acesso ao serviço de saúde e oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos da comunidade de Barroquinha, a Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou no dia 26 de julho de 2014, a Unidade de Apoio á Saúde dessa localidade.
A abertura do evento foi feita pela gestora municipal do SUS – Sistema Único de Saúde em Janaúba, Lara Jamille Silveira Silva, que agradeceu a presença de todos e parabenizou os moradores da comunidade Barroquinha pelo recebimento da Unidade de Apoio à Saúde, que representa importante benefício àquela localidade. Na oportunidade a secretária ressaltou a relevância da unidade para as famílias.
O Coordenador da Atenção Primária no município, Leonardo Fernandes Ribeiro, também agradeceu aos colaboradores e falou do empenho de todos para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários do serviço. O vereador, Sérgio Henrique Coelho, presidente da Câmara Municipal, que parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa, diante da necessidade que foi reivindicada pela Comissão de Saúde e prontamente atendida.
O chefe de Gabinete do prefeito Yuji Yamada, Paulo Nunes, lembrou que esse é mais um compromisso cumprido pela administração Novos Caminhos. A senhora Eva Aparecida, Presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Barroquinha, agradeceu, emocionada, pela Unidade de Apoio, que considera de suma importância aos moradores.
O Prefeito Yuji Yamada, que juntamente com a sua equipe de trabalho, não mede esforço para melhorar a cada dia o serviço de saúde no município, parabenizou a todos os servidores, a quem pediu o empenho constante na prestação de serviço de qualidade á população. Ainda na oportunidade, também estiveram presentes ao evento, Renaldo Arley Carvalho Dias, Secretário de Obras e Serviços Urbanos, membros da equipe de saúde que presta atendimento aos moradores da comunidade, a enfermeira Ellen Juliana Gomes Campos, o cirurgião dentista, Washington Silva Medeiros, Juliana Evangelista de Jesus -agente comunitária de saúde, além de Maria Janete Cardoso - gerente da Unidade de Saúde do Barreiro da Raiz e Ana Geralda Soares, auxiliar de serviços gerais.
Após aos pronunciamentos das autoridades, houve o descerramento da placa. Em seguida, o local e todos os presentes receberão a bênção do padre Lucas Pirôpo Pereira, que pediu a todos os membros da equipe de saúde, para serem misericordiosos no atendimento ao povo de Deus. E com um gesto fraterno os participantes fizeram a oração que torna todos os cristãos irmãos: O Pai-Nosso.

Motociclista tenta estuprar homem em Janaúba

(ASCOM PM) No final da manhã do último domingo (03), um senhor foi vítima de um estupro tentado. A PM recebeu a denuncia do cidadão que transitava na Avenida Edilson Brandão Guimarães próximo ao Supermercado Mercantil, quando percebeu que estava sendo seguido por um motociclista.
A vítima continuou andando pela Avenida e próximo ao clube caiçara foi abordado pelo motociclista, o qual lhe disse "a moto e espertinha". A vítima ignorou o suspeito e dirigiu-se direção a Rua Tiradentes, momento em que foi fechado pelo mesmo motociclista, que voltou a conversar com o cidadão e disse que queria fazer sexo com ele, a vítima voltou a ignorá-lo dizendo que não iria fazer nada.
O suspeito levantou a camisa e pegou na coronha de um revolver, momento em que apareceu uma pessoa e cumprimentou a vítima, o suspeito então escondeu a arma e arrancou a motocicleta evadindo tomando rumo a Avenida Engenheiro Manoel Athayde.
A motocicleta é uma marca Honda modelo CG Titan, cor vermelha, o suspeito era moreno claro, aproximadamente 1,80 de altura, cabelos cortados curtos, porte físico médio, aparentava ter menos de vinte e dois anos e usava capacete verde.

Motocicleta é incendiada em Janaúba

Motocicleta é incendiada em Janaúba

Na ultima sexta-feira(1) por volta das 14 horas na rua Afonso Pena bairro Santo Antonio, cidade de Janaúba, enquanto Herbert dos Santos conversava com sua ex-namorada, os vizinhos chamaram na residencia que o mesmo se encontrava dizendo que a sua motocicleta modelo crypton Yamaha estava em chamas. Momento em que Herbert saiu para ver o ocorrido e já encontrou sua motocicleta parcialmente destruída pelo fogo. Herbert acionou imediatamente os bombeiros, que depois de conter as chamas constataram ser um incêndio criminoso. A vitima registrou o B.O. junto a Policia Civil que está investigando o caso. Quem souber de alguma informação sobre o caso é só ligar no disque denuncia 181, não precisando se identificar.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Estudante de Porteirinha é morta a facadas pelo ex-namorado em Montes Claros

Foto: Facebook
Uma universitária de 25 anos foi assassinada a facadas dentro de casa na manhã desta terça-feira em Montes Claros. Segundo a Polícia Militar (PM), o principal suspeito é o ex-namorado da vítima, que foi detido.
De acordo com a PM, o homem, identificado como Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, invadiu o apartamento da jovem, que fica no Bairro Ibituruna, e a agrediu com oito facadas no pescoço. Sara Teixeira de Souza, que cursava o 8º período de medicina, morreu na sala do imóvel. 
Testemunhas disseram ter visto o homem fugir por uma avenida. O ex-modelo foi detido perto da rodoviária da cidade e levado para uma delegacia, onde está sendo ouvido. O rapaz não se conformava com o fim do relacionamento.
Sara estudava no campus da Faculdade de Medicina Pitágoras, que fica perto da residência onde o crime aconteceu. A jovem nasceu na cidade de Porteirinha, no Norte de Minas, e é filha de um comerciante conhecido na cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Silvio Santos diz que vai se aposentar em dezembro – anuncia jornal do Rio

De acordo com o jornal “Extra”, do Rio, “Silvio Santos, o maior comunicador da TV brasileira na atualidade, vai se aposentar”. “O anúncio será feito pelo próprio no dia 13 de dezembro, um dia depois de o apresentador completar 84 anos. Silvio vai gravar um especial que vai ao ar no sábado seguinte ao seu aniversário. Nele, vai anunciar sua saída da televisão” – diz o jornal carioca. Segundo o “Extra”, “Patricia Abravanel vai receber a árdua tarefa de assumir o lugar do pai”. A matéria diz que “Silvio Santos, que possui um patrimônio avaliado em aproximadamente R$ 6 bilhões, quer sair no auge e, depois passar o bastão para a filha”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Exposição mostra história da Paróquia São Joaquim em Porteirinha

(Porteirinha Notícias) No período de 1 a 10 de agosto/2014, no Centro Cultural Anísio Santos, é realizada a I Mostra Histórica da Paróquia São Joaquim. Documentos, fotografias e outros arquivos retratam a história de uma das mais antigas paróquias da região.
Segundo a Diretoria Municipal de Cultura, a entrada na exposição é gratuita e a mesma fica aberta das 8 às 20 horas.
A Mostra é realizada durante as festividades de São Joaquim, festa religiosa que acontece no mesmo período da Mostra na Igreja Matriz. Na programação, além das novenas e celebrações, haverá ainda barraquinhas, shows e leilões.

UNIVERSO PRÉ-VESTIBULAR

     “A melhor maneira de predizer o futuro e criá-lo”

O UNIVERSO PRÉ-VESTIBULAR REALIZARÁ, DIA 9 DE AGOSTO, O SEGUNDO SUPER BOLSÃO, COM EQUIPE DE PROFESSORES ALTAMENTE QUALIFICADA! CONCORRA A TRÊS BOLSAS E ESTUDE COM QUEM CONHECE E APROVA. 1º LUGAR: 100% DE DESCONTO, 2º LUGAR, 50% E 3º LUGAR, 30% DE DESCONTO. INSCREVA-SE JÁ! INÍCIO DAS AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM, VESTIBULARES TRADICIONAIS E SERIADOS, 13 DE AGOSTO, COM AULAS NOS TURNOS VESPERTINO E NOTURNO. EM BREVE, AULAS DE REFORÇO ESCOLAR E CURSO PREPARATÓRIO PARA INFORMAÇÕES: UNIVERSO PRÉ-VESTIBULAR, 9185-3012 - RUA SANTOS  DUMONT, 164, 3º ANDAR, GALERIA PARRELA, CENTRO, JANAÚBA.

Homem é preso em Janaúba com 27 pedras de crack

(ASCOM PM) No inicio da madrugada do último sábado (02) a PM através da equipe das mototáticas durante patrulhamento pela Avenida do Comércio, centro da cidade de Janaúba, deparou com o cidadão infrator Everton Fabio Soares Silva, 26 anos, transitando em uma bicicleta, este ao perceber a presença dos militares, se portou de forma inquieta o que motivou a abordagem.
Momento em que foi dada a ordem para que este se colocasse em posição para que fosse realizada a busca pessoal o mesmo arremessou diversos invólucros plásticos na boca e os engoliu. Com o apoio de outras viaturas foi realizada busca pessoal no acusado, sendo localizadas dentro da costura na parte interna da calça, vinte e sete pedras de crack embaladas, R$42,00 reais em dinheiro e um aparelho celular.
No momento em que era realizada a busca pessoal o acusado começou a relatar que estava passando mal por causa da droga que havia engolido, sendo acionada a equipe do SAMU, que após examinar o acusado não constatou nenhuma anormalidade. Durante a confecção do REDS o telefone do acusado tocou diversas vezes, o autor da chamada perguntava o tempo todo se tinha "pedra" e se o Everton encontrava-se nos "trailers”. O acusado foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão onde ficou a disposição da justiça.

MPF quer reforma parcial de sentença que condenou ex-prefeito de Janaúba

O Ministério Público Federal (MPF) recorreu de parte da sentença que condenou, por improbidade administrativa, o ex-prefeito de Janaúba/MG, Ivonei Abade Brito, e a ex-secretária de Obras e Serviços Urbanos do município, Ivana Márcia Ferreira de Oliveira.
“Para o MPF, a sentença deve ser reformada parcialmente, porque, embora tenha reconhecido as irregularidades como configuradoras de improbidade administrativa, o magistrado considerou que tais atos foram omissivos e culposos, contrariando as provas que constam do processo e apontam o dolo e a má-fé dos recorridos’, informa a nota no site do MPF.
De acordo com o MPF, os réus  foram condenados a pagar multa de R$ 5 mil, ainda e ressarcir o erário em R$ 4.865,31.

Entenda o caso
Em dezembro de 2005, Ivonei Abade, então prefeito, firmou convênio do município com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para construir a rede de abastecimento de água nas comunidades de Taquaril e Poções de Santa Cruz. 
Segundo o MPF, a Funasa repassou R$ 120 mil para Janaúba, com contrapartida de R$ 29 mil do município. As investigações apontam que a construtora contratada recebeu o valor integral, após o ex-prefeito e a ex-secretária atestarem que “durante o acompanhamento ficou evidenciada a inexistência de quaisquer vícios, defeitos e incorreções aparentes, tendo sido executado em sua totalidade, o objeto do contrato.”
Uma equipe de fiscalização da Funasa esteve no local e constatou que as obras não estavam completas, o percentual executado era de 91,21%. Na nota do site do MPF, consta que o magistrado que julgou a ação considerou que o percentual como expressivo, o que pode levantar dúvidas se os réus agiram de má fé, como entende o MPF. 
O Ministério Público Federal contesta a decisão do juiz e diz que “o objetivo do convênio não foi atingido”, já que “itens de notória relevância ao sucesso da obra permaneceram inacabados, tais como instalações e equipamentos da casa de química, leito filtrante dos filtros lentos, portões de acesso e ligações domiciliares”.
Ainda segundo o MPF, como a obra não foi finalizada, a população fazia uso de água sem tratamento. Além disso, o MPF também aponta que “as ligações domiciliares presentes, tanto em abril de 2010 (época da fiscalização empreendida pela Funasa) quanto em outubro de 2010, segunda vistoria realizada pela Funasa, foram financiadas pelos próprios moradores”.
Para o MPF, como os envolvidos assinaram um termo atestando a execução das obras, “revela a má-fé e o dolo na conduta dos réus, muito mais grave do que a mera negligência”. O MPF contesta também o fato do ex-prefeito ter reparado espontaneamente a irregularidade.
De acordo com o Ministério Público Federal, Ivonei Abade fez a reparação das obras 16 meses após atestar a conclusão da rede de abastecimento, depois que foi advertido.  “Logo, nada há de espontaneidade em sua conduta, pois agiu por receio de ser responsabilizado cível e criminalmente”, destaca o MPF.
Mesmo após a reparação, o Ministério Público Federal alega que 97,58% das obras foram concluídas. Caso o Tribunal Regional Federal acate o recurso do MPF, os envolvidos podem ter as sanções agravadas, inclusive com a suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 3 de agosto de 2014

Pimentel critica abandono do governo ao norte de Minas

Depois de lançar na sexta-feira (1) a candidatura de Josué Gomes (PMDB) ao Senado junto com Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula (PT), o candidato ao governo de Minas Fernando Pimentel (PT) aproveitou a estadia em Montes Claros para receber neste sábado (2) as reivindicações da Articulação Semiárido (Asa). O petista criticou, mais uma vez, o abandono do governo do Estado na região. A Asa abarca 1.000 organizações no país e 150 em Minas. O foco de ação da entidade é o desenvolvimento de regiões afetadas pela seca em nove Estados.
Antes da reunião, Pimentel, em conversa com a imprensa, usou o mesmo tom crítico do comício de lançamento do nome de Josué Gomes na sexta-feira. "Eu circulei na região e fiquei impressionado com descaso do governo de Minas. Se não fosse o governo federal faltaria água para o consumo humano. O programa Água Para Todos fez, junto com a Asa, 50 mil cisternas. Tudo com dinheiro do governo federal, cerca de R$ 350 milhões em 2014. Já o governo estadual não executou 10% do que foi previsto em convênio", disse Pimentel.
O petista ressaltou que os mineiros vão rejeitar mais quatro anos de abandono. "Acho difícil o governo de Minas convencer os mineiros de mais quatro anos de sofrimento. Em outubro os mineiros vão mudar isso", criticou.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com