Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Programa Água Doce leva água de qualidade a comunidades rurais de Janaúba com parceria entre Município, Estado e União


A Prefeitura de Janaúba, através de uma parceria bem-sucedida com os Governos Estadual e Federal por meio do Programa Água Doce (PAD), está promovendo uma significativa melhoria na qualidade de vida dos moradores de comunidades rurais, garantindo-lhes o acesso digno à água de qualidade.

Neste mês de maio, foi realizada uma análise técnica detalhada do Programa Água Doce já implementado no distrito de Quem Quem e nas comunidades de Boi Velhaco, Nova Esperança, Mandassaia e Tracbel. O objetivo da vistoria foi avaliar a efetividade e a sustentabilidade das ações do programa nessas localidades.

A vistoria técnica contou com a presença de Kleynner Jardim Lopes, Coordenador Estadual do Programa Água Doce, e Jânio Jackes de Souza Santos, Coordenador Substituto do Programa Água Doce junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que foram acompanhados pelo Gerente Municipal de Defesa Civil de Janaúba, Geraldino Barbosa Ribeiro.

A notícia promissora é que há a possibilidade de outras seis comunidades de Janaúba serem contempladas com o Programa Água Doce. Em Janaúba, o PAD é desenvolvido de forma integrada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Defesa Civil Municipal, em colaboração com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O Programa Água Doce representa um importante avanço para o município de Janaúba, demonstrando o compromisso da gestão em levar condições básicas de saneamento e acesso à água potável para as áreas rurais, promovendo a saúde e o bem-estar de seus moradores. A parceria entre as diferentes esferas de governo tem se mostrado fundamental para o sucesso dessa iniciativa, que busca garantir um futuro mais sustentável e com mais qualidade de vida para as comunidades rurais de Janaúba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga