Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Em Janaúba, dono de clínica é investigado por atuar como falso veterinário: 'Animais morreram por causa de cirurgias mal feitas'


O dono de uma clínica é investigado por maus-tratos a animais e por atuar ilegalmente como médico veterinário em Janaúba, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o falso médico é suspeito de realizar procedimentos cirúrgicos que resultaram em complicações de saúde, mutilações e até a morte dos animais.

“As investigações começaram após denúncias dos donos dos animais e de veterinários da cidade. Ouvimos várias vítimas que relataram que as cirurgias foram feitas pelo homem e em alguns casos, os animais morreram decorrentes dos procedimentos mal feitos”, explicou a delegada Glênia Balieira Torres Aquino.

Ainda de acordo com a delegada, um médico veterinário responde pela clínica, porém o proprietário também realizava os atendimentos. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no estabelecimento, nessa quarta-feira (29), e encontrou quatro diplomas de cursos superiores em áreas diversas com indícios de falsificação.

“Todos os diplomas eram de faculdades diferentes e foram emitidos no mesmo período. O diploma de médico veterinário era de uma universidade onde se quer existe o curso na grade curricular”.

A polícia também apreendeu medicamentos com a data de validade vencida e prontuários de atendimentos de animais dos anos de 2019 e 2020. A ação foi acompanhada pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Todos os materiais apreendidos serão periciados.

A delegada informou que o homem não foi encontrado na clínica e deve ser ouvido na delegacia nesta quinta-feira (30). As investigações continuam e se comprovada as irregularidades, ele pode responder por falsificação de documentos públicos, maus-tratos a animais e exercício irregular da profissão, com pena prevista de até seis anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga