Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Norte de Minas registrou maior temperatura do Brasil


(Por Girleno Alencar) A cidade de São Romão, no Norte de Minas, apresentou a maior temperatura do Brasil, no domingo, quando registrou 41,6 graus nos indicadores do Instituto Nacional de Meteorologia, enquanto Montalvânia ficou com 40,6 graus. Na cidade de Montes Claros, os termômetros mostraram 39 graus em alguns pontos da cidade e a sensação térmica era de 45 a 50 graus. Esse clima é considerado de deserto, que oscila de 35 a 50 graus. Na cidade de São Romão, os moradores ficaram mais incomodados e desconfortados, pois um incêndio registrado no Riacho da Ponte, que fica a 10 quilômetros da cidade, onde o vento levou a fumaça para a área urbana.

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram uma curiosidade: das seis cidades brasileiras com alta temperatura no domingo, três ficam as margens do rio São Francisco. Depois de São Romão, com 41,6 graus, veio Unaí, no Noroeste de Minas com 40,6 graus; Ibotirama e Bom Jesus da Jesus, que ficam na Bahia, com 40,5 graus; Arinos, com 40,3 graus e Montalvânia com 40,1 graus. Porém, o Clima Tempo explica que com a passagem de uma frente fria, há condições para pancadas de chuva e o calor diminui esta semana. A previsão é que a população do Norte e Leste de Minas terão uma trégua do calor intenso e da secura do ar esta semana. Uma frente fria chega ao sul da Bahia e deve ficar quase parada nesta região até o fim da semana. Com a mudança na direção dos ventos provocada pela frente fria, o ar úmido chega ao leste ao norte de Minas Gerais.

O superintendente da Copasa no Norte de Minas, Roberto Luiz Botelho, informou que o calor provocou o aumento do consumo de água em Montes Claros e, com isso, a empresa teve de fazer manobras para garantir o abastecimento. Ele explica que a Copasa se preparou para fornecer 900 litros por segundo de água para a cidade, mas teve de aumentar essa vazão em 25%, pois em horários de pico, chega 1.200 litros por segundo. Para agravar a situação, ficou constatado que algumas pessoas estão fazendo a captação clandestina de 100 litros por segundo acima da adutora, o que prejudica o abastecimento da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG