Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Janaúba e Pirapora: TJMG suspende cobranças de taxas de expedientes


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) expediu uma liminar que determina a suspensão de cobrança de algumas taxas de expedientes nos municípios de Janaúba e Pirapora. As taxas são cobradas quando o contribuinte deseja obter documentação ou serviços realizados pela prefeitura. A decisão do Órgão Especial do TJMG baseou-se em um pedido da Defensoria Pública Geral do Estado, que afirma que as cobranças violam a Constituição do Estado de Minas Gerais.

A petição inicial dos contra as cobranças dos dois municípios foi elaborada pela Defensoria Pública de Janaúba. Segundo o defensor Gustavo Dayrell, a liminar revoga as leis aprovadas pelos dois municípios e que permitiam as cobranças das taxas.

Em Janaúba o Código Tributário do Município permitia que taxas para “requerimento, abaixo-assinado e petições, certidões, atestados e declarações, consultas, buscas em arquivos e outros serviços administrativos", fossem cobradas dos contribuintes.

A assessoria de comunicação da prefeitura afirma que a tarde desta quinta-feira o município não foi notificado sobre a decisão e, por enquanto as taxas ainda são cobradas. De acordo com a assessoria, o município irá tomar uma decisão somente após a notificação.

Já em Pirapora, de acordo com a Defensoria Pública, a liminar suspendeu a cobrança de taxa de conservação de vias e logradouros, taxa de limpeza pública e taxa de expediente".

A assessoria de comunicação de Pirapora afirmou também que o "setor jurídico do município também não foi informado sobre a decisão e vão se posicionar somente após a notificação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga