Leilão Misto de Corte e Leite movimenta Verdelândia e reforça força da pecuária regional

Imagem
O último sábado, 20 de setembro, foi marcado pelo encerramento de mais um grande evento do agronegócio no município: o Leilão Misto de Corte e Leite de Verdelândia, realizado pela Ruralpel com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da administração “Verdelândia da Esperança”, comandada pelo prefeito Wilton Madureira. O leilão aconteceu no Parque de Eventos Nerval Leite Flávio e reuniu um público expressivo de produtores, compradores, pecuaristas e parceiros do setor. Durante os dias de programação, o evento se consolidou como espaço de integração, troca de experiências e fortalecimento dos negócios, com destaque para a qualidade dos animais apresentados. Integração e negócios Foram expostos bovinos de corte e leite de alto padrão genético, atraindo compradores de diversas localidades. As negociações movimentaram o mercado e reforçaram a vocação agropecuária de Verdelândia e de toda a região do Norte de Minas Gerai s . Segundo os organizadores, o sucesso do evento foi resultado da un...

Chuva recupera açudes e pastagens em Nova Porteirinha

(G1) Em Nova Porteirinha, Minas Gerais, os produtores estão aliviados. O volume de chuva dos últimos meses foi acima do esperado e permitiu a recuperação de açudes e pastagens.
Há muito tempo não se via uma paisagem tão bonita na represa do Bico da Pedra, em Nova Porteirinha, que está com quase 60% da capacidade.
A barragem faz parte do projeto de irrigação do Rio Gorutuba, que beneficia 439 propriedades rurais, no norte de Minas.
A barragem só chegou a este nível porque choveu 612 milímetros de novembro até agora, sendo que a média para o período é de 300 milímetros. Caso a seca continuasse rigorosa, como foi nos últimos dois anos, o projeto de irrigação seria interrompido e a água seria destinada somente ao consumo humano.
Essa situação, Gabriel Lage não gosta nem de imaginar. Sem água, ele teria que abandonar as lavouras de banana e seria obrigado a demitir 120 pessoas.
Na propriedade de Gabriel são consumidos 1,2 milhão de litros de água por hora, tanto na irrigação das lavouras quanto no beneficiamento dos frutos. Gabriel até pensou em expandir a produção de 30 mil caixas por mês, mas está cauteloso, mesmo com a chegada da chuva. “As perspectivas não são de grandes investimentos ainda porque estamos cautelosos em função do cenário que passou”, diz.
Em outra fazenda há 2 mil cabeças de gado. Por conta da estiagem, metade do rebanho precisou ser vendido o ano passado. A silagem, usada para o gado confinado, quase chegou ao fim e foi preciso fazer manejo dos animais para outras propriedades da família onde ainda havia alimento. Mas agora, com a pastagem verde e as barragens cheias, o cenário é ideal para o gado recuperar o peso.
Mariele Caires, dona da propriedade, está otimista quanto aos negócios em 2014, já que há muito tempo não se via tanta chuva na região nestes meses. “Nos deu novas esperanças e novo fôlego para continuar lutando para manter firme o nosso projeto. Estamos com boa expectativa para 2014”, comemora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro