Construção de 4 barragens no Norte de MG deve custar R$ 2 milhões

Representantes da Emater, Sociedade Rural, Sindicado dos Produtores Rurais e Movimento Vidas Áridas estiveram presentes na entrega do projeto à Sedvan (Foto: Nicole Melhado)
(G1) O projeto para a construção de quatro pequenas barragens no Norte de Minas Gerais foi entregue pela  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) à Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte de Minas, Nordeste de Minas (Sedvan) neste sábado (6). O valor das obras é considerado pequeno, somando pouco mais de R$ 2 milhões.
“Nesta semana iniciaremos o prazo da licitação dos projetos. Acreditamos que depois do resultado da empresa vencedora, no mês de agosto, no máximo em setembro, daremos início a estas obras”, afirma o secretário de estado Gil Pereira. 
Para o secretário da Sedevan, as pequenas barragens são muito importantes para trazer mais oferta de água à população, especialmente aos pequenos e grandes produtores rurais. “No leito do Verde Grande, por exemplo, será possível  trazer irrigação, gerar emprego e riqueza para a região. Vamos fazer, juntamente com o Governo Federal, mais de duas mil barraginhas no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Temos a perspectiva de iniciar este trabalho no mês de julho, se estendendo para os anos de 2013 e 2014”. 
Ao todo mais de 200 mil famílias, de sete municípios, começando por Montes Claros, passando por Capitão Enéas, São João da Ponte, Janaúba e parte de Mato Verde, serão beneficiadas.  As quatro barragens serão construídas ao longo do curso do Rio Verde Grande. A primeira será construída perto da região de São Pedro das Garças e atingirá mais de mil hectares; a segunda ficará logo após a junção do Ribeirão do Ouro com o Verde Grande, assim terá um efeito duplo, pois acumulará água em dois rios importantes da região; a terceira ficará logo após o encontro do Verde Grande com o Rio Quem Quem, um rio de calha bastante significativo; e a quarta barragem será construída após a junção do Rio Urutuba com o Rio Verde Grande.
“Tivemos o cuidado de selecionar lugares ecologicamente corretos e em pontos estratégicos, com custo relativamente baixo. Desta forma, este investimento dará grande retorno à produção agrícola regional, uma vez que quase uma centena de quilômetros de água será represada”, explica  o gerente regional da Emater, Reinaldo De Michelli.
Segundo a Emater-MG, o impacto ambiental é considerado baixo, pois a calha hidráulica que será atingida já é a bacia hidráulica que fica cheia nos períodos das enchentes. Ele garante que nenhum produtor rural será desalojado e não haverá problemas para a reprodução dos peixes .
“Temos que defender as barragens de forma que o meio ambiente também seja preservado, mas olhando para a espécie humana em primeiro lugar. Entendemos que a construção dessas barragens venha minimizar os drásticos efeitos da seca em nossa região”, diz o ambientalista Sóteres Magno.
Para os produtores ruais do Norte de Minas, que sofrem com os efeitos da pior estiagem dos últimos 40 anos, o anúncio da construção dessas barragens traz boas perspectivas para recuperar o nível de produção, que em 2012 e 2013 teve um prejuízo de mais de 90%
“A construção dessas barragens trará benefícios enormes para os produtores rurais. Precisamos de mais políticas públicas para o acúmulo de água na região. Temos uma receptação de água razoável, chove relativamente bem, mas essas águas caem nas barrocas, nos riachos, nos córregos, nos rios e vão para o mar. Temos que segurar essas águas aqui, e uma das formas é a construção de barramentos”, diz o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Ricardo Laughton.  
Para o representante dos produtores rurais, a construção de barragens entre barracos, as chamadas barragens afogadas, são ideais para a região, pois não inundam áreas produtivas e acumulam água por uma grande extensão, sem que haja recuo. “Espero que estas barragens sejam as primeiras construídas, das centenas que o Norte de Minas necessita”.
A fim de minimizar o sofrimento dos moradores da região, o Governo Estadual anunciou que, em parceria com o Governo Federal, entregará a todos os municípios do semiárido, que foram decretados estado de emergência, carros pipa para atender toda comunidade da zona urbana e rural ainda no mês de julho.

Vidas Áridas
Os idealizadores do Movimento Vidas Áridas, os jornalistas Délio Pinheiro e Geraldo Humberto, apoiaram o projeto de construção das barragens e acompanharam a entrega à Sedvan. O movimento busca fomentar debates sobre a seca e apresentar soluções para as cidades mais atingidas no Norte de Minas Gerais.
“A Inter TV está apoiando este movimento fantástico e a construção dessas barragens é fruto desse trabalho. O Vidas Áridas é uma bandeira astiada. Então, estaremos permanentemente levando as notícias, trazendo, cobrando e apoiando, essa é nossa função. A televisão será um veículo de mobilização", salienta o diretor da Inter TV, Fábio Braidatto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos