Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 29 de julho de 2017

Jovem de 20 anos é assassinado a tiros em Várzea da Palma

Um jovem de 20 anos foi assassinado com vários tiros em Várzea da Palma, nessa sexta-feira (28). A esposa da vítima disse à PM que eles estavam em casa, quando o marido foi chamado para ir até a residência de um amigo, no Bairro Pedras Grande, onde ocorreu o crime.

A mulher contou ainda que achou a situação estranha e foi ao local em busca do marido. Ao chegar no imóvel, ela disse que foi perseguida por um dos homens armados e conseguiu se esconder em uma casa após pular muros.

O corpo da vítima foi encontrado pela polícia dentro do imóvel no Bairro Pedras Grande. A perícia foi acionada e constatou 16 perfurações. Segundo a polícia, havia várias marcas de tiros no quarto da casa.

Os suspeitos do homicídio fugiram e ainda não foram presos. De acordo com a PM, eles têm passagens por tráfico de drogas, roubo e furto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Homem é preso suspeito de abusar da filha, de 9 anos, em Varzelândia

Um homem de 38 anos foi preso, na noite dessa quinta-feira (27), suspeito de abusar da filha, de 9, e agredir o filho, de 11, em Varzelândia, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o primeiro abuso aconteceu na última quinta-feira (20) e se repetiu nessa terça-feira (25). O caso foi denunciado à polícia pela mãe das crianças, de 44 anos.

“Os abusos aconteciam com carícias; o pai beijava a menina e passava a mão nas partes íntimas dela. Na primeira vez, a mãe orientou o irmão a não deixar a irmã sozinha. Na segunda, a mãe voltou da escola, onde estuda a noite, e, após saber do ocorrido, houve uma discussão e eles foram expulsos de casa e dormiram na vizinha. Depois, o serviço social da cidade providenciou hospedagem e alimentação. Após a prisão, a família voltou para a casa”, explica o delegado Fernando Santos Elias.

Ainda segundo o delegado, o menino de 11 anos foi agredido com chineladas. “No último abuso, o homem e os filhos estavam em casa assistindo televisão; ele tentou passar a mão na filha debaixo das cobertas e mandou o filho subir para o quarto. Como a criança percebeu a intenção do pai, ficou tentando proteger a irmã e a chamou para brincar. O pai subiu até o quarto e bateu nele com chineladas no rosto e peito, que deixaram marcas”, detalha.

O homem foi preso em um bar no Centro da cidade e está no Presídio de São João da Ponte. De acordo com a PC, ele é acusado de estupro, ameaça e lesão corporal.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Municípios ganham medicamentos doados através de parceria entre AMAMS e Marinha do Brasil


Através de uma parceria, a Marinha do Brasil fez doação de 148.500 comprimidos de medicamentos aos municípios da área mineira Sudene, repassados à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, através do Consórcio Intermunicipal Inframinas. Esse lote de doações, conta com três tipos de medicamentos: o ansiolítico Diazepam; o analgésico Paracetamol e o antiviral Aciclovir, que é principalmente usado no tratamento de herpes. Todos estes medicamentos são produzidos pelos Laboratórios Farmacêuticos da Marinha, no Rio de Janeiro e que agora serão distribuídos aos municípios, para posteriormente chegar às comunidades carentes. Essa é a primeira vez que a Marinha do Brasil faz esse tipo de doação na área mineira da Sudene.

Os medicamentos chegaram à sede da AMAMS na quinta-feira e o presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, solicitou que fosse feito um planejamento de distribuição entre os municípios associados. A doação é uma iniciativa da AMAMS e teve início devido o fato de que a Prefeitura de Bonito de Minas compra vários medicamentos junto a Marinha do Brasil, por causa dos preços mais baixos, além da agilidade na entrega. No mês de junho a AMAMS tomou conhecimento de que a corporação militar tinha vários medicamentos que poderiam ser doados aos municípios.

Porém, um dos critérios para a doação realizada pela Marinha é de que o município interessado recolhesse o produto no Rio de Janeiro. A AMAMS então propôs tomar essa medida, desde que fosse uma doação em alta escala para justificar essa logística. A Marinha do Brasil aprovou a proposta e liberou 89.500 comprimidos de Paracetamol; 50.000 de Diazepam e 10.000 de Aciclovir. A doação dos medicamentos foi uma iniciativa do presidente da AMAMS, José Reis Nogueira de Barros e o diretor técnico Raphael Castro Mota. José Reis explica que abriu-se uma porta para as Prefeituras do Norte de Minas aderirem a ata de preços da Marinha do Brasil e com isso, comprarem medicamentos com preços mais baratos; e sempre uma vez por ano, pedir as doações, para que possam ser distribuídas aos carentes. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito de Catuti, José Barbosa (Zinga), esteve na AMAMS e recebeu medicamentos para que sejam distribuídos em seu município.

Ascom | AMAMS

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Em Janaúba, suspeitos de tentativa de homicídio e latrocínio são presos durante operação

Operação cumpriu mandados de prisão em Janaúba

Dois homens foram presos durante uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (27). Segundo informações da PC, um dos presos é suspeito de uma tentativa de homicídio na quinta-feira (20); ele teria, juntamente com dois comparsas, levado a vítima para uma emboscada, na rodovia MG-401.

Ainda segundo a polícia, a vítima aceitou acompanhar os três homens e seguiram de carro em direção à cidade de Verdelândia. Quando o veículo parou, o suspeito preso nesta quinta sacou a arma e efetuou os disparos. A vítima conseguiu correr e se esconder no mato, mesmo ferida. A motivação do crime seria uma dívida referente à venda de uma televisão; o mandante do crime já havia sido preso na sexta-feira (21).

O outro mandado de prisão foi contra um suspeito de latrocínio em Janaúba. De acordo com a Polícia Civil, antes de matar a vítima, no dia 04 de março de 2017, os criminosos roubaram dinheiro e um aparelho telefônico, e logo depois atiraram pelo menos seis vezes.

Os dois suspeitos foram encaminhados ao presídio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AMAMS participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene e tem propostas atendidas


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, conseguiu a inclusão do item de vulnerabilidade social nos critérios para definir o semiárido. O presidente da entidade, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, participou da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada em Recife na manhã dessa quinta-feira, dia 27 de julho. O governador Fernando Pimentel, de Minas Gerais, também participou da reunião, quando pediu ao Ministério da Integração Nacional e a Sudene mudanças e maior prazo na resolução que pretende promover alterações no semiárido. A AMAMS tem cadeira no Conselho Deliberativo - CONDEL, indicada pela Associação dos Municípios Brasileiros.

O governador Fernando Pimentel falou em nome de Minas Gerais, quando pediu a revisão de parte da resolução que define os critérios do semiárido e ainda maior prazo para serem realizados os estudos e propostas mudanças. Pimentel mostrou ao ministro Helder Barbalho e ao superintendente da Sudene, Marcelo Neves, que não pretendia discutir os estudos técnicos, mas apenas buscar uma solução que permita aperfeiçoar. O ministro lembrou que as mudanças que vierem a ser realizadas serão em 2021, mas isso passará pelo CONDEL e ainda pelos Estados e que o Governo Federal não sinalizou qualquer interesse de retirar municípios, mas apenas a ONU e Unesco que pedem a cada 10 anos, novos estudos.

O presidente da AMAMS, José Reis Nogueira Barros reforçou o pedido do governador mineiro e lembrou que os critérios usados para mudar o semiárido são de aridez, chuvas acima dos 800 milímetros por ano e unidades geossistémicas, que acabam provocando um conflito e divergência, pois tem locais com baixas chuvas e que estão no semiúmido. Por isso, propôs a criação de uma equipe de trabalho com a participação do Estado, para que seja feito um levantamento da situação de vulnerabilidade social. Ele lembra que se usado isso, os 50 municípios mineiros e os quatro do Piaui poderão ser atendidos e continuar no semiárido. O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, referendou a proposta.

Ainda na reunião, a AMAMS propôs que a Sudene realizasse a sua reunião do Conselho Deliberativo em Minas Gerais, pois faz 30 anos que isso não ocorre. O ministro Helder Barbalho apoiou a iniciativa e propôs que fosse realizado o sorteio entre os Estados que estão na jurisdição da Sudene, quando a Paraíba foi escolhida. “Temos que comemorar, pois com a nossa provocação, sabemos que Minas Gerais sediará uma das reuniões da Sudene. Só para termos visão da iniciativa, a última em Montes Claros ocorreu em 1988, quando o então governador de Alagoas, Fernando Collor, se lançou candidato a Presidente da República” – explica José Reis.

Também na reunião do CONDEL, o presidente José Reis agradeceu ao ministro Helder Barbalho o apoio para que o Governo publicasse a Resolução 4.591, que permitiu a renegociação das dívidas rurais contraídas até 31 de dezembro de 2016, mas alertou que é necessário o Governo Federal publicar uma Medida Provisória para determinar que a renegociação seja obrigatória, coisa que a resolução não disciplina. Com isso, tem instituições que não tem feito a renegociação.



Ascom | AMAMS

Em Serranópolis de Minas criminosos explodem caixa eletrônico

Local está isolado para perícia

Cerca de quatro criminosos armados explodiram o caixa do posto de atendimento de um banco em Serranópolis de Minas, na madrugada desta quinta-feira (27). O crime foi no Centro da cidade e a agência ficou completamente danificada.

De acordo com a Polícia Militar, ainda não se sabe se os bandidos conseguiram levar algum valor e o local está isolado para perícia. A polícia suspeita que os bandidos fugiram em dois carros sentido Riacho dos Machados.

Militares das cidades da região fazem rastreamento, mas até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AMAMS conquista mais uma vitória na renegociação das dívidas rurais


O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, comemorou ontem de manhã a decisão do Banco Central de ampliar a renegociação das dívidas rurais para os produtores que contraíram empréstimos de 2012 a 2016. Ele afirma que acima de tudo, a Resolução 4.591 de 25 de julho de 2017, alivia o homem do campo da área mineira da Sudene, que vem sofrendo com as constantes secas dos últimos sete anos. “Desde o início desse ano, quando reunimos as entidades de classe, essa demanda foi levantada. A vinda a Montes Claros do ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, rendeu essa negociação” – explica José Reis.

A princípio, o Banco Central tinha renegociado as dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2011. Agora, seguiu para os anos complementares. José Reis explica que essa nova renegociação demonstra a importância do Norte de Minas se unir em todas das grandes causas, pois a AMAMS, a Associação dos Sindicatos Rurais da Área Mineira da Sudene, Sociedade Rural e a bancada de deputados do Norte de Minas concentraram seus esforços e ainda consolidou o apoio da bancada do Nordeste brasileiro, assegurando essa conquista” – destaca o dirigente. Ele propõe que as entidades de classe da área mineira da Sudene continuem unidas, em torno desses grandes projetos de interesse da região.

No mesmo dia o Ministério da Integração Nacional publicou a Portaria 104, onde a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece os decretos de Situação de Emergência de 151 municípios mineiros, sendo 84 do Norte de Minas. O secretário nacional Renato Newton Ramlow esteve em Montes Claros, acompanhando o ministro Helder Barbalho, quando recebeu o apelo da AMAMS, para acelerar esses decretos. Com isso, os 84 municípios poderão receber a assistência do Governo Federal, como caminhões-pipas, cisternas, cestas básicas e outras medidas para aliviar o drama causado pela seca.

Ainda nessa quinta-feira a AMAMS participa oficialmente da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, em Recife, onde o presidente José Reis é membro, representando o movimento municipalista. O secretário estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, Epaminondas Miranda, representará o Estado no evento. Na pauta, a moção apresentada pelo Estado para que o Governo Federal inclua as obras das barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) e com isso, tenha recursos no orçamento de 2018.



Ascom | AMAMS

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Motorista fica ferido após cegonheira tombar na BR-251, em Grão Mogol

Vários veículos se desprenderam da carreta

Um homem de 39 anos ficou gravemente ferido em um acidente nesta quarta-feira (26) na rodovia BR-251, em Grão Mogol. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima conduzia uma carreta cegonheira que tombou próximo ao KM-425, no povoado de Barrocão.

Os militares afirmam que o veículo seguia em direção à cidade de Teresina (PI) quando aconteceu o acidente. O motorista ficou preso às ferragens da cabine e foi retirado pelos militares. Ele apresentava ferimentos graves no pé esquerdo, traumatismo cranioencefálico e escoriações. Os militares afirmam que mesmo com o quadro clínico a vítima estava consciente e orientada.

Uma equipe do Samu ajudou no socorro ao motorista e o encaminhou a um hospital. Vários carros que estavam na cegonheira ficaram espalhados na pista, que chegou a ficar interditada por mais de duas horas, provocando um congestionamento de aproximadamente seis quilômetros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 25 de julho de 2017

Motociclista morre em acidente na MG-122, próximo à Capitão Enéas

Motociclista morre em acidente na MG-122, próximo à Capitão Enéas

(G1) Um homem de 67 anos morreu em um acidente na tarde desta terça-feira (25) na rodovia MG-122, próximo à Capitão Enéas, no Norte de Minas. A vítima estava em uma motocicleta que bateu de frente com um carro, próximo ao km-197.

Segundo as informações do Samu, o motociclista teve traumatismo craniano grave e faleceu no local. Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual também foi acionada.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Em Janaúba, homens são presos com tamanduá abatido e quatro cães caçadores

Cães estavam no bagageiro do carro e eram utilizados em caças

Com os dois homens, a polícia
apreendeu um tamanduá mirim abatido
Dois homens, de 47 e 52 anos, foram presos suspeitos de matarem animais da fauna silvestre sem autorização ambiental, em Janaúba, nesse domingo (23). Com eles, a Polícia Militar apreendeu quatro cães, utilizados em caça, e um tamanduá abatido.

Os suspeitos disseram à polícia que não utilizam armas durante as caças, apenas cães e armadilhas. A abordagem foi durante uma fiscalização de caça predatória na região de Vila Nova dos Poções. No carro onde eles estavam, a polícia apreendeu facão, lanternas, roupas de camuflagem e armadilhas para captura de animais pequenos.

Eles foram autuados em R$ 1.614,76, cada um, e conduzidos à delegacia com os materiais apreendidos. Os cães foram entregues a uma testemunha e o carro em que eles estavam foi removido ao pátio credenciado ao Detran.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba, rapaz é assassinado com 15 tiros nas costas

Um jovem, Emerson Francisco dos Santos de 22 anos foi assassinado com cerca de 15 tiros nas costas, na madrugada desta segunda-feira (24), em Janaúba. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, moradores disseram que viram alguns homens nas proximidades do Conjunto Residencial Clarita. A Polícia Civil irá investigar o caso e a motivação é desconhecida.

A polícia chegou ao local do crime depois de uma denúncia anônima. O Samu e a perícia foram acionados. O corpo da vítima foi liberado para o IML da cidade e até o momento ninguém foi preso.

Com mais esse assassinato Janaúba chega ao 33º homicídio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 23 de julho de 2017

Em MG, pedagoga é presa por injúria racial após chamar segurança de hospital de 'macaco' e negro

(G1) Uma pedagoga foi presa por injúria racial em Montes Claros, nessa sexta-feira (21). De acordo com a Polícia Civil, ela ofendeu um segurança de um hospital e o chamou de ‘macaco’ e negro durante um atendimento. A ocorrência foi registrada nessa sexta-feira (21).

A delegada responsável pelo caso explicou que a pedagoga chegou ao hospital com um filho adolescente passando mal. Um outro filho dela, que é acadêmico de medicina, acompanhou o atendimento. “Ela também pediu para entrar alegando que o filho estava na condição de acadêmico, o segurança não deixou porque é permitido a entrada de apenas um acompanhante. A mulher ficou exaltada e chamou o segurança de macaco e negro”, disse a delegada Maria Angélica Fernandes Almeida Prado.

O segurança acionou a polícia e fez uma representação por injúria racial contra a mulher. Segundo a delegada, a pedagoga foi autuada em flagrante e liberada após pagar fiança de R$ 1 mil, mas vai responder pelo crime em liberdade. “O segurança e a enfermeira, que testemunhou o crime, foram ouvidos e na próxima semana, outras pessoas também serão ouvidas”, conclui a delegada.

O G1 não conseguiu falar com a assessoria do hospital.