Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 5 de abril de 2014

Imagens da semana

Agressão ao meio-ambiente: Arvores na Avenida do Comércio em Janaúba, que além de terem os galhos podados tiveram as folhas arrancadas.

Fatalidade: Acidente próximo a colonização II em Nova Porteirinha 05/04/14
Negligência: Segundo a filha desta senhora que aparece na foto, sua mãe teve a perna amputada por negligência. A informação que foi repassada da conta que a senhora é de Janaúba e o procedimento foi feito no Hospital Regional de Janaúba. O atendimento foi no mês de fevereiro deste ano.

Criminosos invadem Fórum e levam armas no norte de Minas

Somente na segunda-feira (8) será possível levantar o armamento levado da cidade de 15 mil habitantes
(R7) Pelo menos dois homens invadiram o Fórum de Grão Mogol, no norte de Minas, e roubaram revólveres e munições da sala destinada a materiais apreendidos que servem como prova judicial. Espingardas e produtos eletrônicos não foram levados pelos criminosos.
Consta no boletim de ocorrência que o vigilante do Fórum, responsável pela guarda dos materiais, afirmou que a invasão ocorreu na madrugada de sexta-feira (4). Ele afirmou à Polícia Militar que a quantidade de armas levadas só poderá ser confirmada na segunda-feira (8). Outro funcionário disse à PM que o alarme de emergência soou, mas estava com o telefone desligado e só recebeu a mensagem no dia seguinte, quando chegou para trabalhar.
Os criminosos entraram no Fórum pelo telhado. Eles retiraram algumas telhas e quebraram o forro de PVC do teto para acessar a sala das armas.
Nos fundos do Fórum há uma casa onde não há moradores que pode ter sido usada pelos criminosos para invadir o local. Os policiais encontraram pegadas no muro da casa, o que pode indicar o caminho usado pelos assaltantes para fugir.
Nenhum funcionário do Fórum ou do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi encontrado neste sábado (5) para falar sobre a invasão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ataque à agência bancária danifica seis caixas eletrônicos em Pirapora

A agência do banco do Brasil em Pirapora, no Norte de Minas, foi atacada por um grupo de bandidos na madrugada deste sábado. Foram destruídos totalmente dois caixas eletrônicos e mais quatro ficaram danificados na agência, localizada no centro da cidade. 
De acordo com informações da PM o ataque ao banco ocorreu por volta das 4h da manhã e teria sido praticado por três homens, que estavam em carro pequeno de cor prata. A polícia faz um cerco em toda região na tentativa de prender os suspeitos, que teriam fugido em direção ao município de Ibaí. 
Ainda não foi revelada a quantia levada. A explosão foi de grande impacto e causou uma grande abertura na parede do prédio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Nove pessoas ficam feridas em acidente de ônibus clandestino que saiu de Rio Pardo de Minas

Veículo bateu em um barranco e tombou na rodovia mineira
Um grave acidente de um ônibus deixou nove pessoas feridas, entre elas três crianças, na madrugada desta sexta-feira (4), na MG-428 em Sacramento, no Alto Paranaíba.
Segundo com a Polícia Militar Rodoviária, o veículo fazia transporte clandestino.
O acidente aconteceu por volta de 1h30 quando o ônibus que saiu de Rio Pardo de Minas seguia para São Paulo. O motorista contou aos policiais que o ônibus perdeu os freios. Nesse momento, o condutor também perdeu o controle da direção, atravessou a pista, bateu em um barranco e, em seguida, tombou.
Ao todo, dez pessoas estavam no veículo. Os seis adultos e as três crianças de 5,8 e 10 anos foram socorridos e levados para a Santa Casa de Misericórdia da cidade. O estado de saúde dos feridos é estável.
Após receber alta médica, o motorista será encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Quadrilha é presa por revenda ilegal de combustível em Joaquim Felício

Este é o ponto às margens da BR-135 onde a quadrilha atuava. (Foto: Jucilene Magalhães)
(G1) Quatro homens foram presos em flagrante na BR-135 próximo à cidade de Joaquim Felício, no Norte de Minas Gerais, na tarde dessa quinta-feira (03). Segundo a Polícia Civil de Buenopólis (MG), eles são suspeitos de comercialização ilegal de combustível,tráfico de drogas e formação de quadrilha. Um quinto suspeito está foragido.
A investigação já acontecia há um ano e através de denúncia anônima, os policiais chegaram até um bar na beira da estrada entre as cidades de Joaquim Felício e Buenopólis. No local foi flagrado um motorista que vendia combustível para a quadrilha e esta revendiam para a população local. Os principais compradores eram caminhoneiros e produtores rurais.
Entre os suspeitos havia um rapaz que completou 18 anos no último mês. De acordo com a delegada que coordenou a operação, Ione Moreira, um dos presos e o foragido já tinham passagens pela polícia.
Material que estava em posse dos suspeitos que foi
apreendido pela PC. (Foto: Jucilene Magalhães)
“Os indivíduos não apresentaram resistência, mas tentaram evadir do local, sem sucesso. O rapaz de 18 anos confessou toda a situação.Trata-se de uma quadrilha de três pessoas realizando comércio ilegal de combustível e drogas. Dos três integrantes, dois já tinham ficha criminal e o terceiro nada constava. O menor era instrumento da facção para a comercialização do material”, afirma a delegada.
Após revista no local, foram apreendidos 19 galões de combustível entre diesel e gasolina, totalizando 480 litros. Além de 11 papelotes de cocaína, R$ 4.187, sete celulares, um caminhão baú e dois carros. Produtos como arroz, feijão, leite em pó, bebidas e cigarro também foram levados para a delegacia. Há a suspeita de que sejam fruto de carga roubada.
Os recipientes que restaram foram danificados para
dificultar a comercialização.(Foto:Jucilene Magalhães)
Os indivíduos estão presos na cadeia de Buenopólis. O motorista do caminhão será indiciado por venda ilegal de combustível. O menor será indiciado pelo mesmo crime, além de tráfico de drogas. Os demais responderão por estes crimes e também por formação de quadrilha. O foragido é Rafael Henrique da Costa de 24 anos, natural de Paraopeba, suspeito de ser o líder do grupo.
Nesta sexta-feira (4), menos de 24 horas após a operação, a reportagem do G1 acompanhou os policiais até o local  que servia como ponto de apoio do bando e  encontrou mais produtos. O local  estava  todo revirado. A polícia desconfia que o foragido continua agindo, mesmo com a prisão dos comparsas. Foram encontrados três novos galões de combustível e outros dois com amônia - usada no processamento da cocaína - além de um funil improvisado.
Os 130 recipientes vazios que ficaram no local foram danificados para dificultar a comercialização.

Carreta carregada de etanol tomba na na BR- 365 e motorista fica ferido

Carreta tombou na BR-365, próximo a Montes Claros. (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(G1) Um homem, de 33 anos, ficou ferido em um acidente no fim da tarde desta sexta-feira (4) na BR-365, próximo a Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Uma carreta carregada de etanol, que seguia sentido Pirapora a Montes Claros, tombou na pista e parte da carga vazou. A área teve de ser interditada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta relatou que chovia na hora do acidente. “Ele informou que perdeu o controle da direção antes da entrada da ponte e para evitar que caísse na barroca, jogou o veículo contra o barranco”, afirma o sargento dos Bombeiros Érico Braga.
O motorista foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência e encaminhado com ferimentos leves para a Santa Casa de Montes Claros.
Uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente foi até o local para inspecionar a área.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Governo de Minas adquire terreno para o Centro Socioeducativo em Janaúba

(ASCOM Janaúba) Depois de três anos de muito trabalho, o Centro Socioeducativo de Janaúba será uma realidade. O deputado estadual Luiz Henrique, que em abril de 2011 apresentou um requerimento na Assembleia, solicitando a instalação do Centro em Janaúba, comemorou esta conquista, resultado de um trabalho incansável ao longo destes anos.
“Desde quando recebi uma comitiva de Janaúba composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícias Militar e Civil, Consórcio União Serra Geral, da Justiça e do Ministério Público, Conselho Maçônico de Segurança Pública, Consep, Acijan, Apae, OAB, Rotary, Lions, dentre outros, preocupada com o aumento da criminalidade envolvendo crianças e adolescentes no município e na Serra Geral, decidi que o Centro Socioeducativo de Janaúba seria uma bandeira defendida por mim até o fim”, lembra.
Nesta quinta-feira (03 de abril, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, na presença do deputado Luiz Henrique e do prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, autorizou a compra do terreno onde será instalado o Centro e anunciou que as obras devem começar em breve, pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais.
“No último dia 26 de março, já tinha sido publicado o Decreto do Governador Anastasia que autorizou a desapropriação do terreno bem como todas as adequações e benfeitorias que se fizerem necessárias à instalação do Centro e agora com a aquisição do terreno, vamos batalhar pela agilização das obras”, garantiu o secretário.
Dentre os 10 Centro Socioeducativos previstos para serem instalados no Estado, o de Janaúba é o primeiro a se tornar realidade. “Devemos esta conquista ao esforço contínuo do deputado Luiz Henrique e sua equipe que batalharam junto à secretaria e ao Governo de Minas para viabilizar e concretizar esta promessa feita ao município”, afirmou o prefeito de Janaúba.
O secretário de defesa afirmou ainda, que até o final do ano serão instaladas as 16 câmeras de videomonitoramento do Olho Vivo, alvo também de requerimento do deputado, em atendimento à demanda do município. “Acredito que o videomonitoramento do Olho Vivo será uma ferramenta importante para a prevenção e repressão da criminalidade, que aliado ao Centro Socioeducativo e à outras ações vão reduzir os índices de violência que vêm sendo registrados em Janaúba”, concluiu o deputado.
O Centro Socioeducativo para internação de adolescentes autores de ato infracional é um núcleo onde são desenvolvidas atividades que visam a inserção dos adolescentes em atividades sociais, escolares, esportivas e de lazer, além das aulas regulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já o Projeto Olho Vivo consiste no videomonitoramento de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas em regiões com altos registros de ocorrências de criminalidade, que reduz de 30% a 40% os roubos nas áreas onde é instalado.
Estavam presentes à reunião com o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o deputado estadual Luiz Henrique, seu assessor Paulo André Nunes, a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio, o Gerente de Projetos Estratégicos, Bernardino Soares, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o chefe de gabinete Eduardo Aguiar, o representante da Acijan, Renaldo Arley, o presidente da Fruitvale, Ronald Brito e o diretor Vicente de Paula Pereira.

UM MARCO NA HISTÓRIA DE JANAÚBA

(Por Luiz Cabrine) Um marco na história do município de Janaúba, que merece ser celebrado por toda sociedade, especialmente pela classe educadora, estudantil local e da região. Assim, pode ser definido o dia 31 de março de 2014 quando, oficialmente a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) iniciou as aulas de seus cursos de graduação no município.
Para coroar o dia histórico, a universidade preparou uma solenidade especial de recepção aos ingressantes da UFVJM, Campus Janaúba, primeiro semestre de 2014. O evento aconteceu na sede do CAIC, situado no bairro Veredas, pela manhã, e foi prestigiada por autoridades, universitários, imprensa entre outros convidados, caso do prefeito janaubense, Yuji Yamada, o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo de Almeida, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e coordenador de implantação do campus de Janaúba, professor Cristófaro Silva, pró-reitor de graduação, professor Valter de Andrade Júnior, a pró-reitora de extensão e cultura, professora Ana Catarina, o pró-reitor de assuntos comunitários e estudantis, Herton Helder Rocha, do campus Janaúba e dos primeiros alunos da UFVJM na cidade.
Na oportunidade foi feita a apresentação do curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia aos universitários ingressantes na referida universidade e à sociedade gorutubana. O momento histórico também serviu para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos aos novos universitários.
A vinda da universidade para Janaúba representa a realização de um sonho de inúmeros estudantes que antes, eram obrigados a buscar os cursos ofertados em outras cidades.
No total, 143 estudantes se matricularam até o momento. Na próxima chamada, mais 53 alunos deverão, também se matricularem e garantir vaga na UFVJM.
O início das aulas no campus da UFVJM no Caic representa, na verdade um divisor de água no município, ou seja, duas realidades distintas: a de antes e a de depois da universidade. Isso significa que, Janaúba dá mais um importante passo rumo à consolidação como novo município, polo em educação e conhecimentos na região Norte de Minas, posição que, atualmente é liderada por Montes Claros.
Em fase de implantação no município janaubense a UFVJM já é uma realidade, e graças ao empenho do prefeito Yuji Yamada, da secretária municipal de Educação, Maria Marta, enfim, de toda sua equipe de governo, possibilitou o investimento de recurso na execução da obra de adequação das instalações do Caic o que permite o funcionamento da universidade na cidade, de forma temporária, já que as obras do pavilhão de aulas e a biblioteca da universidade se encontram em andamento, com conclusão prevista para os próximos meses, segundo representantes da UFVJM.
As futuras instalações do campus da UFVJM de Janaúba estão localizadas em uma área às margens da BR-122, saída para Montes Claros.

AUTORIZAÇÃO
A autorização para criação, instalação e o funcionamento da UFVJM em Janaúba, partiu da presidente do Brail, Dilma Roussef, em atendimento ao pedido do então prefeito, José Benedito Nunes Neto (PT), por intermédio do deputado federal, Leonardo Monteiro (PT). O ato da presidente é resultado do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior no Brasil, do governo federal. No entanto, o processo de implantação e apropriação dessa conquista ocorre na gestão do atual prefeito, Yuji Yamada (PRP) que não tem medido esforços, e tem trabalhado muito, para que essa realidade seja concretizada o quanto antes. O prefeito bem como toda a sua equipe, que compõe a administração “Novos Caminhos” tem dedicado total e irrestrito apoio a esse relevante projeto educacional.
Com o início das aulas da UFVJM e a implantação do campus Janaúba, o município, passa a destacar ainda mais na microrregião da Serra Geral de Minas, como polo irradiador de conhecimentos. Assim, detém um cenário favorável à educação, geração de emprego e renda, aliados fundamentais para o processo de crescimento e desenvolvimento que irá projetar Janaúba como uma cidade de futuro, com oportunidades de formação de novos cidadãos, profissionais nas diversas áreas do conhecimento, o que tornará o município especializado na prestação de serviços.

Incêndio danifica usina e prejuízo chega a R$ 500 mil em Mato Verde

Produtores perderam algodão que estava na usina (Foto: José Tibúrcio )
Um incêndio destruiu parte da usina de algodão localizada em São João do Bonito, distrito de Mato Verde, no Norte de Minas Gerais, na madrugada desta sexta-feira (4). A estimativa é de que os prejuízos cheguem a R$ 500 mil, entre a mercadoria que estava estocada no local e os equipamentos que foram danificados.
De acordo com o José Tibúrcio de Carvalho, coordenador do projeto de Retomada do Algodão no Norte de Minas, 60 famílias trabalham na usina desde 2006. O incêndio foi percebido durante a madrugada, os produtores tentaram apagar o fogo com mangueiras e baldes.
Ainda segundo José Tibúrcio, não é possível dizer o que teria causado o incêndio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Dois homens são vítimas de tentativa de homicídio em Janáuba

Dois homens foram surpreendidos com vários disparos de diversos calibres e não foram atingidos no fim da tarde desta quarta-feira (02) no Bairro Cohab em Janaúba.
De acordo com a Polícia Militar, outros dois indivíduos parentes da vítima chegaram ao local e os militares perceberam um volume na cintura dos rapazes. Os militares realizaram buscas e encontrou armas e munições.
Segundo a PM, com eles foram encontrados três revólveres de calibre 38 e uma espingarda, além de várias munições e dois veículos possivelmente utilizados durante o crime. Os suspeitos foram encaminhados ao Depol, juntamente com o material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Motorista que seguia para Janaúba morre na MGC-122

Um homem de 67 anos morreu e uma mulher ficou ferida após se envolverem em um grave acidente na MGC-122, em Francisco Sá, no norte de Minas, no final da noite dessa quinta-feira (3).Segunda a PM eles seguiam para Janaúba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um Gol, placa HKU-5929, e um caminhão baú, placa EHH-7758, bateram na altura do km 197.
Segundo os bombeiros, a vítima fatal, Milton José Ruas, ficou presa às ferragens e morreu na hora. Já outra vítima, Maria Margarete Moreira de Freitas, foi retirada das ferragens com vida e encaminhada o hospital pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A causa do acidente é desconhecida e será investigada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Em Jaíba, dona de casa tenta matar marido com golpe de foice

Uma mulher é procurada pela Polícia Militar após tentar matar o marido com um golpe de foice, nessa quarta-feira (2), em Jaíba, no Norte de Minas.
Segundo a corporação, a tentativa de homicídio aconteceu na casa do casal na Vila NH1, na zona rural da cidade conhecida como Projeto Jaíba. Durante uma briga, que teria sido motivada por ciúmes, Rivaneide Pereira Xavier pegou a ferramenta e atingiu a cabeça do companheiro.
Walter Correia dos Santos, de 31 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro, mas, devido à gravidade do ferimento, teve que ser transferido para um hospital de Montes Claros.
Ainda de acordo com a polícia, os dois não tinham antecedentes criminais. O caso foi registrado na delegacia do município.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Acidente entre carro e caminhão deixa um morto e três feridos no norte de Minas

(R7) Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas após sofrerem grave acidente na manhã desta quinta-feira (3), no trevo que dá acesso ao município de Olhos D’Água, no norte de Minas.
De acordo com a assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte, um carro que seguia no sentido Olhos D’Água invadiu a contramão e bateu na lateral de um caminhão.
Das quatro pessoas que estavam no carro, uma passageira do banco traseiro, morreu na hora. As outras três foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao hospital de Bocaiuva. Zenita Inácia Pereira, de 57 anos e que conduzia o carro, e Ronilde Pereira Oliveira, de 77, tiveram ferimentos leves. A outra passageira, Silvana Inácia Pereira Alves, de 47 anos, ficou gravemente ferida. Já a vítima fatal é Jair Isaías de Oliveira, de 80 anos. O caminhoneiro saiu ileso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Presença de Global em Janaúba é destaque na região

Um dos maiores nomes do humor brasileiro estará no dia 12 de abril em Janaúba, para uma apresentação inédita. Como de tradição o espetáculo será no Centro Cultural do Sindicato Rural, que além da presença do global também terá a apresentação da revelação do humor norte-mineiro Nando Coelho, com seu consagrado Stand Up. O evento terá incio as 20 horas, com a abertura de Nando Coelho e em seguida Papudim fechará a noite com o melhor do humor. Os ingressos para o show podem ser adquiridos na Drogaria Minas Brasil de Janaúba a preço promocional de R$20,00,  com direito a concorrer a uma cesta recheada de produtos da drogaria que será sorteada no dia do show.
Bené Barbosa, hoje mais conhecido como “Papudim” (um de seus personagens), é um comediante nascido em Sobral - CE. Os primeiros sinais de que Bené possuía o dom de fazer comédia apareceram bem cedo. Ele ainda era uma criança quando começou a fazer imitações dos personagens do programa humorístico “A praça é Nossa”. No ano de 1980, foi morar no Rio de Janeiro para fazer cursos de teatro. 
Papudim e Faustão
Em 2002, a convite do humorista Zeca Estrada, na época conhecido como “Pabeção”, participou de um festival de piadas, conseguindo conquistar o segundo lugar. Foi ali que “Papudim”, o bêbado intelectual, começou a ganhar forças. Em 2005 recebeu um convite de Nonato Albuquerque e estreou no programa “Botando Boneco” (na TV Jangadeiro), no qual atuou durante dois anos junto com Augusto Bonequeiro, Hiramisa Serra e Rogério Ribeiro. 
Na sequência, em parceria com Gil Soares, Bené escreveu, produziu, dirigiu, atuou e editou o quadro “Os Malas”, líder de audiência do programa “Na Boca do Povo”, também da TV Jangadeiro. O sucesso foi tanto que foram obrigados, em 2006, a montar o espetáculo Cassaco e Caboré no país dos malas, um dos mais assistidos no Teatro do Humor cearense.
Bené participou do programa “Vila do Riso”, em 2006, a convite do amigo João Netto, criador do personagem Zé Modesto. Os dois juntos montaram um dos quadros de maior audiência do programa humorístico, os filósofos Sócrates e Papudim. Na internet, até hoje o quadro é um dos mais acessados.
Entre os anos de 2004 e 2007 o humorista dedicou bastante do seu tempo a programas de rádio na Rádio Jangadeiro FM: criou, Produziu e atuou em “A Turma do Mungango”, uma salada de programas que tinha piadas, entrevistas, curiosidades, paródias e variedades. Em 2004, junto com Mixirico, Oscabrito e Ruanito, montou e atuou na comédia produzida e dirigida por Zhélio “BAR ZIL A COMÉDIA”, o espetáculo de humor mais elogiado dos últimos anos no Ceará. Em 2008 o humorista participou do quadro “Quem Chega Lá” no programa “Domingão do Faustão”, na TV Globo. Suas aparições foram tão marcantes que já na terceira apresentação foi contratado pela emissora.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Idosa está há uma semana em uma maca nos corredores da Santa Casa

(G1) Parentes de uma paciente de 75 anos, internada na Santa Casa em Montes Claros, gravaram um vídeo em que mostra a idosa em uma maca nos corredores do hospital. Ela veio de São João do Paraíso, também no Norte de Minas, para tratar de um câncer e está no hospital há uma semana.
Mesmo com as condições inadequadas, o filho da idosa acompanhava o tratamento. Mas, na manhã desta quarta-feira (2) a direção do Pronto Socorro informou que ele não poderia mais acompanhar a paciente. De acordo com a família, o motivo é a superlotação nos corredores da Santa Casa.
"Para eu conseguir entrar e ver como ela estava, tive de chamar a polícia",afirma a neta da paciente, Cláudia Oliveira.
Uma neta da paciente reclama do atendimento prestado à paciente. Ela afirma que serviços básicos de limpeza são realizados com a ajuda de parentes. “
De acordo com a Santa Casa, os pacientes que necessitam de acompanhantes podem permanecer no local. Neste caso, a neta foi orientada a sair do Pronto Socorro temporariamente e por causa da superlotação do espaço. O local que tem capacidade para receber 15 pacientes, nesta quarta-feira estava abrigando 30.
Ainda segundo o hospital, a neta da paciente pode voltar a acompanha-la ainda nesta quarta-feira.

Briga por causa de namoradas acaba em morte em São João da Ponte

Um jovem de 18 anos foi morto com uma facada na noite dessa quarta-feira (2), em São João da Ponte, no Norte de Minas Gerais. Segundo informações da Polícia Militar, o rapaz estava em uma festa, em uma casa, quando começou uma discussão com um outro rapaz, de 19 anos.
Ainda segundo a PM, a vítima teria batido da cabeça do outro rapaz com um capacete. O jovem revidou com um facada no peito da vítima, que morreu no local. Um outra pessoa tentou impedir a briga e acabou sendo atingida com uma facada no braço. Ele foi encaminhado para o hospital de São João da Ponte.
A polícia conta que o motivo da briga foi um desentendimento entre as namoradas dos envolvidos. O autor foi preso e encaminhado para delegacia de Januária.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fazendeiro captura jacaré de 1,5m às margens da BR-365

O jacaré foi encontrado na lagoa de uma fazenda
Um fazendeiro encontrou um jacaré de 1,5m em uma fazenda chamada Ouro Branco, que fica às margens da BR-365, à 20km de Montes Claros, no norte de Minas Gerais na tarde desta terça-feira (1).  
Ao perceber o jacaré próximo à uma lagoa, o dono da fazenda realizou a captura e amarrou a boca animal com uma pequena corda, para evitar algum tipo de ataque, e, em seguida, acionou o Corpo de Bombeiros.  
Pelo tamanho do réptil, os militares informaram que trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo, espécie típica da América do Sul, que, quando adulto, pode chegar à 4m de tamanho. Os bombeiros levaram o animal até o IBAMA de Montes Claros para as providências cabíveis.
O Corpo de de Bombeiros recomenda que ninguém tente repetir o que fez o dono da fazenda ao amarrar a boca do jacaré, já que é um animal silvestre que tem grande potencial de ataque ao ser humano, além de ter uma uma mordida muito forte.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM prende suspeito de roubar carro em Espinosa

A Polícia Militar de Espinosa (MG) prendeu nesta terça-feira (1)  um homem de 25 anos suspeito de roubar um carro.
De acordo com a vítima do roubo, ela estava parada em frente a escola estadual Betânia Tolentino Silveira, no Bairro São Cristovão, quando o suspeito chegou e a ameaçou com uma faca. O homem fugiu com o carro em direção a uma estrada na zona rural.
Durante a fuga, o suspeito percebeu a presença da polícia e fugiu para um matagal, mas acabou sendo preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Samu alerta para a quantidade de acidentes de trânsito no Norte de MG

Acidente envolvendo duas motos na Avenida João XXIII, em Montes Claros (Foto: Valdivan Veloso / G1)
(G1) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou nesta terça-feira (1) dados que relacionam o número de atendimentos recebidos com a quantidade de acidentes de trânsito registrados. 30% de todos os chamados recebidos pelo Samu são de ocorrências dessa natureza.
De acordo com o levantamento do Samu, nos dois primeiros meses de 2014 foram registrados 1.818 atendimentos em acidentes de trânsito no Norte de Minas, sendo 780 somente em Montes Claros, maior cidade da região.
Segundo o Samu, em algumas avenidas de Montes Claros são registrados oito acidentes de trânsito por semana (confira a tabela), a maior parte envolve motociclistas. As estatísticas mostram que o número de mortes em ocorrências com motos é três vezes maior.
AVENIDAACIDENTES POR SEMANA
Deputado Plínio Ribeiro8
Deputado Esteves Rodrigues5
João XXIII4
Mestra FininhaDe 3 a 4
Governador Magalhães PintoDe 3 a 4
“Trauma é a principal causa de morte nas quatro primeiras décadas de vida e pode ser considerada uma epidemia de difícil controle”, fala o instrutor e médico intervencionista do Samu, Antônio Marinho Cedrim.
Cedrim também destaca que em casos de acidentes, “o motociclista também está mais exposto ao risco de lesão”. O Samu afirma ainda que a falta de educação para o trânsito, intolerância, imperícia e negligência dos condutores, e a combinação álcool e direção influenciam diretamente no trânsito.
Sobre a ingestão de álcool, o médico diz que “a maioria das pessoas alcoolizadas acredita que está bem para dirigir. Isso ocorre devido à falsa sensação de leveza e bem-estar que o álcool proporciona.”
Antônio Cedrim cita alguns dos efeitos do álcool no organismo: diminuição da coordenação motora, visão distorcida, dupla e fora de foco, raciocínio e reações lentas, falta de concentração, diminuição ou perda do espírito crítico e baixa qualidade de julgamento.
Instrutoria de auto escola há seis anos, Andreia Silva, diz que os acidentes são influenciados principalmente pela falta de preparo dos motociclistas. "O contato prático que o aluno tem com o veículo é dentro da motopista, que é um circuito fechado e não corresponde à dinâmica do trânsito de fato, como é nas ruas."
A instrutora aponta os dois principais erros cometidos pelo motociclistas no trânsito, ultrapassagens pela direita e desrespeito à sinalização. Ela também diz que a situação do trânsito de Montes Claros, que não comporta mais o fluxo de veículos, também é um fator que complica a vida de quem anda sobre duas rodas.

Tremor de 3,2 de magnitude é registrado próximo a Montes Claros

Moradores do bairro Vila Áurea saíram de casa com medo das rachaduras provocada por tremores. (Foto: Valdivan Veloso/G1)
(G1) O Observatório Sismológico de Brasília (Obsis) detectou um tremor de terra de magnitude de 3,2 na tarde desta terça-feira (1) sentido na cidade norte-mineira de Montes Claros. De acordo com o observatório, o epicentro do tremor foi próximo à cidade.
Tremor foi registrado por um dos sismógrafo
instalados em Minas Gerais (Foto: Divulgação /
Observatório da UnB)

"É um evento fraco, mas que assusta. As pessoas que estavam paradas e próximas ao epicentro puderam sentir com maior intensidade, se comparadas com aquelas que estavam em movimento e afastadas do epicentro", comenta a subchefe do Obsis da Universidade de Brasília, Mônica Von Huelsen.
Ainda segundo Mônica Von Huelsen, o abalo sísmico foi detectado por duas estações em Minas Gerais e uma em Goiás, sendo respectivamente Itacarambi, Governador Valadares e Catalão.
O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 30 ligações referentes a tremores de terra em Montes Claros. Segundo os bombeiros, não houve graves consequências em decorrência dos abalos sentidos pelos moradores.
Na região norte em Montes Claros foi registrada a maioria das ocorrências provocadas pelo tremor. O abalo desta terça-feira mudou mais uma vez a rotina dos moradores do bairro Vila Áurea.
Rachaduras no teto da casa de da doméstica
Dalva Bezerra surgiram com os tremores.
(Foto: Valdivan Veloso/G1)
Com medo de desabamento, a empregada doméstica Dalva Bezerra afirma que irá passar a noite na varanda da casa. “Hoje eu não tenho coragem de dormir lá em cima. Vamos dormir todos aqui embaixo para evitar acidentes”, explica.
Dalva afirma ainda que parte da casa já não é muito utilizada por causa das rachaduras que surgiram com os tremores. “Fomos orientados pelos bombeiros a trocar o gesso do teto por PVC. Ainda não conseguimos trocar de dois quartos e sempre que há um abalo percebemos que as fendas estão aumentando”, afirma.
Também assustada, aposentada Maria Braulina não esconde o medo em permanecer dentro de casa. “Estava tomando banho quando senti primeiro tremor. Logo depois senti o outro e percebi que as rachaduras aqui em casa estão aumentando. Em algumas partes da casa sempre passo correndo com medo de desabar”, afirma.
A estudante Ingrid Bessoni, moradora do bairro Planalto, conta que no momento do tremor também estava tomando banho.
"Não fiquei assustada, mas senti o tremor por volta de 12h40", relata a estudante. Vários moradores de Montes Claros relataram o ocorrido em seus perfis nas redes sociais, o que, devido à data de 1º de Abril, Dia da Mentira, foram interpretados em primeiro momento como brincadeiras por parte da população.
A informação dos abalos também foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Montes Claros Mattson Malveira, que relata dois abalos na cidade. "O primeiro tremor foi sentido às 13h e o segundo por volta das 13h20. Ambos foram relatados por toda a cidade, mas com maior intensidade na região Norte de Montes Claros", comenta o coordenador.
O tremor de maior intensidade registrado na cidade foi de 4,2 de magnitude ocorrido em 19 de maio de 2012.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 1 de abril de 2014

Em São João do Paraíso, caminhada pela paz reúne mais de 3 mil pessoas

A população de São João do Paraíso, no Norte de Minas,  caminhou pelas ruas do município para realizar a Caminhada pela Paz na manhã desse sábado (29), em protesto ao índice de criminalidade que assombram a comunidade, principalmente da zona rural.
O evento teve apoio da Igreja Católica local e reuniu mais de três mil pessoas. Faixas expressavam um único pedido: paz. A caminhada começou em frente à Igreja Matriz São João Batista e percorreu várias ruas da cidade durante aproximadamente duas horas e meia.
“A cidade é muito pequena e calma e os números de criminalidade não correspondem a nossa realidade, estamos todos muito assustados a ponto de preferir não sair de casa”, afirma o morador Gilvane Caires Pereira.

Mais segurança
A Polícia Militar informou que efetuou a segurança e a interdição das ruas durante a manifestação pacífica desse sábado.
Ainda de acordo com a PM, uma quadrilha de assaltantes que estava aterrorizando a população foi presa no dia 25 de março, o que surtiu maior sensação de segurança.
A Prefeitura de São João do Paraíso disse que apoiou a manifestação popular e disponibilizou transporte para a participação dos estudantes neste ato de democracia e contribuição para com a segurança pública.
“Mesmo não sendo sua obrigação, a Prefeitura mantém convênios com a Polícia Militar e Polícia Civil, arcando com diversos serviços”, diz a assessora de imprensa Adriana Viana.
Também segundo a assessoria da prefeitura, com o aumento das ocorrências policiais, o prefeito se reuniu com as autoridades policiais do município, como o major Geovane Rodrigues, comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Taiobeiras.
Nesta segunda-feira (31) o prefeito Antonio de Oliveira Pinto está em Belo Horizonte participando de uma reunião com o Secretário Estadual de Defesa Social, onde discute o problema da segurança pública.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Idosos do Norte de Minas sofrem menos doenças cardíacas

Uma pesquisa da Fundação João Pinheiro sobre o perfil da população com idade acima dos 60 anos em Minas aponta que o Norte do Minas é a região com a menor incidência de idosos portadores de doenças cardíacas e diabetes. Os números mostram que 13,9% dos idosos que vivem na região são cardíacos e 12,3% têm diabetes. Em Minas os índices chegam a 20% e 18,3% respectivamente.
A região também é a que possui o menor número de idosos com câncer, insuficiência renal, asma e bronquite.  Segundo a pesquisa são 0,8% portadores de câncer contra 2,1% no Estado, 2,1% com insuficiência renal, sendo 4,2% em Minas e 4,0% com asma e bronquite contra 5,9% no Estado.
O estudo faz parte da Pesquisa por Amostra de Domicílios (PAD-MG), realizado em 2011.  Foram analisadas, ainda, as atividades laborais da população idosa do Norte de Minas. A conclusão é que 65,1% que exerciam atividades laborais eram trabalhadores por conta própria e 37% executavam as atividades em casa. São os maiores índices do Estado. As segundas colocações ficaram paras as regiões Centro Oeste, com 58,3% dos idosos trabalhando por conta própria, e o Vale do Rio Doce, com 26% das pessoas acima dos 60 anos exercendo as atividades no domicílio.

Assistência ao idoso 
A Saúde dos idosos do Norte de Minas conta com um aliado importante – é o Programa Centro Mais Vida, da Secretaria de Estado de Saúde, que atende 86 cidades da região. O Centro funciona no Hospital Universitário da Unimontes, em Montes Claros e, em seis anos, mais de 29 mil idosos foram atendidos por geriatras. Só este ano foram 1.120 consultas. Os atendimentos laboratoriais chegaram a 181.422 no período.   Também foram realizados 56.577 procedimentos envolvendo profissionais como  psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Maria do Carmo Pereira, de  74 anos, nasceu em Rio Vermelho, na região central do Estado.  Ela mora em Montes Claros há dois meses e está entre os pacientes atendidos pelo programa. Portadora de diabetes e outras doenças, como artrose e hipertensão, hoje ela  tem uma melhor qualidade de vida.
A acompanhante, Rita de Cássia Nunes Ursine, conta que D. Maria foi orientada a respeito da necessidade de uma alimentação adequada, da importância de tomar os medicamentos na hora correta a ainda sobre os cuidados preventivos com relação às quedas repetitivas. “Ela passou por uma série de exames, alguns deles, como densitometria óssea e tomografia computadorizada, foram realizados pela primeira vez na vida de Dona Maria do Carmo. Agora ela se sente mais feliz e sempre elogia a qualidade do atendimento e o carinho e atenção dos profissionais”, relatou a acompanhante.
Na opinião da coordenadora do Centro Mais Vida de Montes Claros, a socióloga Celeste Fróes, o programa melhorou a qualidade de vida dos idosos em toda a região. “Hoje o profissional tem uma visão holística do idoso e a consequência disso é a longevidade e a independência funcional. Isto vem de encontro à visão do Governo de Minas, que é ser padrão de excelência na saúde do idoso”, concluiu a socióloga. O Programa integra a Rede Mais Vida da Secretaria de Estado de saúde. o objetivo é garantir ao idoso condições de recuperar a capacidade funcional nas atividades da vida diária e na realização de tarefas simples do cotidiano.

Idosos no Estado
De acordo com os dados do PAD em 2011, 10,1% dos mineiros eram idosos entre 60 e 79 anos e 1,7% tinham mais de 80 anos, somando 2,3 milhões de pessoas. As regiões que apresentaram estruturas etárias mais envelhecidas foram a Zona da Mata, onde os idosos representavam 13,3% da população total, Jequitinhonha/Mucuri (13,2%), Rio Doce (13,1%) e Central (13,1%).
O percentual de idosos era menor no Norte  (11,2%), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (11%), Alto Paranaíba (10,1%) e Noroeste (8,6%).Os pesquisadores visitaram 18 mil domicílios distribuídos em 428 municípios mineiros, em áreas urbanas e rurais. A pesquisadora da Fundação João Pinheiro e uma das responsáveis pelo Perfil da População Idosa de Minas Gerais, Juliana Riani, ressalta que o recorte regional dos dados é fundamental em um estado tão heterogêneo como Minas. “Neste momento em que vivemos o envelhecimento da população, é essencial conhecermos os idosos mineiros e as características regionais, para a eficácia das políticas públicas. Ou seja, esse diagnóstico regional permite focalizar as políticas públicas”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM em Janaúba desmantela quadrilha de criminosos

Material apreendido pela PM
No final da manhã do último sábado (29), o Serviço de Inteligência do 51º BPM fazendo levantamentos pela Rua Beira Rio, bairro Gameleira, cidade de Janaúba, verificou que em uma casa no endereço mencionado, indivíduos estariam reunidos, planejando prática de crimes, inclusive para vingar a morte do comparsa Sérgio Colares.
De imediato foi montada uma operação com apoio das viaturas do turno, com a chegada de reforço policial, os suspeitos perceberam e evadiram pulando muros de residências vizinhas, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais militares, porém sem atingir ninguém.
Para repelir a agressão, os policiais militares revidaram os disparos, porém nenhum suspeito foi atingido. Durante a perseguição, foram presos quatro suspeitos, e um adolescente em conflito com a lei apreendido, com eles foram apreendidas três armas de fogo, sendo uma espingarda cartucheira, e dois revólveres, além de munição. Os presos, o adolescente em conflito com a lei e as armas foram entregues na Delegacia de Polícia Civil, onde ficaram a disposição da justiça.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Parece sonho: mineiro de São Francisco garante ter aprendido três idiomas dormindo

(R7) O Edvalson, morador da pequena cidade de São Francisco, no norte de Minas Gerais, garante que aprendeu a falar inglês, alemão e japonês durante aulas que tinha em sonhos. O poliglota diz que, ao sete anos, começou a sonhar com três meninos, da mesma idade: Paul, um inglês; Hans, um alemão; e Toshue, um japonês. Durante 15 anos, as crianças teriam ensinado Edvalson a falar outras línguas. A equipe do Domingo Espetacular foi atrás do mineiro para conferir essa história.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Rede de saneamento em Matias Cardoso deve beneficiar 4 mil pessoas

Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas com a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município de Matias Cardoso, no norte de Minas Gerais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investirá nessa ação recursos da ordem de R$ 11 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O contrato com a empresa que será responsável pela execução das obras já foi assinado. A próxima etapa será a assinatura da ordem de serviço.
O sistema de Matias Cardoso será composto por rede coletora de esgoto com extensão de 21.993 metros; 1.098 ligações prediais; interceptor I com extensão de 673 metros e interceptor II com extensão de 556 metros; uma estação elevatória de esgoto bruto; estação de tratamento de esgoto preliminar e duas lagoas, sendo uma anaeróbia e a outra facultativa.
Os serviços beneficiam centenas de famílias que vivem em cidades de até 50 mil habitantes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. São municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, área de atuação da Codevasf.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ex-prefeito de São João da Ponte é sequestrado e passa a madrugada acorrentado em árvore

Moradores de um povoado no norte de Minas encontraram o ex-prefeito de São João da Ponte, Delson Fernandes Antunes Júnior (PPS), amarrado em um pé de eucalipto na manhã desta segunda-feira (31). O político foi sequestrado na tarde de domingo (30), entre Montes Claros e Rio Pardo de Minas.
Delson Antunes disse em depoimento à polícia que seguia para Rio Pardo de Minas quando foi cercado por quatro homens em um Fiat Palio por volta das 17h. Eles o obrigaram a parar e o levaram até o distrito de Vale das Cancelas, em Grão Mogol, onde o político foi amarrado ao pé da árvore. Antunes passou toda a madrugada acorrentado e só se libertou quando trabalhadores passavam pelo trecho dez horas depois.
O Fiat Punto do ex-prefeito foi encontrado carbonizado em uma estrada na cidade de Fruta de Leite por volta das 20h. A família já tinha acionado a polícia ao perceber que Antunes não dava notícias.
A Polícia Civil investiga se existe motivação política para o crime, já que o ex-prefeito não foi agredido pelos sequestradores. Não foi informado se a vitima foi roubada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Inadmitido recurso ao STJ de vereador de Januária condenado por associação ao tráfico de drogas

O vereador Cláudio Jorge Santos de Azevedo (PTdoB), o Claudinho Despachante (foto), foi um dos 165 candidatos a vereador em Januária nas eleições municipais de 2012.
(Por Fábio Oliva) O desembargador Manuel Saramago, do 1º Cartório de Recursos a Outros Tribunais, órgão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), inadmitiu (não aceitou) Recurso Especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) interposto por um vereador de Januária-MG, condenado duas vezes pelo crime de associação para o tráfico de drogas (veja a decisão aqui). O recurso foi considerado protelatório, com o objetivo de evitar o trânsito em julgado da sentença e retardar o início de cumprimento da pena (saiba mais aqui).
O vereador Cláudio Jorge Santos de Azevedo (PTdoB), o Claudinho Despachante (foto), foi um dos 165 candidatos a vereador em Januária nas eleições municipais de 2012. Sobrinho do delegado aposentado da Polícia Civil de Minas Gerais Lucílio Pinheiro de Azevedo, ele obteve apenas 523 votos, mas se elegeu graças ao quociente partidário. Foi condenado a seis anos de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, e ao pagamento de 1.400 dias-multa (R$ 33.786,66), a ser recolhida em favor do Fundo Penitenciário Nacional.
Até agora, Claudinho Despachante perdeu todos os recursos impetrados contra a decisão. Num deles, os desembargadores do TJMG reconheceram que a sentença de 1º grau “impôs ao réu uma reprimenda justa, proporcional ao ato ilícito praticado e em consonância com a sua condição pessoal” (leia a íntegra da decisão aqui). Reconheceram ainda que em razão da quantidade de pena aplicada, restou inviabilizada a aplicação de pena alternativa ou de concessão de sursis (suspensão condicional da execução da pena de prisão).

domingo, 30 de março de 2014

Homem morre a pauladas em frente a um bar na zona rural de Januária

Um homem de 47 anos morreu, na noite dessa sexta-feira (28) depois de ser agredido por duas pessoas com diversos golpes na cabeça, no povoado de Tabua, zona rural de Januária, Norte de Minas Gerais.
O crime aconteceu na porta de um bar do povoado. Testemunhas disseram à Polícia Militar que um homem e um menor, por motivo desconhecido, deram várias pauladas na cabeça do homem de 47 anos que morreu no local.
Até a tarde deste sábado (29) nenhum suspeito foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Dois homens são presos por porte ilegal de armas em Várzea da Palma

Suspeitos foram presos e encaminhados à
Delegacia, juntamente com os materiais
apreendidos. (Foto: Divulgação/PM)
Dois homens foram presos na madrugada deste domingo (30) por porte ilegal de armas em Várzea da Palma, Norte de Minas Gerais. A Polícia Militar suspeita que os homens queriam assaltar um posto de combustíveis, mas fugiram ao avistarem os policiais.
De acordo com a PM, eles estavam em uma motocicleta com a placa adulterada e, após perseguição, foram presos no bairro Caiçara.
Na fuga eles jogaram um revólver em um lote vago, mas os policiais conseguiram encontrar.
Eles foram presos e encaminhados à Delegacia, juntamente com a arma, capacetes e motocicleta.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem morre após ser atingido por cinco facadas em Espinosa

Um homem de 63 anos foi morto a facadas nesse sábado (29) em Espinosa, extremo norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava no povoado de Gentil, quando foi abordado por um homem de 58 anos, que efetuou vários golpes de faca.
A vítima foi atingida por cinco facadas e morreu no local. O suspeito, que fugiu após o crime, foi reconhecido por testemunhas, mas ainda não foi localizado pela polícia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com