Prefeitos do norte de Minas apoiam candidatura de deputados de partidos adversários

(EM) Ainda que tucanos e petistas se enfrentem nas disputas aos governos de Minas e ao Palácio do Planalto, não raro candidatos a deputado estadual e federal dos dois partidos adversários estão de mãos dadas nos municípios. Não apenas eles. Nestas eleições, também peemedebistas e petistas pedirão votos junto com democratas, petebistas com verdes, pessedistas com pedetistas. Sobram dobradinhas para todos os gostos. Longe da lógica nacional, os partidos valem pouco. O que conta são os territórios e a conveniência dos grupos políticos. Além de considerarem interessante ter em sua base de sustentação parlamentares de legendas distintas, ampliando a interlocução e a caça aos convênios e verbas nas diferentes instâncias de poder, os prefeitos também estão de olho na própria sucessão. Com a “diversidade” de “apoios”, facilitam a construção do arco de alianças nas eleições municipais daqui a dois anos.
Em Varzelândia, no Norte de Minas, a 574 quilômetros de Belo Horizonte, a política mostra a sua face eclética. O prefeito socialista Felisberto Rodrigues Neto apoiará a reeleição do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB) e a do deputado estadual Paulo Guedes (PT). O seu grupo adversário na cidade é comandado pelo PT do ex-prefeito Carlos Antunes e por sua vice, Valquíria Cardoso(PMDB), que darão sustentação ao deputado estadual Carlos Pimenta (PDT). “Não olhamos partidos políticos. A cidade é carente e tem de ter gente que ajude”, avisa o prefeito Felisberto, preocupado com o seu magro orçamento de R$ 30 milhões, 80% dele dependente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Também em Jaíba, no Norte do estado, o tucano e o petista voltam a se encontrar, ambos na oposição ao prefeito Jimmy Murça (PCdoB). Nas eleições passadas Paulo Guedes e Rodrigo de Castro apoiaram a chapa derrotada, encabeçada por Reginaldo Silva (PSDB) e pelo vice, Correinha (PT). “O Reginaldo indicou o apoio ao Rodrigo de Castro e o Correinha me indicou”, explica Paulo Guedes, que ainda se encontra com Rodrigo de Castro em circunstâncias semelhantes para colher votos em Miravânia, na mesma região.
Ainda no Norte de Minas, as duas siglas que polarizam a disputa nacional também fazem dobradinha em Monte Azul: o prefeito José Edvaldo (PP) pede votos para o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e para o deputado estadual Luiz Henrique (PSDB). Da mesma forma, em Couto de Magalhães de Minas, na Região Central, Reginaldo Lopes e Luiz Henrique estão no mesmo barco do prefeito Waldemar França (PR).
Mas nem só de PT e de PSDB é feita a salada partidária das composições para os apoios nas eleições proporcionais. Em Guiricema, na Zona da Mata, o prefeito Antônio Vaz de Melo (DEM) está ao lado de petistas: sustenta a reeleição do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e a do deputado estadual Durval Ângelo (PT). Em Januária, em Coração de Jesus e em São João do Paraíso, o deputado estadual Arlen Santiago (PTB) dobra com o deputado federal Zé da Silva (SDD). E em Montes Claros a parceria de Arlen Santiago é com o deputado federal Humberto Souto (PPS) e em Lagoa dos Patos, com o deputado federal Bernardo Santana (PR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos