Blog com notícias de Janaúba e região!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cultura de Paz é trabalhada junto à comunidade escolar do Norte de Minas

Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) será realizado nas cidades de Pirapora, Montes Claros, Januária e Janaúba
(Por Fábio Oliva) Com o objetivo de fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência que afetam o ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza, a partir desta segunda-feira (11/03), encontros do Fórum de Promoção da Paz Escolar. Desta vez, as ações, iniciativas e propostas que abordam a Cultura de Paz serão trabalhadas em conjunto com a comunidade escolar de cidades do Norte de Minas. As reuniões, que devem contar com 350 participantes em cada uma, vão ser realizadas nos municípios de Pirapora (11/03), Montes Claros (12/03), Januária (13/03) e Janaúba (14/03).
Educadores, diretores, alunos, pais, representantes do colegiado escolar e outros membros de instituições públicas, privadas e do terceiro setor poderão conhecer um pouco mais os programas, projetos e ações desenvolvidos pela SEE e pelas demais instituições, entidades e órgãos que já participam do Forpaz, que contribuem para a disseminação e consolidação da promoção da paz no ambiente escolar. Durante o encontro, os participantes irão expor suas experiências e receberão cartazes, folders e adesivos de divulgação do Fórum.
Em cada um dos quatro encontros, o Forpaz será realizado em dois momentos. O primeiro contará com palestras, apresentações de iniciativas de promoção da paz desenvolvidas em escolas estaduais, entre outros. Já a segunda etapa do encontro será voltada para conhecimento, debate e elaboração de estratégias voltadas à mediação de conflitos.
De acordo com a secretária adjunta da SEE, Sueli Pires, a reunião é uma oportunidade de apresentar à comunidade escolar do Norte de Minas e aos parceiros institucionais as possibilidades de atendimento nas diferentes frentes nas quais o Forpaz atua. “Esse momento vai ser de escuta, de integração. Vamos ter a oportunidade de detectar e potencializar as parcerias locais para um trabalho que busca a mediação de conflitos como instrumento pacificador dentro das escolas. Vamos estimular o permanente diálogo entre as escolas e a comunidade”, destacou.

Forpaz

A iniciativa nasceu de um trabalho idealizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais no ano de 2007 e implementado em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2011, o Fórum ampliou-se e ganhou força com a adesão da Secretaria de Estado de Educação e com as ações propostas no Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promovido pelas Comissões de Educação e Segurança Pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, com destaque para a adesão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Promotoria Especial da Educação (Proeduc). Durante os eventos, haverá o lançamento regional da Campanha “Conte até 10”, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Em 2012, o Forpaz esteve presente em cinco regiões do Estado e reuniu representantes de 30 Superintendências Regionais de Ensino. Ao todo, cerca de 2,5 mil educadores das redes estaduais e municipais foram sensibilizados e capacitados para a promoção e desenvolvimento da cultura de paz nas escolas. Os cinco primeiros Fóruns regionais contemplaram a Zona da Mata, o Centro-Oeste mineiro, o Alto Paranaíba, Sul, e Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Além da região Norte, que recebe o Forpaz entre os dias 11 e 14, a expectativa é de que o Fórum chegue, nos próximos meses, aos eixos do Vale do Rio Doce e Jequitinhonha, abrangendo Governador Valadares, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí e Diamantina, e a região do Vale do Aço.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Curso de maquiagem em Janaúba




Informações: (38) 9126-6522

Em 2013, a dengue já provocou 15 mortes em Minas Gerais

Desde o primeiro dia deste ano, a dengue já provocou o óbito de 15 pessoas em Minas Gerais. O balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado, nessa quinta-feira (7), revela que, do total de mortes, cinco foram registradas em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, uma em Buritizeiro, na região Norte, uma em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, uma em Pirapora, no Norte de Minas, uma em São Geraldo do Baixo, no Vale do Rio Doce, uma em Pirapetinga, na Zona da Mata Mineira e uma em Ipanema, na região Vale do Rio Doce. Outras quatro ocorrências foram contabilizadas, sendo duas em Montes Claros, na região Norte, uma em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e uma em São João da Ponte, no Norte de Minas. Já em 2012, o Estado contabilizou 17 mortes devido à doença.
De acordo com o balanço, somente em 2013, 78.242 casos de dengue em Minas Gerais foram notificados. Os meses de novembro e maio, historicamente, observa-se maior concentração no número de registros da doença em função das condições climáticas favoráveis.
Os três municípios mineiros com maior número de casos notificados em 2013 são: Uberaba, no Triângulo Mineiro, com 7.684, Belo Horizonte com 7.397 e Ipatinga, na região Norte de Minas, com 5.642.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, as pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios. A troca de gestão ocorrida em aproximadamente 83% das prefeituras do Estado provocou desmobilização de muitas equipes de controle e vigilância, o que pode ter acarretado atraso na digitação e envio da informação do número de casos. 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais alerta que, em julho de 2010, foi detectada a introdução do sorotipo DEN-4 no Brasil. Em Minas Gerais, a presença deste sorotipo foi confirmada em setembro de 2011.
A Secretaria ainda reitera a importância das ações de controle e prevenção por parte do poder público e da população. Todas devem ser mantidas e intensificadas, uma vez que em Minas já circulam os demais sorotipos (DEN 1, 2 e 3).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Estradas do Norte de Minas estão em alerta, na tentativa de parar assaltantes de caixa eletrônico

Bandidos atacaram o caixa eletrônico de agência no município de Urucuia, depois de Januária, a 169 km de Montes Claros. Os ladrões dinamitaram o caixa eletrônico às 3h30 da madrugada desta sexta-feira. A polícia não informou a quantidade de dinheiro que foi levada, mas notas ficaram espalhadas no chão da agência bancária, que ficou danificada. Após a explosão, os assaltantes fugiram de carro e incendiaram o veículo na ponte que liga a cidade de Urucuia ao município de Pintópolis. Estradas da região estão bloqueadas na tentativa de capturar os criminosos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Parabéns Mulheres


Uma homenagem do blog Pablo de Melo Notícias a todas as mulheres.

ACIDENTES DEIXARAM QUATRO PESSOAS FERIDAS NA BR-251

A rotina de acidentes nas estradas do Norte de Minas teve novos capítulos nesta semana, principalmente na BR-251, uma das mais fatais rodovias do Brasil. Em dois acidentes registrados naquela estrada, na última quarta-feira, quatro pessoas ficaram. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, próximo à famigerada Serra de Francisco Sá, três veículos se envolveram num acidente, sendo um caminhão, que bateu primeiro em uma caminhonete e depois atingiu uma carreta, que seguia no mesmo sentido.
Ainda segundo a PRF, um dos motoristas ficou gravemente ferido e os outros dois tiveram apenas ferimentos leves. Eles foram socorridos e levados para o hospital de Francisco Sá. Na tarde de quarta-feira (6), também na BR-251, perto de Salinas, um caminhão carregado com mandioca tombou e interditou a pista. O motorista, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para o hospital com ferimentos leves. A pista ficou parcialmente interditada por 3 horas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Frutifica Minas chega ao norte de Minas

O tema dessa etapa é o cultivo do pequi. O evento está programado
para acontecer em 12 municípios de regiões
estrategicamente escolhidas
A cultura do pequi, fruto do pequizeiro, árvore nativa símbolo do cerrado brasileiro, será o destaque do início da 4ª edição do Circuito Frutificaminas. A 1ª etapa do circuito começará nesta sexta-feira (8), na comunidade rural de Lagoa Grande, em Taiobeiras, Norte de Minas. Durante o encontro extensionistas da Emater-MG vão abordar as seguintes questões: “Propagação do pequizeiro”; “O pequi e o mercado institucional – Desafios e Oportunidades”; e “Pragas e doenças do pequizeiro”.
O Circuito Frutifica Minas 2013 é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). O evento, programado para acontecer em 12 municípios de regiões estrategicamente escolhidas, será constituído de palestras técnicas relativas à fruticultura praticada nas regiões.
Dados estatísticos respaldam a iniciativa. Minas Gerais é o quarto produtor de frutas do país. O Estado produz três milhões de toneladas de frutas por ano, ocupando uma área de 130 mil hectares com a atividade. As principais espécies cultivadas são: banana, laranja, abacaxi, tangerina e limão. São mais de 500 municípios mineiros que praticam a atividade em nível comercial, segundo o engenheiro agrônomo da Emater-MG, Deny Sanábio.
O tema da etapa de Taiobeiras, de acordo Sanábio, está em conformidade com o fato de ser o pequi uma cultura de exploração extrativista que ocupa e mobiliza muitas famílias rurais, em regiões como o Norte de Minas. “Esta cultura é fonte de renda e emprego de inúmeras famílias que vivem da colheita, processamento e comercialização do pequi, pelo menos durante quatro meses no ano”, enfatiza.
Rico em vitaminas A e C, o fruto do pequizeiro, árvore protegida por lei federal e estadual, é muito apreciado em algumas regiões, sendo utilizado na alimentação, medicina caseira, licores e na extração de óleo. A preservação do pequizeiro está entre as preocupações do Governo do Estado que, por meio da Lei 13.965 instituiu o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos de Produtos Nativos do Cerrado, o Pró-Pequi.
Neste ano, além de Taiobeiras, o Circuito Frutifica Minas vai percorrer os municípios de Campanha, Delfinópolis, Lavras, Pouso Alegre, Itaobim, Janaúba, São João do Paraíso, Cataguases, Uberlândia, Curvelo e Jaboticatubas. Os temas serão relativos aos interesses da fruticultura regional. Podem participar do evento, fruticultores, produtores em geral, técnicos, representantes de associações e cooperativas, além do público geral interessado. Para este ano, a expectativa é atrair duas mil pessoas em todas as 12 etapas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 7 de março de 2013

Diamantina e São João do Paraíso terão novas eleições em 7 de abril. Mais 6 cidades de Minas também voltarão às urnas

Os eleitores de Diamantina, São João do Paraíso, Biquinhas e Cachoeira Dourada terão de votar novamente para prefeito e vice-prefeito no dia 7 de abril, por determinação do TRE. Nesta semana, o Tribunal mandou que a cidade de Vermelho Novo, na Zona da Mata de Minas, também realize novas eleições para prefeito e vice. A decisão foi tomada após a cassação do diploma do prefeito eleito na cidade, Joventino Antunes Lopes, e do vice-prefeito, José das Graças Silva. Joventino é acusado de lesão ao patrimônio público e teve os direitos eleitorais cassados. Vermelho Novo e as cidades de Ibiá, Rochedo de Minas, Santana de Guataguases ainda não têm dada definida para a realização da nova eleição.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Armas de fogo em Janaúba


Na noite da última segunda (04), a Polícia Militar apreendeu no bairro Santa Terezinha, duas armas de fogo que estavam em posse de assaltantes que agiam naquele local.
A equipe Moto Tática “Falcão” composta pelo Sgt Aleksandr e Cb Abreu realizava patrulhamento na rua Pageú, local onde criminosos haviam evadido de uma guarnição PM há algumas horas, momento em que deparou com dois indivíduos portando cada um uma espingarda tipo polveira.
Os autores, um de cor parda, estatura mediana e outro de cor negra e estatura baixa, tentaram abordar os policiais pensando que fossem civis, porém, ao perceberem que eram policiais militares, evadiram desesperados em desabalada carreira.
Na fuga, os criminosos deixaram para trás as duas espingardas carregadas. Os policiais realizaram o cerco e bloqueio do local, mas ainda não foi possível localizar os autores.
As armas foram apreendidas e encaminhadas para a Polícia Civil. O caso já esta sendo investigado, quem tiver alguma informação, ligue 181 ou 190, não precisa se identificar, você estará ajudando a PM a retirar das ruas de sua cidade criminosos que colocam em risco a sua família.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Novo gerente da Caixa em Janaúba promete fazer mudanças

Manoel Oliveira, gerente geral da Caixa Econômica em Janaúba
Na manhã desta quarta-feira (6), a reportagem do Blog Pablo de Melo Notícias conversou com o novo gerente geral da Caixa Econômica Federal de Janaúba, Manoel Oliveira Silva, que a cerca de 30 dias gerencia a agência de Janaúba.
Manoel é natural de Jequitinhonha-MG, no vale do Jequitinhonha, e afirma que estará empenhado nos próximos meses para melhoramento do atendimento da agencia da Caixa em Janaúba. Afirmou também a nossa reportagem, que Janaúba terá diminuição no fluxo exagerado de pessoas nas filas da Caixa, já que no próximo mês será inaugurada em Espinosa uma nova agência da Caixa Econômica, atendendo não só Espinosa, mas todas as cidades vizinhas. A agência da Caixa em Janaúba também está passando por reformas, visando principalmente a melhoria do atendimento aos usuários e clientes do banco.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ferro Velho em Jaíba servia de fachada para ocultar carros roubados

(Por Jaíba em Dia) No final da tarde de sábado 02 de Março, policiais militares de Jaíba, Janaúba, Verdelândia e Mocambinho auxiliados pela polícia rodoviária e comandados pelo Sub Comandante do batalhão de Janaúba, realizaram uma mega operação de Blitz nos respectivos municípios e rodovias, visando coibir infrações de trânsito e combater outras ilegalidades. O 1º Tenente Ricardo Rondineli, comandante da PM em Jaíba informou que foi uma fiscalização de rotina, mas acredita-se que a operação foi desencadeada ainda com a finalidade de localizar e apreender possíveis veículos roubados / furtados já que no dia anterior, uma quadrilha que desmanchava ilegalmente carros foi desbaratada por seus comandados. Pelo menos quatro pessoas estariam diretamente envolvidas nos ilícitos, sendo que três foram presas, mas policiais acreditam que o número de prisões pode aumentar. A PM conseguiu chegar até os autores após ser informada através do 34º BPM - BH que um veículo Fiat Pálio havia sido tomado de assalto na região metropolitana de Belo Horizonte. Colhidas as informações, a PM de Jaíba passou a proceder rondas por logradouros da cidade e após ser informada por pessoas anônimas que veículos estariam sendo desmanchados no “Ferro Velho MC Peças” e sendo guardados estranhamente na residência de pessoa conhecida por “Carlos”, policiais chegaram até a casa do mesmo onde encontraram diversas peças de veículos, tais como motores e para-brisas, o automóvel roubado em BH e também um Fiat Uno já parcialmente desmanchado com todas as marcas de identificação raspadas com placa que segundo o sistema de informações de trânsito, pertenceria a um veículo Astra que possui registro de furto. Carlos informou que o veículo Pálio que seria desmanchado pela manhã, pertenceria a seu patrão de nome “Fábio”, proprietário do Ferro Velho o qual não foi encontrado. Já no ferro velho a polícia encontrou mais um suspeito de nome “Cleber” que estava desmanchando um outro veículo aparentemente de procedência duvidosa já que o chassis e demais marcas que pudessem identificá-lo e mais outros cinco veículos semi-novos de marcas variadas, estavam com as numerações do chassi cortados ou raspados e sem os devidos acessórios e outras peças. A PM chegou ainda a outro suspeito de nome “Tancredo” que teria sido o responsável por ter levado o veículo furtado da capital mineira até a Jaíba. Policiais suspeitam porém, que “Tancredo” pode ter “puxado” mais outros carros roubados/furtados até o local do desmanche, haja visto que ele, já tem passagem pela polícia após ser preso na capital a algum tempo atrás, conduzindo um veículo furtado. Na casa de “Fábio”, a polícia constatou ainda que no seu interior existem inúmeras peças de veículos, provavelmente oriundas de outros veículos furtados. O dois primeiros veículos foram removidos para o pátio do DETRAN em Janaúba e os demais, pela impossibilidade de deslocamento, ficaram sob responsabilidade da secretária do Ferro Velho sendo os suspeitos, à exceção de “Fábio” presos e conduzidos até a Polícia Civil. Dentre os militares responsáveis pela elucidação do desmanche estão o 1º Tenente Rondineli, 1º Sargento Robson Cardoso, 1º Sargento Feminina Margaret Isabel, 3º Sargento Barbosa, Cabo Fábio Fernandes e os Soldados Paulo Roberto, Gabriel e André Henrique.

TRE-MG reverte cassação de prefeitos de Mirabela, Capela Nova e Pirapora

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) reverteu, em sessão na terça-feira decisões de primeiro grau que haviam cassado os prefeitos de Mirabela, Capela Nova e Pirapora. Também foi revertida a cassação dos vice-prefeitos dos municípios.
O prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite (PSB), e seu vice, Marcos André Oliveira (PT), haviam sido cassados por acusação de compra de votos, movida pela Coligação Mirabela no Caminho Certo (PP/PDT/PPS/DEM/PSDC/PSD), do candidato Jorge Carlos Veloso Pinto, segundo colocado no pleito. Carlúcio e Marcos André, que venceram as eleições com mais de 50% dos votos, haviam obtido efeito suspensivo da cassação até o julgamento do recurso, de forma que foram diplomados e assumiram a prefeitura já no início do ano até que o TRE se manifestasse em definitivo.
O relator do processo no TRE-MG, juiz Maurício Pinto Ferreira, citando jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entendeu que “as provas coligidas não mostraram a necessária suficiência para a comprovação da suposta captação ilícita de sufrágio atribuída aos recorrentes”. O magistrado foi acompanhado pelos demais juízes.
Por três votos a dois, também foi revertida a cassação de Luiz Gonzaga da Silva (PT) e Íris Batista Gomes (PMDB), respectivamente, prefeito e vice de Capela Nova, também acusados de compra de votos. Segundo a denúncia da Coligação Por uma Capela Nova Melhor, os acusados ofereciam vantagens, doavam bens e materiais de construção em troca de apoio nas eleições. Para o juiz Flávio Bernardes, “não restou caracterizada a captação ilícita de sufrágio pelo candidato a prefeito, no município de Capela Nova, consistente na distribuição de material de construção em troca de votos”. Já segundo o juiz Carlos Alberto Simões, houve “fragilidade do acervo probatório”.
Em Pirapora, o Ministério Público Eleitoral havia pedido a cassação do registro de candidatura e aplicação de multa ao prefeito, Heliomar Valle da Silveira, e ao vice, Esmeraldo Pereira Santos, por conduta vedada a agente público (cessão ou uso de bem móvel ou imóvel). O juiz Flávio Couto Bernardes, relator do processo no TRE, entendeu que “a conduta não possui gravidade suficiente para justificar a imposição da sanção de cassação do registro ou diploma dos candidatos beneficiados”. Porém, manteve a imposição de multa ao prefeito e a seu vice, no valor de R$ 10 mil. Heliomar foi eleito em 2012 com 52,29% dos votos válidos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Bombeiros resgatam cachorrinha e seis filhotes de buraco de 15 metros de profundidade em Montes Claros

Os seis filhotes recém-nascidos e a cachorrinha foram adotados por um morador vizinho

Bueiro de onde a cachorrinha e os filhotes foram resgatados
Uma cachorrinha que havia acabado de parir e estava presa, há dias, em um bueiro de 15 metros de profundidade, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Montes Claros, no Norte de Minas.
Segundo os bombeiros, o resgate foi complicado já que o local era de difícil acesso. A cadela e seis cachorrinhos recém-nascidos foram salvos. A suspeita é que o animal tenha sido jogado ou abandonado no local para morrer, já que estava prenha.
 Sensibilizado com a situação, um morador vizinho ao local do resgate, no bairro Jaraguá, resolveu adotar a "mamãe" e os filhotes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2013/2 da Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, está com as inscrições abertas até o dia 15 de abril para o Processo Seletivo 2013/2. O vestibular oferece 762 vagas para os cursos ministrados em Almenara, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Unaí.

Faça aqui sua inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 100 para um curso e de R$ 190 para dois. O cadastro em dois cursos só é permitido se os mesmos forem de grupos diferentes. Os candidatos afrodescendentes carentes, egressos do ensino médio em escola pública, ou particular como bolsistas, e de baixa renda, indígenas e portadores de deficiência podem solicitar isenção de taxa.
O Programa Socioeconômico da Unimontes concede isenção de taxa e/ou participação no sistema de cotas para os candidatos mencionados acima. As regras para isenção estão no Anexo I do Edital e para cotas no Anexo II. Os interessados podem se inscrever até 15 de março, neste link. O resultado do programa será divulgado no dia 26 de abril e quem não for contemplado com a isenção terá que pagar a taxa até 13 de maio.
Entre as vagas oferecidas semestralmente pela Unimontes, 20% são reservadas ao Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), 20% para afrodescendentes carentes, 20% para egressos da rede pública e de baixa renda e 5% para indígenas e portadores de deficiência. Os demais candidatos ficam com 35% das vagas.

Seleção
As provas do Vestibular 2013/2 serão realizadas no dia 09 de junho, nas cidades onde estão localizados os campi da Unimontes. Os candidatos aos cursos do Grupo I farão os exames das 8h às 13h, enquanto os testes do Grupo II serão aplicados das 15h às 20h. O caderno de provas terá uma redação e 56 questões de múltipla escolha de seis disciplinas específicas ao curso escolhido.
O Cartão de Inscrição, com os locais de prova, será disponibilizado a partir de 03 de junho. Já o resultado do Vestibular 2013/2 está previsto para 12 de julho, com matrícula entre os dias 16 e 18 seguintes. Mais informações no Edital ou pelo telefone (38) 3229-8080.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Trio invade propriedade rural e rouba R$ 5 mil em Pirapora

Mais de R$ 5 mil foram apreendidos pela polícia
Três  homens foram presos após assaltarem um estabelecimento comercial localizado em uma zona rural de Pirapora, no Norte de Minas, e levarem cerca de R$ 5 mil.
Segundo a Polícia Militar, na tarde dessa terça-feira (5), o trio esteve na propriedade, localizado na BR-365, altura do quilômetro 151 e anunciou o assalto. Eles ameaçaram o dono do estabelecimento com armas de fogo e levaram R$ 5.311,00. Após a ação, eles fugiram em direção a um matagal.
Após rastreamento na região os militares localizaram os suspeitos, de 18, 20 e 22 anos, respectivamente. Eles estavam com as armas utilizadas no assalto, um revólver calibre 32, outro de calibre 38 carregado com seis cartuchos de munição, e também com uma sacola preta na qual estava todo o dinheiro roubado.
O trio foi levado à delegacia juntamente com o material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Programa de eficiência energética beneficiará 252 famílias em de Jaíba

Cerca de 250 famílias do Distrito de Irrigação de Jaíba, no Norte de Minas, serão beneficiadas, em 2013, pelo Programa de Eficiência Energética. A iniciativa visa reduzir os gastos dos produtores com água e energia elétrica na agricultura irrigada.
O programa tem como objetivo reduzir em 73% o consumo de energia elétrica e em 33% o de água por produtor, com a implantação de sistemas automatizados.
Até agora, já foram implantados 1.100 sistemas. A previsão é que até o fim deste ano sejam implantados mais 252. A Emater-MG é a responsável pela elaboração de projeto técnico, apoio na captação de recursos, seleção dos beneficiários, acompanhamento na execução do projeto e avaliação da eficiência do sistema de irrigação.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Corpo de Bombeiros combatem incêndio em residência em Várzea da Palma

Corpo de Bombeiros combatem incêndio em residência em Várzea da Palma
Na manhã dia 05 (cinco) terça-feira, o 7º BBM através do 3ª Cia de Pirapora,  deslocou-se até o bairro Pinlar na cidade de Várzea da Palma, onde havia uma residência se incendiando.
Após rápido deslocamento os bombeiros encontraram proprietário aflito com o sinistro e verificaram tratar-se de um barracão, onde funcionava em um dos cômodos uma capotaria, onde seu telhado havia desabado.
A equipe extinguiu com sucesso o incêndio, sem vítimas.
Após os trabalhos foi realizado rescaldo a fim de se evitar surgimento de novos focos e propagação aos demais cômodos. Foram necessários 5.000 litros de água para debelar o incêndio, sendo que sua causa desconhecida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Montes Claros

Prefeito e vice de Montezuma têm mandatos cassados pela Justiça

Prefeito Erival José Martins e vice Maristane Vieira
Sá são acusados de abuso de poder econômico
e político. (Foto: Reprodução/DivulgaCand)
O prefeito e a vice de Montezuma, município localizado no extremo Norte de Minas Gerais, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Erival José Martins (PSDB), conhecido como Grande, e a vice Maristane Vieira Sá (PR) são acusados pelo Ministério Público Eleitoral de abuso de poder político e econômico durante as eleições em 2012.
O pedido de cassação foi feito pelo promotor eleitoral Daniel de Castro que chegou a tal conclusão após analisar um vídeo que flagra a compra de votos e após ouvir diversas testemunhas sobre outras acusações. A sentença prevê perda do diploma dos dois investigados e multa de cerca de R$ 42 mil para o prefeito e de R$ 21 mil para a vice.
O G1 teve acesso ao processo enviado pelo MP ao juiz eleitoral de Rio Pardo de Minas, Alexandre de Almeida Rocha. Segundo o documento, “fica escandalosamente comprovada a utilização da máquina pública em prol dos candidatos representados” e “ficou claro, pelas provas testemunhais colhidas, que os fatos narrados na petição de ingresso, que fazem parte integrante da presente, realmente aconteceram e afetaram a normalidade das eleições”.
Uma das acusações do MP refere-se a distribuição de 100 cestas básicas no período pré-eleitoral. Os alimentos foram enviados à cidade pelo Governo do Estado para serem distribuídos entre famílias afetadas pela seca.
“A distribuição das cestas básicas no dia 05 de outubro de 2012 não respeitou qualquer cadastro ou requisito exigido. Ao contrário, os benefícios foram entregues de forma desordenada, para qualquer pessoa que ali tivesse comparecido, evidenciando o escancarado viés político-eleitoreiro de citada atitude”, diz o documento.
Além disso, segundo o Ministério Público, parte dos alimentos foi distribuída em carros usados na campanha do prefeito.
Outra acusação é com relação à reinauguração de uma escola na região de Maracaiá. De acordo com o MP, “ficou mais evidente a utilização da máquina administrativa” em prol dos acusados quando os dois foram até a comunidade um mês antes das eleições para reabrir a instituição de ensino, que havia sido fechada no ano de 2009, com o objetivo de angariar votos.
Erival José Martins e Maristane Vieira Sá ainda são denunciados por fornecimento gratuito de sacos de cimento e materiais de construção para várias famílias em troca de voto. De acordo com o Ministério Público, também houve distribuição de brindes durante a campanha eleitoral em 2012, o que é proibido pela Justiça. Os correligionários políticos do prefeito e da vice também são acusados pelo MP de perseguição política a um servidor, que foi exonerado porque não seria eleitor do prefeito.
Conclusão do MP
“Diante de todas as provas colhidas nos autos, afasta-se a sensação e passa-se a ter certeza de que os representados utilizaram-se do poderio econômico e político de que dispunham para promover suas respectivas candidaturas”, conclui o promotor Daniel de Castro no documento.
A decisão judicial foi tomada em primeira instância. O prefeito e a vice foram procurados pelo G1, mas o chefe-de-gabinete da Prefeitura de Montezuma, João Batista dos Anjos, informou que eles não iriam comentar o assunto. Ainda segundo dos Anjos, os dois ainda não foram intimados, mas irão recorrer da sentença.
- Com informações do portal G1

terça-feira, 5 de março de 2013

Paulinho Gogó em Janaúba


Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas.
A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.
"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.
"É um momento de dor", afirmou, cercado pelos ministros do governo.
Chávez estava internado em um hospital militar na capital, Caracas.
O vice Maduro afirmou que mandou as Forças Armadas para as ruas, para garantir a segurança.
A cúpula das Forças Armadas foi à TV estatal jurar lealdade a Maduro e respeito à Constituição.

Discurso agressivo

Horas antes, Maduro havia feito um discurso agressivo na TV, acusando os adversários políticos de. "conspiração" e dizendo que Chávez enfrentava o momento "mais duro" desde sua última cirurgia.
O governo também anunciou a expulsão de dois adidos militares americanos supostamente envolvidos em "contatos não autorizados" com militares venezuelanos.

Luta contra o câncer

Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.
Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia.
Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).
Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%.
Ele tentou chegar ao poder pela primeira vez em 1992 através de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que fez com que fosse preso.
Em 2002, já no comando do país, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Foi restituído por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores.
A Venezuela, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), possui uma economia dependente das exportações do combustível, tendência que Chávez queria mudar com a entrada do país no Mercosul. O país tem 30 milhões de hectares de terras cultiváveis, mas importa até 70% dos alimentos que consome. A população é de quase 29 milhões de habitantes.

Doença
Desde que foi reeleito mais uma vez, em outubro de 2012, o líder venezuelano apareceu em público poucas vezes, a maioria delas para liderar conselhos de ministros no Palácio de Miraflores. Chávez também deixou de utilizar frequentemente sua conta na rede social Twitter.
A falta de informações e detalhes sobre a doença e a presença menos frequente de Chávez em eventos desde que anunciou a luta contra o câncer alimentaram os rumores de que seu estado de saúde poderia ser mais grave do que o governo queria divulgar.
Em 10 de junho de 2011, a imprensa venezuelana noticiou que Hugo Chávez havia por uma cirurgia de emergência em Cuba devido a um problema na região pélvica. Rumores sobre a doença circularam nos dias seguintes, mas o governo venezuelano negou que se tratasse de um tumor.
Em 30 de junho, no entanto, o presidente confirmou que havia sido operado em razão de um câncer. Não foram revelados maiores detalhes sobre a doença.
Chávez voltou à Venezuela dias depois e voltaria a Cuba nos meses seguintes para sessões de quimioterapia. Em agosto de 2011, apareceu com o cabelo raspado: "É meu novo visual", disse.
Em outubro do mesmo ano, após fazer exames médicos em Cuba, o governante declarou-se livre do câncer. "O novo Chávez voltou [...] Vamos viver e vamos continuar vivendo. Estou livre da doença", afirmou, fardado e eufórico.
Hugo Chávez chegou a dizer que o câncer, que atingiu cinco líderes sul-americanos – entre eles a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula – teria sido induzido pelos Estados Unidos. "Não seria estranho se tivessem desenvolvido uma tecnologia", disse
Em fevereiro de 2012, ele anunciou que seria operado novamente por uma lesão na mesma região em que teve o tumor removido. A cirurgia também ocorreu em Cuba e, posteriormente, ele passou por tratamento de radioterapia.
Em julho, quando era candidato à reeleição, o presidente voltou a dizer que havia vencido a batalha contra o câncer. Aos opositores, Chávez dizia que seus problemas de saúde não o impediriam de vencer a eleição que poderia mantê-lo no poder até 2019.
Em novembro, após vitória nas urnas, a Assembleia Nacional autorizou a viagem de Chávez a Cuba para receber terapia hiperbárica, um tratamento complementar comum em pacientes que receberam radioterapia.
Em dezembro, Chávez anunciou que voltaria a Cuba para ser submetido a uma nova cirurgia devido ao retorno do câncer. Ele designou o vice, Nicolás Maduro, como o eventual sucessor se não fosse capaz de voltar ao poder. Foi a primeira vez que Chávez admitiu, publicamente, que a doença poderia impedi-lo de seguir à frente do país.
Após a realização da cirurgia, foi Maduro quem passou a fazer relatos do estado de saúde de Hugo Chávez. A oposição criticava o governo, acusando-o de sonegar informação sobre a real situação do mandatário.
Chávez não conseguiu tomar posse de seu novo mandato, em 10 de janeiro. Após disputa judicial, o Tribunal Superior de Justiça entendeu que a presença dele não era necessária, e que uma posse formal poderia ocorrer em outra data a ser marcada posteriormente.
Em 18 de fevereiro, surpreendendo a todos, Hugo Chávez anunciou, pelo Twitter, que estava voltando à Venezuela. Ele foi diretamente para um hospital militar na capital Caracas.

Trajetória
Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, estado de Barinas, no oeste do país. Filho de professores, ele casou e se divorciou por duas vezes. Tem quatro filhos – duas mulheres e um homem do primeiro matrimônio, e uma menina do segundo – e três netos.
Militar reformado, Chávez entrou para a política depois de uma fracassada tentativa de golpe de Estado que o levou à prisão, em 1992.
Desde que venceu as primeiras eleições presidenciais, em 1999, com a promessa de pôr fim à "partidocracia corrupta" em que o governo havia se transformado e de distribuir a renda do petróleo entre os setores excluídos da sociedade, o presidente assumiu um estilo único de fazer política.
Ele chegou ao poder em fevereiro daquele ano como o 47º presidente da Venezuela, jurando sobre uma Constituição que ele afirmou estar "moribunda".
Entre suas primeiras decisões, proibiu que o Departamento Antidrogas dos Estados Unidos fizesse sobrevoos no país e, anos mais tarde, em 2008, expulsou o embaixador americano.
No final de 1999, alcançou o seu objetivo de mudar a carta magna da Venezuela e iniciar o que chamou de "Revolução Bolivariana".

Crises políticas
Chávez enfrentou momentos difíceis no poder, como quando, depois de vários dias de greves nacionais, em 11 abril de 2002, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Após tumultos e 19 mortes, o líder venezuelano foi restituído ao cargo por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores pelas ruas de Caracas.
Naquele mesmo ano, uma greve liderada por trabalhadores, empregadores e contratados da estatal de petróleo de Venezuela paralisou a indústria vital para o país. A greve prolongou-se até fevereiro de 2003 e derrubou a produção petrolífera, impactando com força a economia.
Os trabalhadores criticavam a implantação do projeto de "grande revolução bolivariana", que atingiu proprietários de terras, produtores de combustíveis e bancos. O termo é referência ao líder revolucionário Simón Bolívar, responsável pela independência de vários países da América do Sul, em quem Chávez dizia se inspirar.
Em 2004, após violentos protestos da oposição que deixaram outros nove mortos, Chávez submeteu-se novamente a um referendo público que o confirmou no poder.

Reeleição em 2006

Em 2006, em nova eleição presidencial, ele obteve 62% dos votos contra o opositor Manuel Rosales. No novo mandato, Chávez declarou a transformação da Venezuela em um Estado socialista.
Durante este período, o militar reformado iniciava seu projeto de estatização da maioria das empresas venezuelanas, em setores cruciais como telecomunicações e eletricidade. Em maio de 2007, a Radio Caracas Television, emissora mais antiga da Venezuela, encerrou suas transmissões após não ter sua concessão renovada pelo governo.
Iniciava-se também sua tentativa de reforma na Constituição, que permitira sua reeleição por tempo indefinido. Após uma primeira derrota, ocorrida no final de 2007, o projeto foi aprovado em referendo popular em fevereiro de 2009.
Em 2010, Chávez sofreu sua primeira derrota nas urnas, em eleições legislativas. Apesar de ter obtido a maioria dos votos, seu partido não conseguiu dois terços da Assembleia Nacional venezuelana, objetivo necessário para facilitar a aprovação dos projetos do governo.
Com uma manobra política, no entanto, conseguiu aprovar um dispositivo que o permitiu governar por mais seis meses por decretos de emergência.

Entrada na Mercosul

A Venezuela entrou oficialmente no Mercosul em 13 de agosto de 2012, depois de cerimônia simbólica em 31 de julho ocorrida em Brasília, com a presença de Hugo Chávez.
O ingresso ocorreu após Brasil, Argentina e Uruguai suspenderem o Paraguai do bloco como sanção pelo impeachment do presidente Fernando Lugo. Em 22 de junho do ano passado, o Senado do Paraguai votou pela destituição de Lugo no processo político "relâmpago" aberto contra ele na véspera e encarado pela comunidade de países sul-americanos como golpe. O país vinha impondo o veto à entrada da Venezuela no grupo.
"Faz tempo que a Venezuela devia entrar no Mercosul. Mas como está escrito na Bíblia, tudo o que vai ocorrer sob o sol tem sua hora", disse Chávez à ocasião. "Nos interessa muito sair do modelo petroleiro, impulsionar o desenvolvimento agrícola da Venezuela [...] Temos disponíveis mais de 30 milhões de hectares para o desenvolvimento da agricultura", afirmou.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, disse em setembro de 2012 que "houve unanimidade no Mercosul e Unasul para a suspensão do Paraguai. O que reforçou a suspensão foi o fato de todos os países, como gesto de repúdio, retiraram seus embaixadores, o que não ocorreu em Caracas, na Venezuela".
Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul passou a contar com população de 270 milhões de habitantes, ou 70% da população da América do Sul. Segundo o Ministério de Relações Exteriores brasileiro, o PIB do bloco será de US$ 3,3 trilhões (83,2% do PIB sul-americano), com território de 12,7 milhões de km² (72% da área da América do Sul).

Reeleição em 2012

Em 7 de outubro, Chávez derrotou Henrique Capriles Radonski, mesmo com uma campanha limitada, e garantiu novo mandato, o quarto consecutivo, até 2019, prometendo "radicalizar" o programa socialista que vinha implantando no país.
O presidente teve cerca de 54% dos votos, contra 45% do oponente, e o comparecimento às urnas foi de quase 81%. Dilma disse na ocasião que a vitória foi um "processo democrático exemplar".
Durante a campanha, Chávez pediu a vitória para tornar "irreversível" o seu sistema socialista e acelerar o Estado comunista, algo que os críticos veem como uma nova manobra para concentrar mais poder em suas mãos. Ele não hesitou em falar em uma “ameaça de guerra civil” caso o rival ganhasse as eleições.
Capriles foi o primeiro adversário a ter chances reais de derrotar Hugo Chávez, ao capitalizar o descontentamento acumulado durante os mandatos do presidente. Em conversa com o G1 na época, ele disse que seguiria o modelo brasileiro caso fosse eleito.
Além de ser comandante-em-chefe das Forças Armadas e presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), com maioria na Assembleia Nacional, Hugo Chávez também controlava a mídia estatal.
Política externa
A política externa foi inspirada pelo líder cubano Fidel Castro e marcada por críticas contra o "imperialismo" dos Estados Unidos, país que ele acusa de ser responsável pelo breve golpe que sofreu em 2002 e por questões que vão desde a mudança climática até uma suposta tentativa de assassiná-lo.
Durante sua gestão, Hugo Chávez reforçou a cooperação com seus aliados de esquerda na América Latina como Bolívia, Equador, Nicarágua, além de tecer parcerias com os governos polêmicos de Irã, Síria, Belarus, Líbia, entre outros. Ele foi pragmático o suficiente, entretanto, para continuar a vender diariamente para os Estados Unidos um milhão de barris de petróleo.
Com os seus "petrodólares", estabeleceu iniciativas regionais como o grupo de coordenação política Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e subsidiou o petróleo da Petrocaribe, aliança entre alguns países do Caribe com a Venezuela.
O presidente venezuelano tratava outros líderes internacional com intensidade, respeito ou desprezo, chegando a dizer que havia sentido cheiro de "enxofre" na tribuna da Assembleia Geral da ONU, em 2007, após ter passado pelo então presidente americano, George W. Bush, que já foi chamado por Chávez de bêbado e genocida.
Barack Obama, a quem Chávez parabenizou pela eleição em 2008, foi taxado mais tarde de "farsante". Quando Obama foi reeleito em outubro deste ano, o venezuelano disse desejar que o americano "se dedique a governar seu país, deixando de invadir povos e desestabilizar países".
Chávez tinha apreço especial por Lula e Dilma devido ao histórico de combate dos brasileiros durante a ditadura militar. "Eu e Lula somos irmãos. Somos mais que irmãos. Somos, como já disse Fidel Castro, esses tipos que andam por aí fazendo coisas, como Dilma, Cristina [Fernandez, presidente da Argentina], Néstor [Kirchner, ex-presidente argentino]”, disse Hugo Chávez, durante a primeira visita oficial da presidente brasileira à Venezuela.

Populismo

Hugo Chávez manteve-se no poder graças à implementação das suas "missões", programas sociais que melhoraram os níveis de educação e saúde públicas venezuelanas, embora a pobreza, o desemprego e a violência tenham se espalhado pelo país, que possui uma das maiores reservas de petróleo da região.
Sua popularidade contrastava com a rejeição vinda da classe média, afetada pelas restrições econômicas impostas em nome da revolução e por políticas de desapropriação de empresas privadas.
Seu discurso beligerante polarizou a sociedade ao demonizar os oponentes e queimar todas as pontes de entendimento com a outra metade do país – politicamente, uma estratégia muito rentável, admitem fontes próximas ao governo.
Viciado em comunicação, convocava constantemente a cadeia nacional de rádio e TV para longos discursos, além de comandar por muito tempo o programa semanal "Alô, Presidente", no qual discutia suas ideias políticas, recebia convidados para entrevistas, entregava obras públicas e até vendia eletrodomésticos chineses com preços subvencionados pelo governo.
Tornou-se também um grande usuário do Twitter, onde reunia milhares de seguidores, mas diminuiu o uso do microblog após a eleição de 2012.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM REGISTRA ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NO CENTRO DE JAIBA

Na noite de segunda-feira (04) na Avenida Cel. Moacir José Silva, Centro da cidade de Jaíba/MG, a PM registrou um grave acidente entre um caminhão e uma motocicleta que acabou ceifando a vida do condutor Antônio José da Silva, 60 anos.
A equipe do Sargento Júlio César apurou no local que o condutor do Caminhão M. Benz 1620, placa GML - 9185, Ricardo Pereira Matos, transitava pelo local sentido Centro/Bairro Veredas, momento em que reduziu a marcha para convergir à direita para entrar na Avenida Valdemar Domingues. O condutor então escutou um barulho vindo da parte de trás do veículo, ao parar e verificar o que havia acontecido, deparou com a motocicleta Honda CG 125, placa GXR - 7416 colidida na traseira do caminhão, o condutor Antônio José da Silva, caído ao solo com um intenso sangramento na região do couro cabeludo.
No exato momento passou uma ambulância do Hospital da cidade que socorreu a vítima, que ao dar entrada no HPS o médico de plantão, constatou o óbito por traumatismo craniano grave e perda de massa encefálica. A motocicleta ficou totalmente danificada sendo apreendida e conduzida para o pátio do DERTRAN em Janaúba/MG por estar com a documentação atrasada.
O caminhão foi liberado para o proprietário por estar com a documentação em ordem. O condutor do caminhão foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Janaúba para prestar esclarecimentos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Força Tarefa contra a dengue chega ao município de Espinosa

As ações de mobilização serão realizadas no município no período de 04 a 15 de março
O município de Espinosa, região Norte do Estado, recebe nesta semana as ações da Força Tarefa de combate à dengue. Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com prefeitura municipal, as ações serão realizadas no período de 04 a 15 de março, com participação dos mobilizadores da Força Tarefa, agentes de endemias e a comunidade local. O objetivo é realizar o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti na área urbana do município.
Com população de cerca de 31 mil habitantes, Espinosa está localizada a 690 km da capital mineira. A cidade possui clima é quente e no ano passado registrou 101 casos de dengue, o que motivou a ação da Força Tarefa, para que nesse ano a doença seja controlada, através das ações de prevenção. Neste ano, o município registro 6 casos de dengue.
A ação da Força Tarefa contará com a participação da equipe de mobilização social que, com o apoio do Dengue Móvel e do Dengômetro, recolherá o material reciclável (pneus, pet e lata) separados pela população, que será trocado por material escolar. A ação de troca será realizada nos dias 15 e 16 e março (sexta-feira e sábado), de 9h às 15h.
O Dengômetro é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Instalado em pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social, no Dengômetro, equipe treinada pela SES-MG alerta sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.
O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Norte de Minas vai ganhar mais um centro de Políticas de Emprego e Renda

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), neste fim de semana, promoveu ações em Jaíba e Janaúba, que visou o exercício básico da cidadania dos trabalhadores mineiros.  No sábado (2) em Jaíba, a Sete assina convênio de cooperação técnica mútua com a prefeitura daquele município para instalação do Centro Estadual de Políticas de Emprego e Renda (Ceper).
O convênio tem por objetivo o estabelecimento de cooperação técnica mútua, para a integração, operacionalização e manutenção das funções e ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – SPETR, que prevê a intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional, orientação e certificação profissional, pesquisa e informações do trabalho e fomento às atividades empreendedoras.

Certificação
Na oportunidade também foram certificados os trabalhadores jaibenses que concluíram o Ensino Fundamental por meio do Projeto Momento de Aprender, do Programa Travessia Renda. Já no município de Janaúba, também no sábado, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, deputado federal Zé Silva, certifica outra turma beneficiada pelo mesmo programa.
A certificação dos trabalhadores que concluíram o ensino fundamental por meio do projeto Momento de Aprender é uma das cinco vertentes do Travessia Renda, uma  oportunidade de elevação de escolaridade aos cidadãos maiores de 18 anos que tenham abandonado a escola. Promovido pela Sete ele potencializa a empregabilidade do trabalhador e suas oportunidades de geração de renda por meio da educação profissional, elevação de escolaridade, emissão de documentos e apoio à gestão municipal nas políticas de trabalho, emprego e renda.
O Travessia é um programa estruturador do Estado de Minas Gerais que visa combater a pobreza, com ações simultâneas e articuladas entre várias secretarias e órgãos públicos estaduais nas áreas de saúde, educação, saneamento, emprego e renda.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 4 de março de 2013

ASSASSINATO: VIÚVA É SUSPEITA DE INCENDIAR A CASA DA MÃE DE PROVÁVEL AUTOR

A guerra entre duas facções criminosas de Bocaiúva rendeu mais um capítulo durante a semana, provavelmente em resposta ao assassinato de um homem, ocorrido há cerca de 15 dias naquela cidade, localizada a 50 quilômetros de Montes Claros. A Polícia Civil prendeu, na tarde de sexta-feira (1º), duas mulheres acusadas de incendiar uma casa na cidade. Foram detidas Elisângela Cardoso Rocha e Ellen Cristina Rocha Almeida. A casa incendiada pertence à mãe de um rapaz que é suspeito de assassinar o marido de Elisângela há duas semanas. A Polícia Civil suspeita que o crime tenha sido em retaliação pelo assassinato do rapaz.
Ainda segundo a Polícia Civil, o homicídio do marido de Elisângela foi em decorrência de uma guerra entre facções rivais que disputam o tráfico de drogas na cidade. A Polícia acredita que a prisão das duas mulheres possa evitar mais retaliações e novas brigas entres as facções inimigas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Unimontes recebe de hoje até 15 de abril inscrições para o 2º vestibular de 2013, com 762 vagas

A Unimontes abriu hoje e receberá até o dia 15 de abril inscrição para o 2º vestibular de 2013, que oferece 762 vagas em 32 cursos. A inscrição é feita somente pelo site www.cotec.unimontes.br. O vestibular é dividido em dois grupos: no primeiro serão preenchidas 408 vagas em 17 cursos. As outras 354 vagas são ofertadas em 15 cursos do Grupo 2. O valor da taxa é de R$ 100,00 para um curso e R$ 190,00 para dois. As provas acontecerão no dia 9 de junho em Montes Claros, Belo Horizonte, Almenara, Bocaiúva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora e Unaí.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Janaubense é contrato pelo Villa Nova


O Villa Nova anunciou a contratação de mais um atleta para a sequência do Campeonato Mineiro. O zagueiro Evaldo, de 30 anos, que estava no Tarxien Rainbows, de Malta, é o novo jogador do Leão. 
Mineiro de Janaúba, no Norte de Minas, Evaldo iniciou a carreira no Corinthians. Além do clube paulista, o zagueiro atuou em várias outras equipes do Brasil: Portuguesa, São Caetano, Grêmio, Santos, Coritiba, Bahia, Ponte Preta. 

FICHA DO JOGADOR
Nome Completo: Evaldo Silva dos Santos
Posição: Zagueiro
Data de Nascimento: 4/1/1983
Naturalidade: Janaúba/MG
Altura: 1,91m
Peso: 90kg
Último Clube: Tarxien Rainbows (Malta)


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 3 de março de 2013

Ônibus com 49 pessoas sai da pista e tomba em Araguari

Cinco pessoas ficaram levemente feridas após um ônibus tombar na BR-050 em Araguari, no Norte de Minas, neste sábado (2). Os feridos foram encaminhados para o pronto-socorro da cidade. O veículo estava parado na rodovia por conta de problemas mecânicos e o motorista havia saído para verificar o que estava acontecendo. No entanto, no momento em que ele retornou, o freio falhou, o ônibus começou a andar e tombou em um barranco.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 49 passageiros estavam no veículo.

Outros acidentes 

Na nesta manhã outros acidentes também foram registrados em estradas do sudeste e deixaram vítimas. Duas pessoas morreram e três ficaram feridas no município de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, após um veículo se partir em duas partes na rodovia MG-10.
Durante a madrugada, uma pessoa morreu em um acidente entre um caminhão e uma moto na avenida Jacu-Pêssego, zona leste de São Paulo. Horas antes, por volta das 21h30, um caminhão também tombou na rua José da Costa Gavião, na região da Brasilândia, zona norte.
Já na Raposo Tavares uma faixa chegou a ficar interditada no km 20, no sentido capital, por conta de mais um acidente durante a manhã.
As outras rodovias do estado – Anhaguera e Dutra – estavam com trânsito lento por conta do excesso de veículos.
Franca 
Um homem morreu carbonizado na manhã de hoje depois de uma batida de um carro com um caminhão no km 409 da rodovia Cândido Portinari, trecho que liga Franca (400 km de São Paulo) a Cristais Paulista.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o carro da vítima pegou fogo após bater em um caminhão. O rapaz morreu na hora – até o início da tarde deste sábado, ele não havia sido identificado.
O caminhoneiro, no entanto, sofreu apenas escoriações.
Ainda conforme a polícia, por volta das 05h50, o motorista do carro dirigia no sentido Franca-Cristais Paulista quando perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária. Ao ver o carro, caminhoneiro tentou desviar para o acostamento, mas também perdeu o controle e tombou o caminhão.
O carro bateu no caminhão, capotou e pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, mas o corpo do motorista já estava carbonizado quando a equipe chegou ao local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com