Kadafi é capturado por rebeldes e pode estar morto, dizem agências internacionais

Kadafi estava desaparecido desde o início da
guerra civil que se instalou no país com a queda da ditadura

Agências internacionais afirmam que o ex-ditador Muamar Kadafi, coronel que liderou a Líbia por quatro décadas, foi capturado pelas forças rebeldes. São citadas fontes do Conselho Nacional de Transição (CNT), novo órgão político que assumiu o governo líbio. 
"Ele foi capturado. Está ferido nas duas pernas...Ele foi levado pela ambulância", afirmou Abdel Majid, oficial de alta patente do CNT à Reuters por telefone. Segundo as informações, o ex-ditador tem ferimentos em ambas as pernas. Segundo a Reuters, ele foi capturado perto de Sirte, sua cidade natal recentemente tomada pelas tropas do novo governo. Em uma tentativa de fuga, ele teria sido atingido nas pernas por balas. 
Um combatente não identificado das tropas do CNT afirmou à Reuters ter presenciado a captura do ex-líder da Líbia. Kadafi estava escondido em um buraco e pediu aos soldados: "não atirem, não atirem!". Segundo o canal de TV Libya lil Ahrar, o ex-ditador foi detido com o filho Muatasim, além de Mansur Dau, chefe dos serviços de segurança interna, e Abdullah Senusi, diretor do serviço de inteligência libios. O comandante Mohamed Leith contou à agência de notícias France Presse que viu Kadafi, vestido com um uniforme cáqui e um turbante.
Fontes não-oficiais afirmam que Kadafi já poderia estar morto. O ex-ditador estava desaparecido desde que as forças rebeldes assumiram a capital Trípoli. A esposa de Kadafi e três de seis filhos pediram asilo ao governo do Níger. O oficial Abdel Majid Mlegta, do Conselho Nacional de Transição (CNT), afirmou que ele ficou machucado nas duas pernas quando tentava escapar do comboio de caças da Otan. “Ele também foi atingido na cabeça", relatou o militar. "Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu". Ainda não há confirmação fora do CNT dessas informações.
Por mensagens de áudio enviadas a uma emissora síria, Kadafi se comunicava com a população do país. Nas últimas gravações, o ex-ditador afirmou que resistiria “até o fim”. Ele pediu aos líbios que proseguissem na resistência e afirmou que não deixaria seu país. 
Foto divulgada minutos depois da captura de Kadafi;
autenticidade ainda não foi confirmada
O Tribunal Penal Internacional já anunciou que o antigo chefe de Estado líbio e seus colaboradores serão julgados por crimes como violação aos direitos humanos, estupros e homicídios.
O Departamento de Estado norte-americano e o Pentágono afirmaram que não podem confirmar a captura. Kadafi estava no poder desde 1969, mas foi deposto pelo levante iniciado em fevereiro deste ano. O ex-líder é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos