Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 18 de março de 2017

Idoso é preso com armas, cartuchos e 77 munições em Coração de Jesus

Armas foram apreendidas na casa do idoso

Um idoso de 79 anos foi preso com armas e mais de 70 munições na zona rural de Coração de Jesus, nessa sexta-feira (17).

Segundo a PM, o idoso foi detido na casa dele na comunidade Bela Vista durante patrulhamento de rotina. Ao perceber a presença dos policiais, ele escondeu uma pistola com 9 cartuchos dentro da geladeira.

Após encontrar a arma, os militares fizeram buscas no imóvel e apreenderam uma cartucheira, duas espingardas polveiras, 77 munições de calibres 38, 32 e 44, além de 11 cartuchos para espingarda.

Na comunidade de Brejão, também na zona rural da cidade, a PM apreendeu duas espingardas em uma casa. O dono do material não foi localizado e ninguém foi preso.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

sexta-feira, 17 de março de 2017

Após denúncia, PM prende homem por tráfico de drogas em Monte Azul

Droga foi encaminhada à delegacia junto ao homem preso.

Um homem de 27 anos foi preso nesta quinta-feira (16) suspeito de tráfico de drogas em Montes Azul, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima passou informações sobre o comércio de entorpecentes na Rua Milton Campos, no Bairro Alto São João.

Diante das informações, militares foram até o local indicado e conseguiram apreender buchas de maconha, pedras de crack e ainda uma pedra de uma substância semelhante a oxi (droga derivada da cocaína). Um homem também estava no local e foi preso como responsável pela droga. Ele e o material apreendido foram levados para a delegacia da cidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Sargento baleado na cabeça em Jaíba morre após 12 dias internado

Sargento Machado estava na PM desde o ano de 2011

O hospital Santa Casa confirmou a morte do sargento da Polícia Militar, João José Machado Neto. Ele morreu na tarde desta sexta-feira (17) na unidade hospitalar, onde estava internado há 12 dias, após ser baleado na cabeça durante uma ação policial em Jaíba, no Norte de Minas.

A Santa Casa informou que o paciente teve uma parada cardíaca e faleceu às 13h. O corpo do militar foi levado ao IML; o horário e o local do velório não foram informados.

A Polícia Militar, informou que o sargento ingressou na corporação em outubro de 2007 e estava em Jaíba desde agosto de 2011. Machado participava de uma operação Batida Policial no Bairro Morada do Sol para averiguar informações sobre a presença de homens em atitude suspeitas em uma rua do bairro. Ao descerem da viatura, os militares foram recebidos a tiros, vindos de um matagal; o sargento foi atingido.

Prisões
O suspeito de atirar no sargento se entregou à Polícia Civil nesta quarta-feira (16). Marcos Vinícius Barbosa Silva, de 23 anos, estava com um mandado de prisão em aberto e se entregou acompanhado de um advogado. Ele não quis falar com a polícia sobre o caso e afirmou que só falaria diante de um juiz.

Na quinta-feira (9), quatro jovens, suspeitos de terem ligação direta com Marcos Vinícius também se entregaram à Polícia Civil. O pai de um dos rapazes procurou a polícia afirmando que eles tinham intenção de se entregar e levou os policiais civis, da cidade de Manga e Jaíba, até uma estrada próxima ao matagal onde estavam sendo feitas as buscas pelos envolvidos, em Jaíba.

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, chegaram a ser detidos em um táxi na MG-401, no dia 6. Eles afirmaram estar no local do crime, mas negaram serem os autores. Os menores foram entregues aos responsáveis após serem ouvidos na delegacia.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

quinta-feira, 16 de março de 2017

Jaíba: Suspeito de atirar em Sargento da PM se entrega à polícia

Marcos Vinícius entregou a Polícia Civil

O suspeito de atirar em um sargento da PM em Jaíba, no Norte de Minas, se entregou à Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (16). Marcos Vinícius Barbosa Silva, de 23 anos, estava com um mandado de prisão em aberto e se entregou, acompanhado de um advogado. De acordo com a Polícia Civil, a prisão ocorreu na Avenida Doutor Geraldo Rezende, no Bairro Copasa. Ele foi encaminhado à cadeia pública de Manga.

O militar João José Machado Neto, de 34 anos, foi baleado na cabeça no último dia 4, durante uma abordagem a um grupo em atitude suspeita no Bairro Morado do Sol, em Jaíba. Desde o dia do crime, a região foi cercada por policiais militares e civis. O policial permanece internado em um hospital de Montes Claros em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos.


Prisões
Na última quinta-feira (9), quatro jovens, suspeitos de terem ligação direta com Marcos Vinícius também se entregaram à Polícia Civil. O pai de um dos rapazes procurou a polícia afirmando que eles tinham intenção de se entregar e levou os policiais civis, da cidade de Manga e Jaíba, até uma estrada próxima ao matagal onde estavam sendo feitas as buscas pelos envolvidos, em Jaíba.

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, chegaram a ser detidos em um táxi na MG-401, no dia 6. Eles afirmaram estar no local do crime, mas negaram serem os autores. Os menores foram entregues aos responsáveis após serem ouvidos na delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM, G1 e PC

RAHMEX AMBEV poderá deixar Janaúba a qualquer momento

No dia 15 de março, por volta das 16 horas, o nosso jornalismo com exclusividade obteve a informação que a RAHMEX distribuidora da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev ou ainda Ambev), que hoje conta com uma estrutura que atende toda região da Serra Geral, com produtos como Skol, Brahma, Antarctica entre outras cervejas e refrigerantes como Pepsi, poderá a qualquer momento deixar a cidade de Janaúba. A motivação, ou melhor, o motivo seria a falta de motivação e incentivo por parte do executivo municipal. Informações repassadas por funcionários da RAHMEX confirmam que desde a gestão do ex-prefeito Yuji Yamada a empresa enfrenta muitas dificuldades em obter parcerias com o município que sempre deu a entender que não faziam muita questão de sua presença em Janaúba. E que o auge dessa crise entre prefeitura e RAHMEX AMBEV veio agora com a nova gestão do prefeito Carlos Isaildon, que também não mostrou muito interesse em ter a distribuidora em Janaúba.

Para que fique bem claro para os nobres leitores o que significa uma empresa como a RAHMEX em um cidade, além dos vários empregos por ela gerado, uma distribuidora desse porte hoje representa a 2ª maior arrecadação de impostos para o município de Janaúba, e quando dizemos que falta interesse por parte da prefeitura, é que toda cidade para atrair ou manter grandes indústrias ou empresas como é o caso, oferecem os chamados incentivos fiscais, estruturas, espaços e até isenção de impostos, uma prerrogativa das prefeituras interessadas em manter e captar investimentos para suas cidades.

E além da falta de interesse e empenho da atual gestão em manter a RAHMEX AMBEV em Janaúba, um prefeito de uma cidade vizinha a Janaúba fez uma irrecusável proposta para ter tal empresa em seu município. E tudo isso pode ser o xeque mate que definirá a saída da RAHMEX de Janaúba, o que irá representar um prejuízo de milhões para os cofres da prefeitura gorutubana.

E não bastasse todo esse dramático enredo, que mais parece uma novela de Walcyr Carrasco, nesta quarta-feira (15) em uma visita a prefeitura de Janaúba a repórter da TV Serra Geral, Paula Santos ouviu do atual prefeito de Janaúba, Isaildon Mendes, que ele não estava ciente de tal situação, e antes de tomar posse do executivo municipal a distribuidora RAHMEX AMBEV o havia procurado para uma conversa e que depois disso não teriam se falado mais, e que desconhece que a empresa já estaria de mala e cuia para partir para nunca mais voltar.

Parece que os prefeitos de Janaúba desenvolveram um dom de perderem empresas e fabricas, o que tem acarretado em vários prejuízos para o município. De faculdade a fábrica de calçados, Janaúba tem amargurado perdas constantes por conta da incapacidade e incompetência dos gestores, que como sempre escolhidos pelo povo não sabem honrar a confiança dos gorutubanos.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 15 de março de 2017

Mais de 300 casos de febre amarela são confirmados em MG, diz governo

(G1) A secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta terça-feira (14) 110 mortes por febre amarela. Outras 81 ainda estão sendo investigadas.

Em 2017, já foram notificados 1.090 casos de Febre Amarela. Destes, 310 foram confirmados em Minas Gerais.

A maioria das mortes é relacionada a cidades dos vales do Mucuri e do Rio Doce. Há ainda mortes relacionadas a cidades do Sul de Minas, do Norte do Estado e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Este é o pior surto de febre amarela já registrado no estado. Conforme a SES, na maior parte dos casos notificados, as pessoas tiveram os sintomas entre os dias 8 e 21 de janeiro de 2017.

De acordo com o boletim da SES, mortes de macacos causadas pela doença foram registradas em 101 municípios mineiros.

Postos extra

Mais um posto extra para vacinação de febre amarela começou a funcionar nesta terça-feira (14) na UPA Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O horário de atendimento será das 7h30 às 20h30.

No Serviço de Atenção ao Viajante, na Savassi, também na Região Centro-Sul, o horário de atendimento vai ser estendido – das 9h às 12h e das 13h às 20h30 – também a partir desta terça-feira (14).

Segundo a Prefeitura, ao todo, cinco postos extras de vacinação contra a febre amarela funcionam em horário estendido (veja abaixo os endereços), além do Serviço de Atenção ao Viajante.

Já no Centro de Saúde Betânia, na Rua Canoas, 678, a equipe foi reforçada para a vacinação. O horário de funcionamento para a vacina é das 9h às 17h30.

terça-feira, 14 de março de 2017

Em Espinosa, Polícia de Meio Ambiente apreende 33 pássaros silvestres

Pássaros foram localizados após denúncia.

A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, nesta segunda-feira (13), 17 pássaros silvestres que estavam em cativeiro, na zona rural de Espinosa, no Norte de Minas. Um homem de 37 anos foi preso.

De acordo com a Polícia Militar, os pássaros foram apreendidos no Povoado Charco depois de uma denúncia anônima. No local, foram encontrados 14 gaiolas, pássaros trinca ferro, cardeal, sofrê, estrelinha, patativa, tico tico e azulão.

O responsável pelas aves foi preso e conduzido até a delegacia. Os pássaros foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros.

Povoado de Pernambuco

Ainda durante a ocorrência, os militares foram até uma casa no Povoado de Pernambuco, também na zona rural de Espinosa. No local, foram apreendidos 16 pássaros. De acordo com a polícia, as gaiolas estavam penduradas em uma árvore no quintal da casa.

Foram apreendidos sete gaiolas, dois alçapões, periquitos, cardeal, azulão, papa capim, canário, coleirinho, caboclinho e patativa. A dona da casa disse aos militares que os pássaros são do marido. Ele não estava em casa e, até o momento, não foi preso. Os pássaros foram entregues ao Cetas.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

segunda-feira, 13 de março de 2017

Polícia procura por criminosos que arrombaram casa lotérica em Catuti

Motos roubadas também foram apreendidas

Material apreendido pela polícia
A Polícia Militar procura por criminosos que arrombaram uma casa lotérica na madrugada desta segunda-feira (13) em Catuti, no Norte de Minas. A PM ainda não divulgou como o grupo agiu, mas afirmou que pelo menos cinco homens participaram da ação criminosa.

Durante as buscas, já na zona rural de Nova Porteirinha, militares encontraram um carro e duas motocicletas que foram usadas no crime.

As motocicletas possuem ocorrência de furto. No local foram encontrados também explosivos, uma espingarda, uma pistola, um revólver e um cofre.

Várias equipes de militares participam do rastreamento na tarde desta segunda-feira; um helicóptero sobrevoa um matagal próximo ao local onde foram encontrados os objetos, pois a polícia acredita que os bandidos estejam se escondendo nesta região.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

domingo, 12 de março de 2017

Jovem é assassinado em Nova Porteirinha

Na manhã deste domingo (12) por volta das 11 horas, a PM de Nova Porteirinha registrou mais um homicídio, o 3º só este ano no município. Um jovem foi encontrado já sem vida na Colonização III, zona rural de Nova Porteirinha.

O rapaz foi fatalmente atingindo por disparos de arma de fogo, um dos tiros acertou próximo ao coração. 

Até o momento ninguém foi preso, e PM não confirmou o que poderia ter motivado o assassinato.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Prefeito de Porteirinha é empossado presidente do CINSRUN

(Destaque/Foto: Jane Felix)

(Por Alana Freitas) O Prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista (PSB), no destaque, tomou posse nesta quinta-feira (9), da presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas CINSRUN/SAMU, para o biênio 2017/2018. A cerimônia ocorreu na sede da Amams, e reuniu diversas autoridades da região, como o deputado estadual Paulo Guedes (PT), prefeitos de cidades vizinhas, onde o CINSRUN atua, vereadores municipais, o comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

O evento de posse também serviu para apresentar o balanço de atuação presidência que esteve no biênio 2015/2016. Em seu discurso de posse, o novo presidente do Cinsrun destacou a importância da ampliação do atendimento do SAMU. “É preciso ampliar o SAMU para outras cidades, só são 36 bases para atender 86 municípios. O que vamos buscar agora é a reestruturação do serviço. Também está no meu plano de trabalho, a criação da sede própria do SAMU, para isso serão necessários alguns reajustes importantes. O que acreditamos, é que é possível fazer uma gestão com participação”, pontuou o presidente.

Silvanei também destacou que tem como objetivo trabalhar melhor o tempo de chegada das unidades móveis para atendimento às vítimas. Para isso, ele planeja descentralizar o ponto de apoio do Samu, criando dois locais em diferentes pontos de Montes Claros. “No nosso levantamento, percebemos que já aconteceu de uma unidade demorar até vinte minutos para chegar até o local de atendimento, isso é muito sério, porque coloca em risco a vida do paciente. Para agilizar a chegada do socorro, uma solução seria mais pontos de partida, é a unidade que estiver mais próxima do local de solicitação, será acionada”, explicou.

Frota sucateada | O novo presidente do CINSRUN, também chamou a atenção para a falta de veículos para o atendimento no Norte de Minas. Silvanei explicou que grande parte da frota de veículos encontra-se sucateada. “A região recebeu três novas unidades básicas de atendimento, mas o número é muito pequeno, diante a grande demanda”, afirmou.

Uma portaria do Ministério da Saúde determina que o financiamento do SAMU deve ser compartilhado pelo governo federal, que deve custear com 50% das despesas; pelo governo do Estado, que precisa arcar com 25%; e pelo município, responsável pelos outros 25%. “Vamos nos reunir com as autoridades responsáveis em busca da restruturação da frota. Que foi uma das principais cobranças dos servidores do SAMU, durante as manifestações no fim do ano passado”, disse.

Sobre as outras cobranças feitas pelos servidores, Silvanei explicou que vai se reunir com a categoria para ouvir as reivindicações. Em outubro de 2016, socorristas e funcionários do setor administrativo protestaram em frente à sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Eles cobraram nova frota, reajuste salarial e a realização de um concurso público. “Vamos ouvir as demandas dos servidores, mas antes vamos tomar conhecimento de todo o funcionamento do Cinsrun, o que poderemos fazer para resolver as questões mais urgentes. Tenho consciência da importância do trabalho de todos os colaboradores, por isso também é nosso propósito realizar o quanto antes uma visita aos representantes da categoria”, finalizou.

Homem morre após tombar caminhão na BR-251, próximo a Salinas

Bombeiros fizeram retirada do corpo da vítima dos destroços

Um homem, de 33 anos, morreu na manhã deste sábado (11) após o veículo que ele estava, um caminhão carregado com farinha, tombar na BR-251, na altura do km 334, próximo a cidade de Salinas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do caminhão, com placa de Ocauçu (SP) teria perdido o controle do veículo ao passar em uma curva.

Após perder o controle, o caminhão subiu em um barranco e capotou na pista. Médicos do SAMU constataram o óbito e a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para desencarceramento do corpo, que ficou preso às ferragens.

O trânsito ficou interrompido, nos dois sentidos, por cerca de cinco horas, mas já nesta tarde de sábado foi liberado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM