Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 11 de junho de 2016

Tribunal rejeita pedido da Câmara Municipal para anular decisão que retornou Jimmy Murça ao cargo de prefeito

(Por Luís Cláudio Guedes) O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recusou no início da noite da sexta-feira (10) recurso conhecido como agravo de instrumento em que a Câmara de Vereadores local contestava decisão da então juíza substituta da Comarca de Manga, Ludmila Linz Grilo, que suspendeu, no início do de maio a cassação do prefeito Jimmy Murça (PCdoB).
Com a liminar, o prefeito Jimmy, cassado pelos vereadores em novembro de 2013, conseguiu finalmente retomar o cargo para o qual foi eleito nas últimas eleições municipais. Para colocar ponto final na crise política que o município atravessa desde então, o TJMG decidiu por manter Murça no Cargo, ao confirmar a decisão da juíza substituta da Comarca de Manga. Desde o primeiro afastamento de Jimmy, o gabinete do prefeito de Jaíba assistiu ao interminável rodízio de sete titulares no cargo de prefeito. A dança das cadeiras chegou ao sétimo revezamento de comando no município (Jimmy Murça/Júnior Leonir/Enoch Lima/novamente Jimmy/Enoch Lima/Valdemir Soares/ e finalmenteJimmy).
A tentativa de apear o prefeito Jimmy mais uma vez do poder foi liderada pelo vereador Valdemir Soares da Silva (DEM), o atual presidente da Câmara Municipal. O vereador ocupou o cargo de prefeito interino por seis, entre dezembro do ano passado e maio deste ano – logo após a prisão do então prefeito Enoch Lima (PDT), às vésperas do Natal. Enoch, que era o vice de Jimmy Murça, foi forçado a renunciar pelo Ministério Público nas tratativas que resultaram na sua delação premiada sobre práticas de corrupção durante seu mandato de interino.


Continua...
Valdemir Soares relutou em assumir a vaga aberta com a prisão de Enoch Lima e chegou mesmo a enviar consulta ao Tribunal de Justiça para medir a legalidade do ato. Naquela ocasião, o desembargador plantonista da quarta câmara do TJMG, Wanderley Salgado de Paiva, determinou a posse do sucessor imediato do prefeito, o vereador Valdemir Soares da Silva.
O vereador não queria ser prefeito, mas depois que chegou lá parece ter tomado gosto pela coisa. Ele tentou buscar no tapetão mais um afastamento de Jimmy Murça. Valdemir queria voltar para o gabinete do prefeito. Segundo o site apurou, o motivo é muito simples: ele pretendia usar a cadeira como plataforma de lançamento do seu nome para concorrer ao cargo de prefeito em outubro próximo.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

MP apura contrato entre firma de pai de Aécio Neves e Epamig em MG

Contrato feito entre empresa do pai de Aécio Neves (PSDB-MG)
 e Epamig é investigado  (Foto: Evaristo Sá / AFP)
O Ministério Público de Minas Gerais (MP) investiga a compra de 2.637 sacas de sementes da Perfil Agropecuária e Florestal no valor de R$ 150 mil feita pelo governo de Minas Gerais em 2010, na gestão de Aécio Neves (PSDB). À época, a empresa, cuja fazenda fica em Montezuma, na Região Norte do estado, pertencia a Aécio Ferreira da Cunha, pai do então governador. O senador Aécio Neves informou, em nota, que o contrato é regular.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), um termo de parceira técnica foi firmado no dia 19 de março de 2010, 12 dias antes de Aécio Neves renunciar ao cargo para disputar eleições no Senado Federal. O pagamento foi feito em 21 de dezembro daquele ano, dois meses após a morte do pai do tucano. Este contrato foi o único firmado entre a Epamig e a Perfil Agropecuária e Florestal.
Segundo informações da Receita Federal, atualmente, a Perfil pertence a Aécio Neves e à irmã, Andréa Neves.
Nesta quinta-feira (9), o jornal “O Tempo” informou que o deputado estadual Rogério Correia (PT) havia ido ao Ministério Público Estadual (MP) com um pedido de investigação sobre o caso. As informações foram confirmadas pelo G1 e pela TV Globo.
O MP informou que a denúncia foi protocolada nesta sexta-feira (10). De acordo com o promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, o contrato já vinha sendo investigado pelo órgão antes da denúncia do parlamentar.
De acordo com a Epamig, as sementes adquiridas foram distribuídas em municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Norte de Minas. O objetivo era doar o produto a pequenos produtores rurais, especialmente das regiões mais pobres do Estado.
Em nota, o senador informou que “o termo de parceria firmado entre a Epamig e a Perfil Agropecuária e Florestal, empresa fundada há mais de 40 anos, foi absolutamente regular”. Ele disse ainda que o termo de parceria técnica “ocorreu nos mesmos moldes de centenas de outros firmados pela empresa, sem qualquer interferência do Governo do Estado”.
A nota fala também que o valor final foi de R$ 150.337,50. “Desse valor, como previsto em contrato, 15% foram pagos à Epamig pela assistência técnica fornecida, seguindo integralmente o que determinava o contrato”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Mulher é esfaqueada no pescoço durante discussão em Francisco Sá

(G1) Uma mulher de 31 anos foi esfaqueada, com um golpe no pescoço, na tarde desta sexta-feira (10), em Francisco Sá, Norte de Minas, após uma discussão. Ela teria iniciado uma briga com uma outra mulher, de 20 anos, que a atingiu com um canivete.
Segundo testemunhas relataram à Polícia Militar, a mulher ferida chegou ao local, na estrada de acesso ao distrito de Cana Brava, perguntando porque o filho da mulher de 20 anos teria brigado com o seu filho no dia anterior. Elas iniciaram uma discussão.
Ainda segundo a PM, a mulher de 31 anos, após a discussão, teria agredido, com um golpe de capacete, a jovem de 20; o que a fez revidar a agressão com a perfuração no pescoço, utilizando o canivete. A mulher ferida foi socorrida para um hospital da cidade e, segundo a PM, devido a gravidade dos ferimentos, seria encaminhada para Montes Claros.
O G1 tentou contato com a administração do hospital em Francisco Sá, para saber o estado de saúde da mulher esfaqueada, mas as ligações não foram atendidas. Após o crime, a polícia foi acionada e levou a mulher de 20 anos detida, para prestar depoimento na delegacia da cidade.

Nomeada a nova secretária de saúde de Janaúba

Dayane Cristina. Foto: Divulgação.
Com a saída do Sanitarista Gilson Urbano, Dayane Cristina foi indicada pelo Prefeito Yuji Yamada e assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde de Janaúba no dia 08 de junho de 2016, no qual deverá permanecer até o final da gestão do atual Prefeito.
Dayane Cristina de Souza Rocha, Gorutubana, Bacharel em Direito, iniciou sua carreira pública em 2013, quando veio trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde. Começando no Setor de Tratamento Fora do Domicílio, teve contato direto com o público. Alguns meses depois foi convidada para ser Secretária Executiva no gabinete da então Secretária Municipal de Saúde Lara Jamille.
Determinada e competente Dayane foi promovida a Diretora Administrativa e pouco tempo depois Diretora Financeira, na mesma Secretaria, onde exerceu o cargo por 02 anos.
Dando continuidade a relação de pauta dos trabalhos previstos, deverá realizar:

IMPLANTAÇÃO/PACTUAÇÃO DO CEM – CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS COM OS PÓLOS DE PORTEIRINHA E MONTE AZUL E EQUIPE TÉCNICA DA SES/MG;

IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL NO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA – PROCESSO DE TRANSIÇÃO;

REFORMA E ADEQUAÇÃO FÍSICO-SANITÁRIA DO CEAE/VIVA VIDA

CONVÊNIO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DO HOSPITAL REGIONAL/EDITAL DE LICITAÇÃO EM ANDAMENTO;

CONCLUIR O PROCESSO DO DESENHO DA PORTA DE ENTRADA/RETAGUARDA DA URGÊNCIA OBSTETRA COM A FUNDAJAN – PROCESSO JÁ ALINHADO PARA EMITIR NOTA TÉCNICA PELA REGULAÇÃO DA SMS;

TRANSIÇÃO DO CENTRO VIVA VIDA PARA CEAE/CEM COM ADEQUAÇÕES NO CNES E READEQUAÇÃO DA EQUIPE PARA ATENDER AS DELIBERAÇÕES CIB/SUS/MG;

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE FÍSICA DO PACE – POST AVANÇADO DE COLETA EXTERNA DO HEMOMINAS EM JANAÚBA – PARECER FAVORÁVEL;

NEGOCIAÇÃO COM O HRJ PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DE ESTERILIZAÇÃO PARA AS UNIDADES PRÓPRIAS;

CONCLUIR A NEGOCIAÇÃO DA PRORROGAÇÃO DE PRAZOS DO CONVÊNIO 1177/2014 JUNTO A SES/MG PARA COMPRA DE MEDICAMENTOS, NO VALOR DE 149,00 (CENTO E QUARENTA E NOVE MIL);

REALIZAR AS REFORMAS DAS UBS PARA ATENDER AO PMAQ COM RECURSOS EM CONTAS – AGUARDANDO PLANILHAS DA SECRETARIA DE OBRAS;

ESTABELECER CONVÊNIO COM SMS E HRJ PARA INCENTIVAR A IMPLANTAÇÃO DE LEITOS DA SAÚDE MENTAL COM RECURSOS JÁ DISPONÍVEL EM CONTA;

PROCESSO DE CONCLUSÃO DA CONTRATUALIZAÇÃO DOS LEITOS DE SAÚDE MENTAL NO HRJ – CONTRATO DEVERÁ SER PRODUZIDO PELO GESTOR DE CONTRATOS DA REGULAÇÃO;

CONTINUAR AS NEGOCIAÇÕES PARA O EFETIVO CREDENCIAMENTO DO CAPS ad III JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE – PROCESSO EM ANDAMENTO;

CONCLUIR HABILITAÇÃO DAS DUAS NOVAS EQUIPES DO NASF JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE – FORMAÇÃO DAS EQUIPES NO CNES;

CONVÊNIO 2063 JUNTO A SES/MG PARA CONSTRUÇÃO DE UBS DO BAIRRO JARDIM IMPERIAL NO VALOR DE 986. 600, 00 REAIS - OBRA JÁ LICITADA COM 20% DO VALOR EM CONTA;

CONVÊNIO/RESOLUÇÃO 3711/2013 – CONTINUIDADE A CONSTRUÇÃO DA UBS DO BAIRRO DONA LINDÚ;

CONVÊNIO PORTARIA JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA CONSTRUÇÃO DE ACADEMIAS DA SAÚDE;

CONCLUSÃO DA REFORMA DA UBS DE VILA NOVA DOS POÇÕES;

ENTREGA DA UBS DO VEREDAS;

ENTREGA DE 01 VEÍCULO PARA O SERVIÇO DE HEMODIÁLISE;

CONCLUSÃO DA CONTRATUALIZAÇÃO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIAS ELETIVAS NOS HOSPITAIS REGIONAL E FUNDAJAN;

CONCLUSÃO DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO DAS AGENDAS DE CIRURGIAS ELETIVAS NOS HOSPITAIS REGIONAL E FUNDAJAN;

DISPONIBILIZAÇÃO DE 100,00 CEM MIL REAIS PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS NO HRJ;

CONCLUSÃO DA INSTALAÇÃO DA SEDE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.

A Secretária Municipal de Saúde de Janaúba Dayane Cristina de Souza Rocha informa que todos os serviços serão mantidos e que todo esforço será feito para atender as necessidades do Povo Gorutubano.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Prefeitura de São João das Missões é alvo de operação da PF e do MPMG

(G1) A Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais realizam a operação “Volta ao Mundo” nesta quinta-feira (9) em São João das Missões, município do Norte de Minas, com aproximadamente 12 mil habitantes. Treze mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, dois deles têm como alvo o gabinete do prefeito Marcelo Pereira (PT) e a casa dele.
Segundo as informações da PF, as investigações demonstraram gastos excessivos com diárias, aluguel de veículos e combustível. Apenas três servidores do município, que tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado, receberam R$ 795 mil nos últimos três anos com diárias.
A PF aponta ainda a possibilidade de fraude na aquisição de combustível, já que o gasto previsto na licitação de 2014 é de R$ 3,5 milhões, valor que seria incompatível com a realidade do município.
O G1 ligou para a Prefeitura de São João das Missões, mas ninguém atendeu as ligações.

Em Porteirinha homem pula em lagoa para tentar escapar de tiros

Um rapaz de 19 anos foi atingido por um tiro no braço enquanto andava pelo Bairro União, em Porteirinha (MG), nesta quarta-feira (8). Ao perceber que quatro homens se aproximavam, ele entrou em uma lagoa para tentar fugir deles.
O jovem contou para a Polícia Militar que andava pela Rua Sergipe quando percebeu que estava sendo seguido. Os criminosos atiraram e fugiram em seguida. O Samu foi chamado para socorrer a vítima, que foi levada para o hospital.
O rapaz disse para os militares que sabia quem eram as pessoas que atiraram contra ele, mas não quis dizer nomes. A motivação do crime está sendo apurada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Estado anuncia pagamento do transporte escolar que estava atrasado

Um ônibus do transporte escolar de Francisco Sá fez o protesto dos municípios do Norte de Minas, ontem de manhã, quando parou em frente à Superintendência Regional de Ensino e denunciou os atrasos das parcelas de abril e maio. O veículo percorreu os 45 quilômetros de distancia trazendo os motoristas das rotas do transporte escolar, além de pais e mães de alunos da rede estadual. Outros municípios que prometeram participar do protesto deixaram de comparecer, mas foram beneficiados, pois o Estado anunciou que ainda nesta semana deverá pagar a terceira parcela e na próxima semana, a parcela de maio.
O prefeito Denilson Rodrigues Silveira, de Francisco Sá, ficou surpreso com a ausência dos outros municípios. Ele explicou que teve de suspender o transporte escolar na quinta-feira passada por incapacidade de pagar os R$ 200 mil por mês pela prestação de serviços. O Estado repassa R$ 153 mil por mês, mas pagou apenas duas das 10 parcelas deste ano, e está atrasado com os meses de abril e maio. O superintendente regional de ensino, José Gomes Filho, entrou em contato com o superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria Estadual de Educação, Silas Fagundes de Carvalho, que anunciou a escala de pagamentos.
O motorista Irleno Rodrigues, que explora duas rotas do transporte escolar, afirma que diante da garantia do pagamento dos meses de abril e maio, ainda amanhã retomará o transporte dos alunos. Diariamente, percorre 104 quilômetros em duas rotas, para levar os 30 alunos da rede estadual. Segundo o motorista, com a crise financeira atual sequer dá para aguentar a chegada do pagamento para cobrir as despesas com combustível, peças e pneus. Ele veio acompanhado de outros seis motoristas.
O lavrador Gilson Moreira de Aquino, 49 anos, reside na Fazenda Santa Rita e seus dois filhos tem de viajar 46 quilômetros por dia para estudarem na cidade de Francisco Sá. Ele afirma que a paralisação do transporte escolar o preocupou, pois espera dar melhor condição de vida para os seus filhos, já que não teve chance de estudar. Ele acordou bem cedo e foi para a cidade. Sua vizinha Geane também veio de Santa Rita, preocupada com a situação do filho que estava sem estudar.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

terça-feira, 7 de junho de 2016

Morre Hélio Garcia, governador que doou o primeiro ônibus universitário de Janaúba

Hélio Garcia em Janaúba, ao lado de Adelino Dias, durante
autorização para Construção da Escola Estadual Euclides da Cunha
Morreu na manhã desta segunda feira, na capital mineira o ex- governador Hélio Garcia, que governou o estado por duas vezes.
Hélio de Carvalho Garcia (1931 - 2016), 85 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (6), em Belo Horizonte. Segundo o Hospital Unimed, ele deu entrada no dia 28 de maio com quadro de pneumonia grave e faleceu em decorrência de insuficiência respiratória.
Natural de Santo Antônio do Amparo, no Centro-Oeste do estado, formou-se bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e começou a vida política em 1963 como deputado estadual. Garcia também foi deputado federal e prefeito de Belo Horizonte, antes de ocupar o cargo de governador de Minas Gerais por dois mandatos (1984 a 1987 e 1991 a 1994).
Em 1982, elegeu-se vice-governador pela chapa de Tancredo Neves, na primeira eleição direta depois da ditadura militar. No ano seguinte, Tancredo nomeou Garcia para acumular o cargo de vice-governador e de prefeito de Belo Horizonte, já que na época não havia eleições diretas para a prefeitura. Em 1984, assumiu como governador após a renúncia de Tancredo. Ficou no governo até 1987. Em 1991, foi eleito governador e exerceu o mandato até o fim de 1994, quando deixou a política e voltou para Santo Antônio do Amparo.
Na vida política, Garcia foi filiado à União Democrática Nacional (UDN), Aliança Renovadora Nacional (Arena), ao Partido Popular (PP), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido das Reformas Sociais (PRS), do qual foi fundador, e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelo qual concorreria ao Senado em 1998, mas acabou desistindo do pleito.
No Norte de Minas Hélio Garcia deixou obras por várias cidades em que passou. No ano de 1985, em Janaúba, a pedido do ex-prefeito Adelino Dias, que posteriormente viria também a ser eleito o primeiro deputado de Janauba, autorizou a construção da Escola Estadual Euclides da Cunha, localizada na região central da cidade. Também durante uma de suas visitas as terras gorutubanas, o então governador Hélio Garcia, recebeu de Adelino Dias que estava acompanhado de uma comissão de estudantes universitários, o pedido de um ônibus universitário, para que estes pudessem se locomover até Montes Claros para concluírem suas respectivas graduações. Na oportunidade prontamente atendeu a solicitação do líder político local, que desde já entendia a necessidade de se investir na educação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos gorutubanos. No mesmo dia assinou autorização para doação do ônibus, sendo este o primeiro ônibus universitário de Janaúba. O referido veículo que é conduzido pelo motorista “Cica” se encontra na ativa até os dias atuais, levando e trazendo homens e mulheres que buscam uma melhor qualificação profissional. Várias pessoas que se destacam hoje de alguma maneira na sociedade norte mineira, teve o início de suas carreiras sobre as rodas desse veículo.
O velório ocorrerá no Cemitério e Crematório Parque da Colina, a partir das 14h. A cerimônia de cremação está prevista para as 17h, conforme divulgou a assessoria do governo de Minas.
Um familiar confirmou o local do enterro e disse que Garcia não queria homenagens. Disse também que, desde 2006, por motivo de doença, o político estava interditado pela família e privado da administração dos bens. O ex-governador deixa três filhas.

Escola Estadual Euclides da Cunha, recém inaugurada


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Polícia Militar recupera R$ 27 mil roubados de banco em Pirapora

(G1) A Polícia Militar conseguiu recuperar mais de R$ 27 mil roubados do Banco Sicoob em Pirapora (MG) nesta segunda-feira (6). Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos com o dinheiro.
Segundo as informações da PM, os menores aproveitaram a ausência do vigilante da agência e entraram. Eles estavam armados e ameaçaram clientes e funcionários, que foram trancados em um cômodo.
Os jovens obrigaram uma funcionária a mostrar onde ficava o cofre e pegaram todo o dinheiro que estava guardado. Eles ainda fugiram levando os celulares das pessoas que estavam no banco.
A PM foi acionada e montou uma operação para localizar os suspeitos, que foram abordados na Ponte Marechal Hermes. Com um deles, foi encontrada a arma usada no crime, com o outro foram apreendidos os R$ 27 mil e o controle da porta giratória da agência.
De acordo com a polícia, os menores já foram apreendidos diversas vezes por desacato, furto, tráfico de drogas e ameaça. Eles foram levados para a delegacia.

São João da Ponte: PC prende homem que discutiu com filho de prefeito antes de assassinato

A Polícia Civil de São João da Ponte (MG) prendeu no fim da manhã desta segunda-feira (6), de forma temporária, Aldair José Pereira da Silva, 40 anos, irmão do suspeito de ter matado, a tiros, Jeorge Acácio Pereira da Silva, filho do prefeito da cidade, no último dia três de junho.
De acordo com o delegado Fernando Elias, a prisão de Aldair José Pereira será de, ao menos, 30 dias. Na tarde desta segunda-feira ele será ouvido e encaminhado ao presídio de São João da Ponte. O motivo principal da prisão, segundo o delegado, é para não atrapalhar nas investigações.
Segundo informações da Polícia Militar, Aldair José Pereira e o irmão, que segue foragido, teriam discutido com Jeorge Acácio, devido ao resultado de um bingo, durante uma festa no Bairro Denise. Testemunhas disseram à PM que Aldair e o irmão deixaram o local e, logo após, foram alcançados por Jeorge Acácio. Os três voltaram a discutir, quando o autor foi até sua residência e retornou armado, efetuando vários disparos contra a vítima.

Entenda
Jeorge Acácio Pereira da Silva, filho do prefeito da cidade, Sidney Gorutuba (PPS), de 26 anos, foi morto a tiros na tarde do dia três de junho. Após os tiros, Jeorge foi socorrido com vida e encaminhado ao hospital da cidade. A instituição informou que a vítima chegou desacordada e a equipe médica tentou manobras para reanimá-lo, mas ele não resistiu. O crime foi na Avenida Montes Claros, no Bairro Denise. Testemunhas afirmam que o autor atirou a queima roupa.
A Polícia Militar faz buscas para tentar localizar o autor do crime, mas, até o início da tarde desta segunda-feira, o suspeito não havia sido encontrado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

segunda-feira, 6 de junho de 2016

PMs de sete cidades fazem buscas por suspeito de matar criança em MG

Rayane foi morta quando seguia para a escola

Jairo Lopes fugiu de um presídio
de Montes Claros em 2012
(G1) Equipes da Polícia Militar das cidades de Augusto de Lima, Bocaiuva, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Engenheiro Navarro e Joaquim Felício fazem buscas para tentar localizar Jairo Lopes, principal suspeito de abusar e matar Rayane Aparecida Cândida, de nove anos, na zona rural de Buenópolis (MG). O helicóptero da PM e cães farejadores também estão sendo utilizados.
A última informação da PM é de que Jairo Lopes teria seguido em direção a Engenheiro Dolabela, Distrito de Bocaiuva. Antes disso, ele pediu água e comida para uma moradora de Campo Alegre, na zona rural de Buenópolis. A mulher disse que não tinha e ele acabou pegando farinha e açúcar para comer. O suspeito chegou a abandonar uma blusa de frio que estava usando e que foi encontrada no meio do mato.
De acordo com a PM, Jairo fugiu de um presídio de Montes Claros (MG) em 2012, ele matou uma mulher em 1995 e cometeu roubos e um estupro em 2001. Assim que o corpo de Rayane foi encontrado, o homem fugiu da casa onde morava com a companheira para um matagal.
A PM pede para que a população entre em contato pelos telefones 190 ou 181 em caso de informações sobre o paradeiro de Jairo.

Entenda o caso

“O corpo estava em um local de cerrado, fechado, coberto e com sinais visíveis de violência, tanto física quanto sexual”, falou o tenente Valdecir Dias, no dia em que Rayane foi encontrada.
As buscas pela menina começaram depois que ela não retornou para casa no horário de costume, por volta das 14h30, na quarta-feira (1º). Sebastião da Cruz Costa, pai da menina, estranhou e descobriu que ela não havia ido à escola. O corpo foi encontrado na quinta (2).
De acordo com a PM, durante as buscas o comportamento de Jairo Lopes era estranho, mas não levantava suspeitas. “Até então não havíamos relacionado o comportamento arredio dele com a autoria do crime. Só associamos quando encontramos as botas dele sujas de sangue às margens do rio que fica na fazenda da mulher dele”, afirmou o tenente.
Desde então, os policiais fazem buscas pelo suspeito na região, que tem locais de difícil acesso e área de mata fechada.

Falsa identidade
A companheira de Jairo, Cícera Maria Soares, foi conduzida pela polícia e disse que ele se chamava Adauto, horas depois ela afirmou que ele também usava o nome de Jairo. Os policiais fizeram levantamentos e mostraram uma foto dele, do Sistema de Defesa Social, onde consta a condição de foragido da Justiça.
“Conheci ele no local onde eu trabalhava. Nos envolvemos e, em poucos meses, ele pediu para passar uns dias na minha casa. A partir daí, ele começou a morar comigo e estávamos juntos há dois anos. Tenho uma filha e nunca tive problema nenhum com ele. Ele dizia não ter documentos, que estavam guardados na casa da irmã em Montes Claros. Também não gostava de tirar fotos, de ir a cidade, e sempre notei uma estranheza quando algum carro de polícia passava”, disse Cícera.

Crime pode ter sido premeditado
Os familiares de Rayane não conhecia Jairo, ele esteve na casa deles há pouco mais de uma semana, ele foi até o local para pedir emprego. A menina morava com a avó e o pai, a mãe dela morreu há seis meses em decorrência de um problema cardíaco.
“Nunca tivemos contato com aquele homem. Minha filha era estudiosa, adorava brincar de boneca, não é justo o que fizeram com ela. Isso não pode ficar assim. Só quero que a justiça seja feita e que ele pague pelo que fez. É muito difícil conformar”, desabafou o pai da garota.

Em Francisco Sá, dois irmãos são presos após roubos em sequência

Dois irmãos, de 21 e 25 anos, foram presos na madrugada desta segunda-feira (6) suspeitos de vários roubos ocorridos em Francisco Sá (MG). Segundo as informações da Polícia Militar, eles assaltaram pelo menos quatro pessoas no Bairro Alfredo Dias.
As vítimas contaram que foram abordadas pela dupla, que estava armada e de moto. Eles fugiram levando os celulares delas.
Após os crimes, os irmãos seguiram sentido Montes Claros (MG), mas foram presos ainda quando saíam de Francisco Sá. Eles foram encaminhados para a delegacia. A PM apreendeu a moto e a arma que eles usaram nos roubos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 5 de junho de 2016

Acidente na BR-135 deixa feridos próximo a São João das Missões

Carro saiu da pista e acertou um poste.
Ao menos três pessoas ficaram feridas após um acidente na BR-135, próximo à comunidade de Rancharia, distrito de São João das Missões (MG), no fim da manhã deste sábado (4). Segundo a Polícia Militar um homem perdeu a direção do veículo, atravessou a pista e colidiu contra um poste de energia. Com a batida, o motorista do veículo e mais duas pessoas ficaram feridas. O carro ficou danificado e o poste de energia acabou derrubado.
Em depoimento, o condutor do carro afirmou aos militares que seguia sentido Itacarambi e, devido a grande poeira na estrada, que é de terra neste trecho, não viu um caminhão que estava à frente. Para desviar do caminhão, o homem fez uma manobra no carro, mas acabou acertando um buraco na via, ocasionando a perda de controle do veículo, que saiu da pista e atingiu o poste.
Uma equipe da Cemig foi acionada e desligou a energia naquele ponto. Apesar do susto, ninguém ficou gravemente ferido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Criminosos explodem caixa de banco e Correios em Padre Carvalho

A Polícia Militar procura por um grupo de pessoas que explodiu um caixa eletrônico do Banco Bradesco e a agência dos Correios de Padre Carvalho (MG) na madrugada deste domingo (5). Segundo as primeiras informações da PM, os assaltantes conseguiram fugir com dinheiro, mas ainda não há informações sobre a quantia levada.
Testemunhas disseram para a PM que viram seis pessoas chegando em dois carros, foram ouvidas seis explosões. Com o impacto, a estrutura dos dois locais ficou danificada. Nos Correios, os criminosos queriam pegar o dinheiro do cofre, que chegou a ser danificado.
De acordo com a PM, durante a ação os assaltantes chegaram a atirar para cima. Policiais militares cercam as estradas da região para tentar localizá-los.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com