Os deputados votados em Janaúba e sua posição em relação ao impeachment de Dilma Roussef

(Por Ivo Júnior) Como é do conhecimento de toda a população Norte Mineira e do Brasil, o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff já se encontra em fase bastante avançada na Câmara dos Deputados. Nesse momento o futuro do país e a vida das pessoas se encontram nas mãos dos 513 deputados federais que foram eleitos em 2014 para representar o interesse do povo brasileiro, ao menos em tese. Diante desse cenário de crise institucional, política, financeira e principalmente moral, é necessário que a população esteja atenta ao posicionamento de cada deputado.
Em Janaúba foram votados 53 deputados federais, desse total, segundo o aplicativo criado pelo movimento “Vem Pra Rua” denominada de Mapa do Impeachment, que monitora a posição de cada deputado em relação ao processo de impedimento do mandato da presidente Dilma Roussef, 31 deputados são a favor do impeachment, 9 são contra e 13 ainda estão em cima do muro, ou seja, se declaram indecisos.
Desses 53 deputados, 18 deles tiveram mais de 100 votos no município de Janaúba. O mais votado foi o deputado Saraiva Felipe do PMDB com 5.485 votos nominais, seguido pelo petista Leonardo Monteiro com 2.364 votos e Eros Biondini, com 1.870 votos fechando a terceira colocação. Saraiva Felipe mesmo com o rompimento do PMDB com a base do Governo se declara indeciso, Leonardo Monteiro é contra o Impeachment e faz parte da tropa de choque de defesa de Dilma, Eros Biondini é a favor do afastamento da presidente.
Entre os 18 deputados que tiveram acima de 100 votos em Janaúba o panorama do impeachment é o seguinte: 7 são a favor do impeachment; são eles, Eros Biondini - PROS (2.364 votos), Zé Silva – SD (635 votos), Eduardo Barbosa – PSDB (627 votos), Subtenente Gonzaga – PDT (511 votos), Dâmina Pereira – PSL (150 votos), Lincoln Portela – PRB (111 votos) e Pastor Franklin – PP (104 votos). Quatro são contra o impeachment e são eles: Leonardo Monteiro – PT (2.364 votos), Padre João – PT (1.011 votos), Reginaldo Lopes – PT (997 votos) e Gabriel Guimarães – PT (540 votos). Os outros sete que ainda estão em “cima do muro” são: Saraiva Felipe – PMDB (5.458 votos), Raquel Muniz – PSD (596 votos), Luiz Tibé – PtdoB (459 votos), Luiz Fernando Faria – PP (389 votos), Brunny – PR (389 votos), George Hilton – PROS (284 votos) e Diego Andrade- PSD (245 votos).
O que vem chamando a atenção é que nomes como o de Saraiva Felipe que pertence ao PMDB, que anunciou recentemente o rompimento com o Governo Federal, ainda figura como indeciso no processo de impeachment. Saraiva Felipe é o deputado federal eleito mais votado em Janaúba, ligado ao grupo do ex-prefeito e ex-deputado Dimas Rodrigues.
Outro nome que consta como indecisa é a deputada Raquel Muniz, que era a favor do impeachment até pouco tempo, mas, mudou de posição ao se filiar ao PSD, partido do ministro Gilberto Kassab, aliado de Dilma. Semana passada o Jornal Gazeta Norte Mineira anunciou em sua edição que Raquel negocia o voto com o Governo em troca do aval do Governo Pimentel, aliado de primeira linha de Dilma, devolver ao prefeito Ruy Muniz a gestão plena da saúde que foi suspensa o ano passado por causa de irregularidades.
Luis Tibé, ligado ao grupo da ex-deputada Elbe Brandão, e ligado também ao atual prefeito de Janaúba Yuji Yamada, não decidiu para que lado vá optar.
Luis Fernando Farias, deputado pelo PP,partido que fechou apoio em nível nacional para tentar barrar o impeachment, não está ligado a nenhum grupo político da cidade, porém, obteve quase 400 votos, tendo como coordenador de campanha o professor e ex-candidato a vereador Elismarcio Borges (Roma).
Brunny, deputada que teve sua campanha conduzida pelo funcionário público e ex-vereador Avelino Rodrigues Filho (Dodô) também não se posicionou ainda sobre o processo.
Outro que esta em cima do muro é o deputado George Hilton. George Hilton era ministro dos esportes até a semana passada indicado pelo PRB. Com o anuncio do rompimento do partido com o governo, ele rapidamente se desfiliou do PRB e filiou-se ao PROS no intuito de permanecer no cargo, porém dois dias depois o partido se entendeu com o Governo e retornou a base, porém pediu o Ministério de volta, o que levou a exoneração dele do cargo. Em Janaúba George Hilton foi apoiado pelo grupo ligado ao ex-vereador Efigênio Soares de Oliveira.
Finalizando a lista dos indecisos está Diego Andrade que foi apoiado em Janaúba pelo presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido dos Santos e teve sua campanha coordenada pelo empresário Lénisson Tulio. Diego Andrade é do PSD partido aliado de Dilma, presidido pelo Ministro Gilberto Kassab. A situação de Diego Andrade é controversa, ele esta ligado a classe ruralista que apóia o impeachment, porém, ainda, não definiu qual vai ser o posicionamento a respeito do processo que está tramitando na Câmara com o intuito de cassar o mandato da presidente Dilma Rousseff. Nesta sexta feira, 08 de abril, a comissão do impeachment começou uma reunião as 15:00 horas e ficou reunida até as 3:00 horas da madrugada do sábado para discutir o parecer do relator. Na segunda-feira, outra reunião está marcada para votar o parecer. O advogado Miguel Reale Júnior, coautor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff que tramita na Câmara dos Deputados, disse nesta sexta-feira (8) que os parlamentares escolherão entre o bolso e a honra ao votar. "Já não é mais uma questão de partido, é pessoal, o deputado sabe que vai estar sendo transmitido direto para a televisão, a votação é aberta e ele poderá escolher entre o bolso e a honra", afirmou.

Comentários

  1. Um bando de larápios e deveriam todos estarem na cadeia. Nunca vi um político homem. Homem político é essa coisa que ta ai é nos envergonha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos