Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 4 de abril de 2015

Semana Santa em Janaúba


Catedral Sagrado Coração de Jesus em Janaúba-MG.
A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. 
Em Janaúba a semana santa de 2015 está sendo celebrada sem a presença de um bispo, representante direto do Papa, pois nesse momento a diocese de Janaúba aguarda a nomeação de um novo supervisor (bispo). 
Mas isso não se torna um empecilho para que a Igreja celebre a semana de maior importância no cristianismo, já que a diocese de Janaúba conta com 32 padres aptos a celebrarem de forma plena todos os rituais da igreja romana, portanto a diocese de Janaúba com suas 24 cidades está compenetrada nessa etapa final da semana santa, que tem seu auge com a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos 

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. 
Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Quinta-Feira da Ceia 

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma. 
Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. 
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão 

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia 

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa 

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Programação 

Na Catedral Sagrado Coração de Jesus a celebração da Vigília Pascal acontece hoje (04) às 20 horas, presidida pelo padre Paulo Marcos (Nova Porteirinha). No domingo de páscoa as celebrações acontecem como de costume as 7, 9 e 19 horas. O presidente das celebrações será o padre Henrique Alves. 
Na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Janaúba) a celebração da Vigília acontece sábado como preza a tradição, com horário marcado para as 19 horas, celebração presidida pelo pároco padre Fábio Junior. O domingo de Páscoa será celebrado às 7 horas, 9h:30 e 19h:30.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Dois homens são baleados na zona rural de Jaíba

Dois homens foram baleados, na noite desta sexta-feira (3), na comunidade Campos Alto, em Jaíba (MG).
Segundo a Polícia Militar, as vítimas transitavam em um carro quando foram surpreendidas por dois homens em uma motocicleta. O garupa desceu e efetuou vários disparos.  O condutor do veículo foi atingido no tórax, e o passageiro, um menor de 15 anos, sofreu escoriação nas costas. Eles foram socorridos e encaminhados ao hospital de Jaíba. Devido a gravidade dos ferimentos, o menor precisou ser transferido para um hospital de Janaúba.
No local do crime, testemunhas informaram à Polícia Militar que a tentativa de homicídio tinha relação com o tráfico de drogas. Os policiais fizeram rastreamento e prenderam um jovem de 20 anos. Com ele, os militares apreenderam um revólver calibre 38, R$ 536 e um cigarro de maconha. Ele foi encaminhado à delegacia.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem é encontrado morto em Verdelândia

Um homem de 21 anos foi encontrado morto por volta das 16h desta sexta-feira (03), às margens do Ripo Verde  em Verdelândia, a 40 km de Janaúba, no Norte de Minas.
Segundo informações da Polícia Militar de Janaúba, o jovem foi morto com dois tiros e os  motivos do crime ainda são desconhecidos.
A PM informou também que ainda não há suspeitos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Governo publica lista com 1.439 nomeações de professores da rede estadual

Objetivo é fazer com que Secretaria da Educação tenha, em seus quadros, mais servidores efetivos; até fim de 2018, cerca de 60 mil professores deverão ser nomeados

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (Minas Gerais) desta quarta-feira (1/4) uma lista com 1.439 nomeações de professores da rede estadual. A lista é a primeira publicada pelo atual governo, que pretende nomear, até 2018, 60 mil novos servidores na pasta. Até o fim desse ano serão publicadas 15 mil nomeações, que contemplarão municípios de todas as regiões do Estado.
Nessa primeira lista, foram nomeados 1.125 professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, que são regentes de aula, e outros 314 professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que são regentes de turma. A prioridade, portanto, foi dada aos profissionais que atuam nas últimas etapas da Educação Básica, nas quais há mais necessidade. “Nós fizemos filtros no nosso sistema de dados e procuramos mapear onde havia maior demanda por professores e aulas de anos finais e do ensino médio. Identificamos 17 municípios que agregam 30% dessas áreas em 677 escolas”, explica o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Junior.
As nomeações são referentes ao Edital Seplag/SEE nº 01/2011, que incluía, além dos professores de educação básica, os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica; Assistente Técnico Educacional; Analista Educacional; Analista Educacional/Inspeção Escolar; Especialista em Educação Básica/Orientação Educacional; e Especialista em Educação Básica/Supervisão Pedagógica. Nesse concurso, foram ofertadas 21.377 vagas, mas as nomeações desta quarta já estão além deste quantitativo. “Essas vagas atendem a uma diretriz da definição político-administrativa de nomear professores para além das vagas definidas em 2011”, afirma Antonio David de Sousa Junior.

Recomposição do quadro
O objetivo do governo do Estado com as novas nomeações é inverter a realidade do quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, mais de 2/3 dos profissionais têm vínculo precário com o Estado (ex-efetivados ou designados). É prioridade do atual governo inverter essa lógica e o objetivo é que, até o final dos quatro anos de gestão, sejam feitas 60 mil nomeações na Educação, sendo 15 mil por ano.
Com essa postura, o Governo do Estado busca inverter o cenário encontrado no quadro de servidores da Educação e garantir que, até 2018, ao menos 60% dos servidores do quadro sejam efetivos. A cada ano, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) vão elaborar um calendário com a previsão de nomeação dos servidores aprovados em concursos.

Exames admissionais
Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve submeter-se a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As perícias são realizadas em unidade central ou unidades regionais da Superintendência. Esses exames serão realizados no período entre 8 e 28 de abril. É de responsabilidade do candidato acompanhar o cronograma de realização dos exames no site da Seplag (www.planejamento.mg.gov.br).
No dia da perícia, o candidato deve apresentar uma série de documentos, além dos resultados de exames laboratoriais exigidos em edital. A lista dos exames exigidos, assim como todas as informações necessárias sobre a perícia médica, podem ser encontradas na nota de esclarecimento nº 6, disponível também no site da Seplag. Recomenda-se que o candidato leia atentamente esse documento assim que sua nomeação for publicada. Os candidatos nomeados devem providenciar todos os exames exigidos no item 1.3 da nota de esclarecimento nº 6. É recomendado que documentos e exames sejam providenciados pelos candidatos tão logo sejam nomeados.
Para outras informações os candidatos podem entrar em contato com o RH Responde, pelo link disponível no menu superior do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.mg.gov.br).

Dois homens são presos suspeitos de furto e estupro em São Francisco

Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (1) suspeitos de furto e estupro em São Francisco, Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, as prisões ocorreram em cumprimento a mandados de prisão preventiva contra os suspeitos, de 20 e 21 anos.
Os crimes, ainda segundo a PM, ocorreram no dia 12 de março deste ano, no Bairro Sagrada Família. A vítima é uma mulher de 50 anos. Durante as investigações os suspeitos passaram por uma acareação, que ajudou a confirmar o envolvimento dos dois nos crimes.
A PC informou que os suspeitos foram encontrados nas casas deles, no Bairro Sagrada Família e na Vila Vicentina. Eles foram levados para o Presídio da cidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Janaúba: Rapaz de 23 anos é assassinado a tiros na frente de casa

Um rapaz de 23 anos foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira (1º), no Bairro Cerâmica, em Janaúba (MG). Até o momento ninguém foi preso.
A esposa da vítima disse para a Polícia Militar que eles estavam na porta de casa, na Rua Recife, quando um homem e uma mulher se aproximaram e começaram a conversar com ele. Ela entrou no imóvel e o deixou sozinho no local, em seguida ouviu barulho de vários tiros. Ao sair, viu o marido caído e ferido.
De acordo com a PM, a esposa disse que viu uma arma na cintura do homem. A motivação do crime é desconhecida. A vítima não tinha passagens pela polícia.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 31 de março de 2015

Jaíba: PC e PM fazem operação de combate ao tráfico, roubos e furtos

(G1) As Polícias Civil e Militar realizam uma operação, nesta terça-feira (31) em Jaíba, no Norte de Minas Gerais. Segundo as primeiras informações,  dois homens foram detidos, três armas e várias motocicletas foram apreendidas. A operação tem foco principalmente no combate aos crimes de tráfico de drogas, assalto e furto.
Segundo a PM, policiais de Jaíba, Janaúba (MG) e Montes Claros (MG) participam da operação. A ação conta com o apoio do helicóptero Pégasus, da PM.

Em Janaúba idoso de 65 anos morre atropelado por motocicleta

Um homem de 65 anos morreu atropelado no início da tarde desta terça-feira (31), em Janaúba.
Segundo as primeiras informações da PM, a vítima andava pela Avenida Brasil, no Bairro Esplanada, quando foi atropelada por uma motocicleta que fugiu sem prestar socorro.
Pedro José Serafin chegou a ser socorrido pelo Samu, mas morreu a caminho do hospital. O motociclista ainda não foi identificado pela polícia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


segunda-feira, 30 de março de 2015

Janaúba: Prefeitura não repassa valor e prejudica servidor

A Prefeitura de Janaúba tem descontado em dia o valor da parcela de empréstimos consignados feitos por servidores públicos municipais, mas deixando de fazer o pagamento ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na data correta. Enquanto o município não honra o compromisso, servidores que fizeram empréstimos recebem em casa, cartas do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) com o alerta de que terão o nome negativado por falta de pagamento da parcela do consignado. Devido à falta de regularidade na operação, a Prefeitura de Janaúba pode perder dinheiro com o pagamento de juros ao banco, devido aos atrasos. Os empréstimos consignados são descontados diretamente na folha de pagamento. A transação é simples: o servidor faz um empréstimo junto a uma instituição financeira, e a prefeitura se compromete a descontar o valor da parcela direto do pagamento do funcionário e repassar o dinheiro ao banco, na data de vencimento acordada. Nossa reportagem apurou que em Janaúba, porém, a administração do prefeito Yuji Yamada (PRB) tem feito o desconto na folha de pagamento, ainda no início do mês, e atrasado o pagamento do consignado junto aos bancos onde os empréstimos foram contraídos. Com isso, já há servidores com o nome negativado e outros que correm o mesmo risco e, consequentemente tem havido restrições de crédito mesmo após o desconto do valor mensal do empréstimo. 
Segundo a lei isso se caracteriza como apropriação indébita, ou seja, crime praticado por quem se apropria, sem o consentimento do dono, de um bem alheio cuja guarda detinha.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem fere a ex com 14 facadas e agride a irmã dela em Francisco Sá

(G1) A polícia procura por um homem de 33 anos, que tentou matar a ex-namorada, de 26 anos, com 14 facadas, nesta segunda-feira (30), em Francisco Sá (MG). A irmã dela também foi ferida por ele.
Segundo as informações da Polícia Militar, o crime foi motivado por ciúmes. O casal havia se separado recentemente. Uma irmã da mulher, tentou ajudar a separar, mas foi agredida por golpes de facas e socos.
As duas irmãs foram socorridas. Devido à gravidade dos ferimentos, a mulher de 26 anos precisou ser levada para um hospital de Montes Claros (MG). Ela está em observação.

Porteirinha: Homem é assassinado na Avenida Governador Valadares

Na manhã desta segunda-feira (30-03), um homem de 24 anos foi assassinado com tiros no centro de Porteirinha, na Avenida Governador Valadares esquina com a Rua São Vicente de Paula. A namorada da vítima, de 19 anos, também foi atingida e encaminhada para a unidade hospitalar de Porteirinha.
Segundo a Polícia Militar de Porteirinha, Arnaldo Antônio de Souza era preso albergado e, quando saiu do albergue, sua namorada a buscou de moto e quando estavam indo embora, foram vítimas dos disparos. A mulher foi levada para a Santa Casa de Porteirinha.
Ainda não se sabe a motivação do crime. A PM ainda não localizou o autor.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 29 de março de 2015

São Francisco: Duas pessoas morrem após colisão na MG-402

Duas pessoas, de 61 e 59 anos, morreram em um acidente nesta sexta-feira (27), no KM 28 da MG-402, entre São Francisco e Luislândia, no Norte de Minas.
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito de Brasília de Minas, um veículo de passeio bateu na traseira de uma carretinha que estava sendo puxada por um trator.
Ainda de acordo com a PM, a carretinha não possuía sinalização e nem iluminação, o que teria causado o acidente. O motorista do trator fugiu sem prestar socorro às vítimas.
O condutor do trator ainda não foi identificado.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homens armados assaltam balsa em Matias Cardoso

(G1) A polícia procura por dois homens suspeitos de assaltarem a balsa de Matias Cardoso, no Norte de Minas, na noite deste sábado (28). Segundo a Polícia Militar, os criminosos entraram na embarcação e, após atravessar o Rio São Francisco, anunciaram o assalto.
Ainda segundo a PM, os suspeitos estavam armados e fugiram levando todo o dinheiro arrecadado pela embarcação ao longo do dia. Eles haviam deixado um barco às margem do rio para ser usado na fuga sentido à cidade de Manga.