Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 4 de março de 2017

Em Taiobeiras, homem ameaça ex-namorada com arma e é preso

PM apreendeu um revólver calibre 38

Um jovem de 19 anos foi preso após ameaçar a ex-namorada e outras duas pessoas em Taiobeiras, na madrugada deste sábado (4). De acordo com a PM, as vítimas estavam sentadas na porta de uma casa quando o autor chegou em um carro, fez várias ameaças e atirou. Ninguém ficou ferido.

Ainda segundo a polícia, horas antes, o homem já tinha se envolvido em uma briga com as mesmas vítimas e agrediu a ex com um soco nas costas.

Os militares fizeram buscas e localizaram o autor em um carro na Avenida Caiçara. Ele confessou ter efetuado o disparo e levou a PM até um lote vago, onde a arma estava escondida. Foram apreendidos um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos e um deflagado. O homem foi encaminhado à delegacia. O veículo foi apreendido e removido ao pátio do Detran.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

PM diz que 201 pessoas foram presas na operação Carnaval no Norte de MG

Número de acidentes nas rodovias estaduais reduziram 23,8%

(G1) A Polícia Militar apresentou na tarde desta sexta-feira (3) um balanço sobre as ocorrências registradas durante a operação Carnaval. De acordo com os dados, 201 pessoas foram presas em 2.225 ações realizadas nos 77 municípios que fazem parte da área da 11ª Região da PM.

Neste ano, a PM afirma que 29 pessoas foram presas por embriaguez ao volante. O número de teste de etilômetro realizado subiu de 158 para 307.

O número de homicídios também sofreu uma redução no período de carnaval deste ano em relação ao ano passado. Em 2016, quatro pessoas foram mortas, e neste ano uma morte foi registrada.

“Nas semanas anteriores nós lançamos o policiamento em ações preventivas, em levantamentos de informações de crise, e atuando exatamente nestas regiões e nestas áreas. O bom planejamento, o envolvimento de todos os militares foram fundamentais para a redução dos índices de criminalidade entre 2016 e 2017”, explica o coronel Klevson Pires Martins, comandante da 11ª RPM.

Outro ponto apresentado pela polícia foi a redução no número de ocorrências nas rodovias estaduais do Norte de minas; de 21 para 16, em 2016 e 2017 respectivamente. Nestes acidentes duas mortes foram registradas.

“Conseguimos um resultado positivo de uma redução de mais de 20% no número de acidentes, mas nos angustia a sensação de que podemos avançar ainda mais, devido, inclusive, com a participação dos próprios condutores, cuidando mais da segurança, preocupando mais com seu veículo, e planejando corretamente sua viagem. Ou seja, ajudando a PM a ajudá-lo”, explica o comandante da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, tenente coronel Rômulo Gonçalves.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Em Janaúba, após retirar telhas, bandidos entram em casa e agridem idoso

A Polícia Militar procura por dois homens que roubaram um idoso de 84 anos, nesta quarta-feira (1º), na Vila Nova dos Poções, em Janaúba. De acordo com a Polícia Militar, o idoso foi agredido e precisou de atendimento médico. Para entrar na casa dele, os bandidos retiraram parte das telhas do imóvel. Eles fugiram levando R$ 1.000 em dinheiro.

Ainda segundo a PM, o idoso reagiu ao assalto e foi ferido por pauladas na cabeça. De acordo com o Samu, ele foi socorrido consciente até o hospital da cidade.

A polícia informou ainda que o homem já teria sido vítima de outros roubos. O caso foi levado para a assistente social do hospital da cidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Na zona rural de Janaúba bandidos roubam passageiros de ônibus

Polícias Militares recuperaram objetos pessoais dos passageiros

Dois criminosos assaltaram um ônibus coletivo na zona rural de Janaúba, nessa quinta-feira (3). A ocorrência foi na estrada que liga Vila Nova dos Poções ao Povoado de Angicos. O cobrador contou à PM que os bandidos em uma moto abordaram o veículo e roubaram objetos pessoais dos passageiros, celulares e R$ 150 do coletivo.

Os passageiros disseram que um dos autores estava armado e que foram ameaçados e agredidos com socos e pontapés na cabeça; todos ficaram deitados durante o assalto. A polícia não informou quantas pessoas estavam no coletivo.

Durante rastreamento, a PM apreendeu um adolescente de 17 anos suspeito de envolvimento no crime. Ele foi visto pelos militares com outros dois homens em uma casa na Rua Sete de Setembro, na Vila Nova dos Poções. Os dois homens conseguiram fugir pulando muros. A moto que estava estacionada na frente da casa, com as mesmas características da que foi usada no crime, foi apreendida. Segundo a polícia, alguns objetos roubados foram recuperados.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

quarta-feira, 1 de março de 2017

Vereador de Janaúba é baleado ao sair de construção particular


A Polícia Militar procura por dois homens que atiraram contra um vereador de Janaúba, nesta terça-feira (28). De acordo com a PM, Jorge Santos Souza, de 41 anos, conhecido como Jorginho Paraguai (PMDB) foi atingido por um tiro no Bairro Veredas.

O parlamentar disse à polícia que estava de moto e tinha acabado de sair de uma construção particular, quando foi surpreendido por dois homens que saíram de um matagal e atiraram. Um tiro transfixou o braço dele e a bala ficou alojada próxima à virilha, segundo a família.


Familiares informaram que o estado de saúde do vereador é estável e que ele vai passar por exames. A família disse ainda que Jorginho Paraguai é conhecido na região onde o crime aconteceu e desconhece ameaças anteriores. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Este é o primeiro mandato do parlamentar que foi eleito com 798 votos. Antes de ser vereador, Jorginho trabalhava como camelô.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Mais fraco que sopa de hospital: Administração Isaildon nem começou e já decepciona


Hoje, oficialmente, inicia o 3º mês que o novo prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, começou a administrar a terra abandonada pelo japonês Yuji Yamada. Com jeito de homem sério e apadrinhado pelo ex-prefeito Ivonei Abade, Isaildon superou todas as expectativas e levou a eleição disputada por mais seis candidatos. A esperança de ter Janaúba como destaque regional voltou aos corações gorutubanos, que veem em Isaildon um novo começo para a cidade.

Mas nem tudo são flores. Com um começo já conturbado, parece que a força de quem investiu na campanha falou mais alto, companheiros que ajudaram e vestiram a camisa da disputa eleitoral se viram jogados de lado e gente que nem sequer esteve na campanha aparece coroado com cargos de alto escalão. E qual a justificativa? A mais simples de todas: Competência. Porém tudo isso fica em cheque quando a dança das cadeiras acontece em menos de 30 dias. Os recordes estão sendo quebrados, mas recordes ruins. Infelizmente o horizonte não parece promissor.

O prefeito pede paciência. Mas como pedir calma para uma população massacrada e humilhada durante 4 anos. E o chefe do executivo insisti em dizer que a dívida é grande, ela gira em torno de 22 milhões. Desculpa? Pode até ser, quando comparamos com São João da Ponte com seus 25 mil habitantes e sua monstruosa conta de 60 milhões. Podemos comparar também com Januária, que tem praticamente a mesma população de Janaúba e hoje contabiliza um rombo de 130 milhões. E aí nos perguntamos quem pagará tudo isso? Como sempre eu e você, contribuintes escravos do estado brasileiro. Resumindo então, o prefeito de Janaúba o montes-clarense, Carlos Isaildon não poderá usar da desculpa das dívidas, já que é uma realidade de praticamente todos os municípios brasileiros. E mais, já diz o ditado: “Quem casa com a viúva tem que assumir os filhos”. O momento é de esforço e dedicação, para que de fato a superação aconteça nesta próspera cidade.

Janaúba não pode suportar mais a pratica do nepotismo “legal”, mas que é imoral, e o apadrinhamento e facilitações para as empresas “parceiras”. E honestidade não pode ser vista como dádiva divina, e sim uma simples e corriqueira obrigação de todo cidadão. Mas infelizmente até essa dádiva está extinta e não sabemos quando a veremos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Mulher baleada pelo marido em Marília é enterrada em Porteirinha

 Lúbia Freitas estava internada no Hospital das Clínicas.

(G1) O corpo de Lúbia Freitas, de 28 anos, que foi baleada na cabeça pelo marido na quinta-feira (23) em Marília (SP) foi levado nesta segunda-feira (27) para Porteirinha, em Minas Gerais, cidade onde a família da vítima mora e onde foi realizado o enterro, por volta das 19h30. De acordo com as informações da polícia, Lúbia foi atingida na cabeça dentro da casa onde morava com o marido, Wilian de Sá, e a filha deles, de 5 anos. A morte cerebral da vítima foi confirmada no sábado (25) pelo Hospital das Clínicas, onde ela estava internada. O suspeito, que é agente da Fundação Casa, continua foragido.

Segundo o irmão da vítima, eles eram casados há 7 anos, mas ela pretendia voltar para a cidade onde família mora em Minas Gerais, mas ele não aceitava a separação. “Ela nunca tinha reclamado de nada dele antes, mas nos últimos meses eles estavam se desentendendo, ela descobriu uma traição e quis se separar, foi quando começaram as ameaças. Um dia antes do crime, ele apontou a arma para ela e para minha sobrinha. O crime foi premeditado, ele atirou nela porque sabia que ela ia embora. Menos de um mês antes, ela foi para Minas e já tinha procurado uma casa, ela ia embora com a filha. Ele não aceitou a separação”, conta Charles Freitas.

De acordo com informações da polícia, Lúbia procurou a Delegacia de Defesa da Mulher um dia antes do crime para fazer um registro de agressão, mas não teria mencionado a ameaça com a arma.

Ainda segundo a polícia, ela também já tinha procurado a polícia no ano passado. “Não há registro no boletim policial de uso de arma de fogo, de posse de arma de fogo, por isso ela foi orientada a pedir as medidas de proteção protetiva que julgasse conveniente. Mas isso não aconteceu. Ela não procurou a Delegacia da Mulher”, afirma o delegado seccional Wilson Carlos Frazão.

Lúbia também chegou a pedir ajuda a um amigo nas redes sociais. Nas mensagens trocadas com um amigo em uma rede social dias antes do crime, Lúbia pediu ajuda ao rapaz. Em uma delas, ele diz que Lúbia devia ir à Delegacia da Mulher fazer a denúncia. Ela responde que já esteve lá duas vezes. O rapaz insiste pra ela voltar à delegacia, fazer um novo boletim de ocorrência, contando que estava sendo ameaçada e estava com medo acontecer algo pior.

A família ficou sabendo dessas ameaças e sabia que a vítima tinha procurado a polícia. “Ela procurou a polícia, mas não contou como tudo acontecia, porque apesar de tudo ele era o marido dela e ela dedicou boa parte da vida para ele, para filha deles. A Lúbia era uma pessoa muito boa, tentou fazer o casamento dar certo e não imaginava que ele fosse fazer isso. Foi uma covardia imensa. Ela era muito dedicada e tinha muitos sonhos para realizar ainda”, lamenta o irmão.

Suspeito foragido
A Justiça decretou a prisão de Wilian na sexta-feira (24) e ele é considerado foragido. O suspeito é funcionário da Fundação Casa há 11 anos. Segundo o sindicato dos funcionários, ele teria pedido afastamento por 15 dias alegando sofrer de depressão.

A assessoria de imprensa da Fundação Casa informou em nota que o servidor sempre teve boa conduta. A nota diz ainda que Wilian é servidor desde 2006 e passou a exercer a função de coordenador de equipe de segurança desde 2012. A Fundação Casa lamentou o ocorrido. A nota informa ainda que, durante o mês de fevereiro, Wilian trabalhou normalmente. Já no mês de janeiro, ele apresentou atestado de afastamento médico por 13 dias.

Segundo Charles, a filha do casal está sob os cuidados da avó paterna, mas eles pretendem entrar na Justiça pela guarda da menina. A família autorizou a doação dos órgãos de Lúbia e o corpo dela foi liberado na noite de domingo (26), por volta das 22 horas.

Em Capitão Enéas, homem é agredido por dívidas de drogas

Cinco homens, entre 21 e 44 anos, foram presos em Capitão Enéas, nesta segunda-feira (27), depois de se envolverem em uma briga por dívida de drogas. De acordo com a Polícia Militar, um dos homens, que devia R$ 80, tentou se esconder na casa de um parente durante as agressões. Houve disparo de arma, mas ninguém foi atingido.

Para a polícia, o homem com a dívida contou que estava na Praça Cesário Rocha quando foi agredido por três pessoas com socos e pontapés. Os três homens roubaram dele uma correntinha e danificaram a bicicleta em que estava.

Durante a confusão, o homem revidou as agressões jogando pedras nos demais. Depois, fugiu até a casa de um parente. Na casa, o homem pegou uma espingarda e atirou contra os agressores. Ninguém ficou ferido e eles fugiram.

Durante rastreamento, a Polícia Militar conseguiu chegar aos envolvidos. Os cinco homens foram levados para a delegacia de Montes Claros. Uma espingarda poveira foi apreendida; a correntinha foi encontrada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PM de Janaúba registra 13º homicídio

Na noite do último sábado (25), por volta das 19 horas, mais um assassinato foi registrado em Janaúba. Dessa vez o crime foi no bairro Gameleira, onde segundo informações da PM, Lúcio Oliveira, foi encontrado já sem vida na rua Beira Rio.

A PM ainda não confirmou o que motivou esse crime, e nem quem seriam os executores. A perícia esteve no local e confirmou que a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo.

Com mais esse assassinato, Janaúba chega ao 13º homicídio que se tem notícia em 2017.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Multas pelo lixão de Francisco Sá chegam a quase R$5 milhões

Lixão provoca danos ao meio-ambiente e risco
à saúde da população (Foto: Vicente Alberto)

(Por Vicente Alberto) O promotor da Comarca de Francisco Sá, Daniel Piovanelli Ardisson, atualizou recentemente as multas aplicadas à Prefeitura ao longo dos últimos anos em decorrência do descumprimento de acordos para acabar com o lixão existente há décadas às margens da estrada de acesso ao Distrito de Cana Brava, a cerca de seis quilômetros da cidade. A atualização e acréscimo de juros moratórios levaram as penalidades ao montante de R$4.727.665,73. O processo está agora nas mãos do juiz Juliano Carneiro, para emitir sentença ao pedido de execução.

O embate entre a Promotoria de Francisco Sá e a Prefeitura em decorrência do Lixão teve início nos primeiros anos da década passada, no mandato do então prefeito Antônio Soares Dias. Após notificações, em 31/05/2004, por sugestão do promotor na época, Márisson Maurício Mendes, o prefeito Dias assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a promessa de, no prazo de três meses, encerrar as atividades do lixão e implantar um aterro sanitário, dentro da legislação ambiental. O descumprimento do TAC acarretaria multa diária de R$500,00, mais correções. Não foi cumprido. Em 2006, no mandato de Ronaldo Ramon Fernandes de Brito foi assinado um aditivo ao TAC. A Administração Municipal realizou então algumas obras no local, com abertura de valas para aterrar os detritos. No entanto, tempos depois um laudo técnico atestava a ausência de diversas condicionantes, como uma cerca e portão para isolamento do local. Em 2008, com o promotor Daniel Librelon Pimenta à frente do Ministério Público local, foi emitida uma multa no valor de R$534.849,79, tendo como referência as multas diárias de R$500,00, com atualização monetária de juros moratórios de 1% ao mês.

Ao longo dos últimos anos, os sucessivos prefeitos foram apresentando embargos, até ser solicitada agora a execução da penalidade.

Em Janaúba, corpo de homem de 45 anos é encontrado no Rio Gorutuba

O corpo de um homem de 45 anos, Marcos Valério Ferreira Machado, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (27) às margens do Rio Gorutuba, em Janaúba (MG). Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que Marcos estava desaparecido desde a noite desse domingo (26).

Ainda segundo os relatos, Marcos estava acompanhado de um amigo. Os dois são caminhoneiros e seguiam para o estado da Bahia, mas pararam na cidade. “Eles pretendiam dormir em Janaúba e seguir viagem hoje. O amigo relatou que procurou a vítima ontem à noite e hoje pela manhã, mas não encontrou. Já no período da tarde, o corpo foi encontrado por banhistas”, explica o sargento dos bombeiros, Edmar Silva.

O local onde o corpo foi localizado é conhecido como Praia do Copo Sujo. Os bombeiros afirmam que neste local o rio tem profundidade aproximada de um metro, mas testemunhas disseram que momentos antes do sumiço a vítima se encontrava embriagada em um bar.

“Moradores disseram que ele se encontrava muito embriagado. Tudo leva a crer que o acidente tenha sido provocado por causa disso”, diz o sargento.

Um perito foi acionado e após os trabalhos iniciais liberou o corpo para o IML da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Capitão Enéas: Criança de dez anos morre em acidente na MGC-122

Uma criança de dez anos morreu em um acidente neste sábado (25), na MGC-122, em Capitão Enéas, e quatro pessoas, da mesma família, de 10, 12, 38 e 45, ficaram feridas e foram socorridas pelo Samu até o hospital de Janaúba. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor do carro seguia sentido Capitão Enéas para Janaúba quando perdeu o controle da direção do veículo, saiu da pista e, ao tentar retornar, atravessou a pista e bateu em uma árvore. Com o impacto, o carro capotou.

O veículo teve danos generalizados e foi liberado para um parente.

Coração de Jesus
Condutor da motocicleta morreu com o impacto
da batida

Também neste sábado, um motociclista de 22 anos morreu em um acidente na MGC-251, em Coração de Jesus. A passageira da motocicleta, de 22, foi socorrida pelo Samu em estado grave até o hospital de Brasília de Minas.

Para a Polícia Militar, uma pessoa que seguia atrás do motociclista contou que uma caminhonete, que seguia na BR-365 sentido Coração de Jesus, fez uma conversão à esquerda, momento em que a vítima bateu na lateral dianteira do veículo. A perícia compareceu ao local do acidente. As causas do acidente serão investigadas.

Os dois veículos foram liberados no local para os responsáveis.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Espinosa, idoso morre atropelado por motociclista inabilitado e embriagado

Idoso atravessava uma rua quando foi surpreendido por um motociclista

Um homem de 65 anos morreu ao ser atropelado por um motociclista neste sábado (25), no Bairro Jardim Oriente, em Espinosa. De acordo com a Polícia Militar, o motociclista, de 22 anos, estava embriagado e não possuía habilitação para dirigir. Ele foi preso e conduzido para a delegacia.

Para a polícia, testemunhas disseram que o idoso atravessava a Rua Álvaro Cruz quando foi surpreendido pelo motociclista. O teste de etilômetro realizado pela Polícia Militar constatou que o condutor estava embriagado. Ele também não possuía habilitação ou permissão para dirigir e foi preso.

O perito compareceu ao local do acidente. A motocicleta foi removida para o pátio conveniado ao Detran.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Várzea da Palma, homem é morto durante apresentação de bloco de carnaval

Um homem de 25 anos foi morto com cinco tiros na cabeça e uma adolescente, de 15, foi baleada na perna, na madrugada deste sábado (25), em Várzea da Palma, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam no Bairro Progresso, onde acontecia uma apresentação de um bloco de carnaval de rua, quando o autor chegou atirando.

O homem morreu no local do crime e a menor foi encaminhada ao hospital. A PM não soube informar se existia alguma relação entre as vítimas. O caso será investigado pela Polícia Civil e até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1