Coronavírus: Minas Gerais se aproxima dos 60 mil casos de Covid-19


(Por LARA ALVES) A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicou nesta segunda-feira (6) um balanço que aponta que Minas Gerais está perto de alcançar a marca de 60 mil diagnósticos de Covid-19 confirmados entre o começo de março e este mês de julho. Ainda para os próximos nove dias é esperado que o Estado chegue ao pico da pandemia da Covid-19, e se prevê que na data estimada pela pasta, 15 de julho, cerca de 2.500 pessoas precisem de internação na região.

A tendência de aproximação do pico é principalmente confirmada pelo aumento considerável de casos nos últimos 30 dias – boletim epidemiológico de 6 de junho indicou a existência de 14.939 infectados em Minas Gerais. Em apenas um mês, o número pulou para os 59.626 casos constatados nesta segunda-feira. Significa que 75% dos diagnósticos no Estado foram confirmados apenas entre junho e julho.


O cenário se repete também se comparado o número de óbitos constatado até junho com a quantidade de mortes registradas de lá para cá. Até 6 de junho, a SES havia confirmado 368 mortes em Minas Gerais causadas pelo coronavírus. Neste 6 de julho, a quantidade de óbitos chegou à marca de 1.230 – são 862 mortes a mais no período, uma média de 29 registros de óbitos por dia.

As mortes aconteceram em 267 municípios mineiros, e a doença ataca de forma fatal principalmente as pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. A média de idade dos óbitos confirmados é de 69 anos, e 75% das mortes aconteceram em pessoas com mais de 60 anos.

Um dado que consta no relatório e que desperta preocupação é a quantidade de infectados pela Covid-19 que precisaram de hospitalização nas redes particular e pública de Minas Gerais. Segundo o documento da Saúde, 6.780 pessoas com diagnóstico confirmado de coronavírus necessitaram de internação.

Outra estatística que chama atenção refere-se ao número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se comparados os seis primeiros meses do ano passado e o período entre janeiro e junho deste ano. Houve um aumento de 920% na quantidade de internações pelo quadro, caracterizado pelo aparecimento de sintomas como febre, dor de garganta e tosse, mas sem diagnóstico específico.

Interiorização
Cerca de quatro meses após o aparecimento do primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais, a doença conseguiu se alastrar por 85% dos municípios do Estado. Significa que em 731 das 853 cidades mineiras há pelo menos um morador infectado e com diagnóstico confirmado para Covid-19. Até esta segunda-feira (6), seis cidades mineiras já haviam ultrapassado a marca de mil casos de coronavírus: Belo Horizonte (7.904), Contagem (1.011), Governador Valadares (1.501), Ipatinga (2.723), Juiz de Fora (2.170) e Uberlândia (7.655).

Ainda nesse domingo (5), eram cinco os municípios com mais de mil casos, sendo que em todos eles há queixas a respeito de elevadas taxas de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria e outras dificuldades no enfrentamento da pandemia – como ausência de medicamentos para sedação de pacientes infectados pelo coronavírus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos