Minas Gerais registra 49 novas mortes por Covid-19 e número de casos ultrapassa os 40 mil


O número de casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais ultrapassou os 40 mil nas últimas 24 horas. E de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado (27), foram registradas mais 49 mortes.

No total, são 40.966 casos confirmados, 16.945 em acompanhamento, 23.139 casos recuperados e 882 mortes confirmadas desde o início da pandemia, sendo que 2.075 novos casos foram registrados nas nas últimas 24 horas e mais 49 mortes.

Na sexta-feira (26), o governo de Minas Gerais ampliou as restrições no estado na tentativa de reduzir a velocidade da transmissão do novo coronavírus no estado.

A Deliberação 58, publicada na sexta-feira (26), recomenda entre outras medidas ocupação máxima de uma pessoa por dez metros quadrados em estabelecimentos comerciais, afastamento de trabalhadores com sintomas de doença respiratórias leves, restrição nos serviços de acolhimento de idosos, distanciamento de no mínimo dois metros entre consumidores e regime de trabalho remoto para as atividades administrativas.

O índice de ocupação de leitos de UTI em Minas Gerais chegou a 88% nesta sexta-feira (26).

Alerta em Belo Horizonte
A situação em Belo Horizonte preocupa: são 4869 casos confirmados e 108 mortes. A partir de segunda-feira (29), apenas os serviços essenciais vão poder funcionar na capital, medida interrompe um processo de flexibilização que teve início há um mês.

Além disso, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou que, assim que o projeto de lei aprovado nesta quinta-feira (25) pela Câmara Municipal de Belo Horizonte chegar à prefeitura, ele vai sancioná-la, obrigando o uso de máscaras nos espaços públicos e estabelecimentos da capital, sob pena de multa.

Casos por município
Dos 853 municípios mineiros, 683 já tiveram ao menos um caso do novo coronavírus - nove a mais que havia sido registrado no boletim anterior.

O município com mais casos da doença agora é Uberlândia (5.889), com 76 mortes (mais três nas últimas 24 horas), seguido de Belo Horizonte (4869 casos e 108 mortes) e Ipatinga (1530 casos confirmados e 37 mortes), que ultrapassou Juiz de Fora em número de casos confirmados, de acordo com o boletim deste sábado.

Perfil dos pacientes
A maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens: 55% do total. E idosos: 74% tem mais de 60 anos. Além disso, 82% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e doença cardiovascular.

Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

No início da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) informava qual era a comorbidade de cada paciente que havia morrido com a Covid-19. Em abril, no entanto, a pasta parou de informar. Questionada, a SES disse que, pela "possibilidade de ocorrência em municípios de pequeno porte", "os pacientes podem ser facilmente identificados, quando descritas características específicas".

"Assim sendo, no intuito de mantermos a confidencialidade das informações fornecidas pelos pacientes e/ou familiares, passamos a não mais divulgar o descritivo detalhado de informações por paciente", registrou a SES de MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos