Norte de Minas vai ao Ceará conhecer produção de mel


Uma comitiva do Norte de Minas, formada por 15 produtores de mel e sete técnicos, está na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará, para conhecer as novas técnicas nessa atividade. Isso faz parte das ações de fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura no vale do São Francisco, em Minas Gerais e o intercambio é viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A comitiva fica no Ceará até o próximo sábado, dia 22. O curioso é que o Norte de Minas produz o melhor mel do Brasil, denominado de Aroeira.

O grupo de visitantes está conhecendo as experiências de outras associações e cooperativas de apicultores cearenses, para subsidiar o fortalecimento dos trabalhos de associativismo e cooperativismo em Minas. Ao todo, serão mais de 50 horas de treinamento no Apiário de Altamira, acompanhado pelo engenheiro agrônomo Afonso Odério, que é professor e pesquisador da Faculdade de Tecnologia Centec, em Limoeiro do Norte (CE).

Dentre os assuntos abordados durante a visita, destacam-se as técnicas de manejo e operações de controle da criação; apicultura avançada: convencional e orgânica; aspectos legais para comercialização do mel; análise econômica e financeira de projetos apícolas, além de outros temas voltados à capacitação do apicultor.

A economista doméstica da Codevasf em Minas Gerais, Cleonice Santos, afirma que essa missão técnica visa não somente oportunizar a capacitação dos apicultores e técnicos da Companhia, mas, também, a profissionalização a partir de técnicas enquadradas em uma realidade semelhante à da região mineira. “Dessa forma, os apicultores se sentirão mais preparados para o desenvolvimento dessa atividade, que tem contribuído fortemente para a economia do vale sanfranciscano em território mineiro”, enfatiza.

Para o apicultor Pedro Vitor Meira, do município de Guaraciama, essa visita está possibilitando o conhecimento e a troca de experiências de organizações de apicultores em associações e cooperativas, focando na gestão, na comercialização para mercado interno e externo e na produção de mel e derivados. Na avaliação do superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, iniciativas como essa fortalecem a cadeia produtiva apícola na região do semiárido mineiro. 

“Nos últimos anos, já promovemos treinamentos para mais de 70 apicultores e técnicos do setor. Outras missões técnicas também estão programadas para este ano”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou