Porteirinha: Entrada de alimentos e bebidas será proibida em cachoeira do Parque de Serra Nova e Talhado


(Por Juliana Peixoto, G1) A partir deste sábado (19) os visitantes que forem à Cachoeira do Serrado, no Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, em Porteirinha, não poderão entrar com alimentos e bebidas. A medida está baseada na lei de preservação ambiental e no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC. A nova regra quer evitar danos ao meio ambiente.

"Desde 2013, monitoramos o atrativo em relação ao volume de pessoas. Em único dia, temos registro quase 1.500 visitantes. Semana passada, recebemos, também em mesmo dia, 1 mil frequentadores. Infelizmente, por mais que haja orientação quanto aos resíduos, a população não coopera e ainda lidamos com lixos descartados de forma incorreta. Além da poluição visual, estamos sujeitos à contaminação da água e solo", explicou o gerente do parque ao G1, Plínio Santos de Oliveira.

Atualmente, seis funcionários fazem a limpeza da região da cachoeira, em turnos. "O problema não é a quantidade de visitantes, mas o reflexo disso sem o controle do lixo. Nossos funcionários encontram restos de lanches e refeições, garrafas de vidros e plástico, latas e até fraldas já foram recolhidas", reforçou.

Segundo a direção do parque, no entorno do parque funcionam dois restaurantes, que ficam distantes menos de dois quilômetros da cachoeira, na Comunidade do Serrado.

Fiscalização
O gerente do parque explicou que serão fixadas faixas ao longo da estrada de acesso à cachoeira. A Polícia Militar de Porteirinha e a equipe de militares do Meio Ambiente irão reforçar a fiscalização.

"A medida é para o acesso de comida e bebidas apenas na área da cachoeira. Nossos funcionários vão fiscalizar o cumprimento da norma, mas também contaremos com a segurança militar do Estado. Quem for flagrado em situação irregular, será retirado do ambiente", detalhou.

No local, a prática de fogueira já não é permitida, assim como fumar e levar animais domésticos. "Os animais domésticos comprometem o habitat dos animais silvestres e, na maioria das vezes, causam transtornos aos demais usuários", finalizou.

Atrativo
A Cachoeira do Serrado tem aproximadamente 100 metros de queda d'água e está localizada no Rio Serra Branca, em uma unidade de conservação ambiental de proteção integral. 


A unidade foi criada em 2003 e, em 2008, ampliada para uma área de 49.890 hectares.

As nascentes ficam dentro do próprio parque em uma área importante de recarga hídrica. "Por estar localizada no Norte de Minas, o atrativo tem uma grande importância no abastecimento. A água chega às comunidades da região, percorrendo até 30 km", explicou.

A vegetação está preservada e tem características dos biomas Cerrado e Mata Atlântida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos