Janaúba: Empresa inicia contratação para instalação de linha de transmissão


(Por Ivo Junior) Muito aguardada pela população de Janaúba e região, as obras de instalação da linha de transmissão Igaporã III/Presidente Juscelino, promete mudar por um tempo, o mercado de trabalho da cidade e das regiões por onde as torres vão passar. A obra foi anunciada pelo Governo Federal que realizou leilão para as empresas interessadas em 2016; do anuncio inicial até os dias atuais algumas etapas já foram concluídas. Após o leilão, tendo escolhida a empresa vencedora, passou se a fase de projetos de engenharia, logo após foram realizados estudos de impacto ambiental. 

Apresentados os projetos de engenharia e os estudos de impacto ambiental, a empresa ganhadora obteve a licença prévia para dar prosseguimento ao projeto. Na seqüência, foi apresentado plano básico ambiental ao qual foi possível a obtenção da licença de instalação para que chegasse à fase atual que é a fase de construção da Linha de transmissão que ira interligar a Subestação de Igaporã III em Caetité, estado da Bahia até a Subestação de Presidente Juscelino na cidade de mesmo nome, na região central de Minas Gerais, passando pela Subestação Janaúba III, em Janaúba, Norte de Minas. A Linha Igaporã III/Presidente Juscelino é um sistema de transmissão de energia elétrica por meio de cabos de alta tensão, sustentados por torres metálicas e que se conectam a subestações por onde irá passar. 

O projeto reúne os lotes14, 15, 16 adquiridos através do Leilão 03/2016, e inclui três subestações, conectadas em circuito duplo. Ao todo serão contemplados 29 municípios, sendo 5 no estado da Bahia e 24 em Minas Gerais, além de Capitão Enéas, que mesmo não sendo cortado pela linha de transmissão, será sede de uma república e terá um escritório do empreendimento. A LT terá uma extensão de 1.163,87 KM e nesse percurso serão implantadas 2.505 torres de 56 metros de altura com espaçamento de 500 metros em média entre as torres. Serão usados uma faixa de 66 metros de largura no solo ao longo desses 1.163,87 KM, sendo de 4 a 7 metros de área de serviço e o restante de margem de segurança. Entre as torres a altura mínima da rede ante ao solo não pode ser inferior a 12,5 metros. 

A Obra será realizada pela Equatorial Engenharia, através de suas subsidiárias, Equatorial Transmissão e Equatorial Energia, que atuam em diferentes segmentos do setor elétrico, com grande participação na distribuição de energias nos estados do Nordeste e da região Norte, entre eles Pará, Maranhão e Piauí. O licenciamento ambiental para a instalação da LT 500kv Igaporã III/Presidente Juscelino é conduzido pelo IBAMA que concedeu a Licença Nº 580/2018 (LP), aprovando os estudos ambientais realizados e autorizando a localização do empreendimento. Expediu também a Licença Nº 1254/2018 (LI), aprovando os projetos executivos e os programas de compensação ambiental, permitindo assim, o início das obras, que começarão em breve. 

Após a conclusão e atendendo todas as condicionantes, será expedida a Licença de Operação (LO), a partir daí a Linha entra em operação definitiva. A previsão da obra e de Janeiro de 2019 a outubro de 2020. Para a construção serão montados 8 canteiros de obras ao longo do percurso, sendo eles nas cidades de Caetité (BA), Guanambí (BA), Urandí (BA), Monte Azul (MG), Janaúba (MG), Bocaiúva (MG), Monjolos (MG) e Presidente Juscelino (MG). 

Esses serão espaços de trabalho e convivência onde acontecerão diversas atividades, desde usinas de concreto e pré montagem de estruturas de torres a estacionamentos da frota de veículos e maquinários usados na obra e armazenamento de materiais. 

As principais etapas da construção seguem a seguinte ordem; Topografia: Especialistas percorrem o traçado para definir os melhores lugares para a instalação das torres. Abertura de acesso: Em locais onde não há estrada, são abertas vias para chegar às áreas das torres e também abertura do traçado. 

Supressão de Vegetação: Onde se faz a retirada da vegetação para abertura do traçado para colocação das torres e dos cabos. Fundação: São apoios que darão sustentação as torres e exige escavações. Montagem: As estruturas metálicas são montadas peças por peças até sua posição final e colocadas sobre a fundação. Cabeamento: Após a conclusão das torres, os cabos são suspensos e posicionados de uma torre a outra e é a ultima fase do processo construtivo. A previsão é que as obras que estão na fase de inicio da construção irão gerar mais de dois mil empregos. 

Durante essa semana, representantes da Ecology Brasil, empresa contratada pela Equatorial Energia estará em Janaúba para o desenvolvimento do Programa de Comunicação Social (PCS), que é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental de N° 1254/2018. Essa medida visa à conscientização de moradores de localidades próximas e proprietários de terras por onde passarão os cabos de energia. 

Em conversa com as consultoras da Ecology Brasil, que estiveram na Câmara Municipal para apresentar os trabalhos, a redação foi informada que a empresa já está recebendo currículos de pessoas interessadas em trabalhar na obra de construção da Linha Igaporã III/Janaúba III/Presidente Juscelino. 

Para envio de currículo os interessados devem enviar para o endereço eletrônico: recrutamento.tmgba@agnet.com.br para maiores informações em caso de dúvidas sugestões ou reclamações o numero da ouvidoria é 0800 098 2995 ou através do e-mail: faleconosco@equatorial-t.com.br o site da empresa é www.equatorial-t.com.br.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos