Aeronave agora à disposição da região


Através do empenho do deputado Paulo Guedes, Montes Claros recebeu em definitivo um helicóptero para atender às demandas do Samu e do Corpo de Bombeiros em 86 cidades da região. Em outubro já havia chegado uma aeronave cedida provisoriamente pelo Estado, mas agora esta foi substituída por uma nova.

A cobrança na região por uma aeronave para atender chamados de emergência é antiga. Antes, para atender as demandas de ocorrências no Norte de Minas, tanto o Samu quanto o Corpo de Bombeiros precisavam da ajuda da Polícia Militar, até então a única instituição com aeronave disponível na região.

O helicóptero tem a plotagem dos Bombeiros e o piloto deverá ser também um militar, mas o Samu é quem deverá comandar as ações que necessitem da aeronave modelo AS 350 B3.

A ideia é que o suporte traga mais agilidade aos atendimentos em situações de catástrofe com múltiplas vítimas e ao transporte de pacientes em estado grave. O helicóptero possui equipamentos como desfibrilador, incubadora, cilindro de oxigênio e maca, e também é capaz de realizar transporte de órgãos e tecidos.

AGILIDADE
Representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lisandro Carvalho de Almeida Lima lembrou, durante a solenidade de entrega na última sexta-feira, que a chegada da aeronave representa um marco desde o início do Samu, normatizado em 2004.

Disse ainda que o trabalho vem proporcionando condições para que os órgãos continuem disponibilizando serviço especializado de qualidade à população.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista dos Santos, ressaltou que, com a aeronave, o serviço prestado pelo Samu terá um salto de qualidade, pois as solicitações para transporte de pacientes de alta complexidade, assim como o transporte inter-hospitalar, terá o tempo-resposta abreviado.

“Diminuindo o tempo para atendimento das equipes, em casos em que a aeronave pode ser utilizada, como no atendimento de acidentes com múltiplas vítimas, as equipes podem ser empenhadas em outras ocorrências”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos