Morre líder xacriabá em acidente no Norte de Minas


Valdemar Xavier de 75 anos líder Xacriabá, morreu em um acidente, neste domingo (08), em São João das Missões, Norte de Minas. Parceiro da UFMG no projeto da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), integrava o Conselho Consultivo do coletivo.

Segundo a PM, a vítima foi socorrida com vida para o hospital de São João das Missões, transferida para a unidade hospitalar em Itacarambi, mas devido ao grave estado de saúde foi encaminhado para Montes Claros, mas não resistiu.

A terra indígena Xacriabá, localizada na região de São João das Missões, é composta de 36 aldeias, e Valdemar Xavier vivia na aldeia Barreiro Preto, onde será sepultado nesta segunda-feira.

Segundo a professora Shirley Miranda, da Faculdade de Educação (FaE), que conhecia Valdemar há cerca de 20 anos, ele participou, desde o início, em 1998, do programa de implantação de escolas indígenas em Minas Gerais. Fez parte do primeiro colegiado da Formação Intercultural de Educadores Indígenas, criada em 2005, e integrava o Conselho Consultivo do Fiei desde sua implantação, em 2012.

“Ele era considerado um dos pilares da cultura Xakriabá, com atuação dentro e fora do território. Integrava a luta pelos direitos indígenas em âmbito nacional e era muito respeitado também pelas outras etnias”, diz Shirley, lembrando que ele tinha grande conhecimento do Cerrado e militava também na defesa do bioma. Foi também um dos fundadores das Casas de Medicina Xakriabá.

Valdemar deixa a esposa, dona Ana, filhos e netos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou