AMAMS mantém cadeira no conselho da Associação Brasileira de Municípios


O secretário-executivo da AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Ronaldo Mota Dias, foi empossado neste quarta-feira (25/04) como membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios - ABM, em solenidade realizada em Brasília, que empossou o prefeito de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul, Ary Vanazzi, como presidente. No mesmo ato o prefeito de Coração de Jesus, Robson Adalberto Mota Dias e o ex-prefeito de Capitão Enéas e ex-presidente da AMAMS, César Emilio Lopes, foram empossados como conselheiros.

Com a posse na ABM, Ronaldo Mota Dias fica apto a assumir a cadeira no Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), em lugar do presidente afastado da AMAMS, José Reis Nogueira de Barros, ex-prefeito de Bonito de Minas, que teve de se afastar no dia 7 de abril para ser candidato na eleição desse ano. Na solenidade em Brasília, na ABM, Ronaldo Mota Dias informou que abriu conversações com o Ministério Público de Minas Gerais para uma negociação inédita, onde as Comissões de Licitações ficam desvinculadas das Prefeituras, retirando a responsabilidade dos prefeitos nesses processos de compras.


Na reunião preparatória para a posse da nova diretoria da ABM para o período de 2018-2021, 20 prefeitos, de 12 estados, definiram a pauta de trabalho para a gestão. Entre os temas estão o Fundeb, a judicialização das ações de governo nas áreas da saúde e educação, ISS, royalties do petróleo e assessoria aos municípios filiados à ABM nos projetos existentes em Brasília e o socorro financeiro aos municípios que o Governo Federal se comprometeu em repassar no ano passado e não o cumpriu.

Em sua posse, Ronaldo Mota apresentou uma proposta para discussão da lei de licitações, onde sugere que seja retirada a obrigatoriedade de responsabilização dos prefeitos pelas homologações das licitações.

Apresentamos a proposta de discussão da lei de licitações de retira a obrigatoriedade dos prefeitos de serem responsáveis pela homologação das licitações

Também participaram do ato representantes do Governo Federal, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Caixa, Sebrae e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou