Veja como ficou a reforma de creche incendiada em Janaúba









(Por Luiz Ribeiro) Menos de seis meses depois do incêndio criminoso na Creche Gente Inocente, que horrorizou o país ao provocar a morte de 14 pessoas, entre elas 10 crianças, será inaugurada hoje, em Janaúba, Norte de Minas, a nova sede da unidade de ensino. Agora denominado Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Heley de Abreu – em homenagem à professora que morreu tentando salvar seus alunos –, a nova creche foi viabilizada por um grupo de empresários do ramo de construção civil de Montes Claros, com o apoio de fabricantes de materiais de construção. Responsável pela agilidade da obra, o grup A tragédia de Janaúba ocorreu em 5 de outubro de 2017, provocada pelo vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, e matou 10 crianças, duas professoras, uma auxiliar e o autor do crime, além de deixar mais 40 de feridos. Apesar da inauguração, marcada para as 9h, as instalações não entrarão em funcionamento de imediato.

O novo prédio vai ocupar os 360 metros quadrados do terreno da antiga sede, no Bairro Rio Novo. A edificação atende a todas as normas de segurança e prevenção a incêndio, diferentemente da antiga construção, que não tinha alvará, nem equipamentos de proteção e combate ao fogo – nem sequer extintores –, além de conter grades nas janelas, o que dificultou a retirada das crianças durante o incêndio. “O prédio atende a todas as normas de segurança do Ministério da Educação, do Corpo de Bombeiros e de todos órgãos para as unidades de ensino infantil”, afirma o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB). “A construção não tem nada que lembre a antiga creche onde ocorreu a tragédia”, assegura o chefe do Executivo municipal.

“Manifestamos a nossa grande gratidão a esse grupo de empresários, que decidiu contribuir com a sociedade em um momento difícil”, diz o prefeito. Ele argumenta que “como não é da área”, não sabe quanto foi investido no moderno projeto do Cemei. Mas tem uma certeza: se não fosse o apoio da iniciativa privada, haveria muitos obstáculos para construir a obra e dificilmente seria possível concluí-la em rápido espaço de tempo (pouco mais de cinco meses), em função da carência financeira da prefeitura. “O que vale mais nessa questão é o sentimento de solidariedade deste grupo de empresários. Realmente, é uma atitude muita digna a destas pessoas. A questão financeira está em segundo plano diante deste sentimento solidário”, afirma Carlos Isaildon.

Ele lembra que o projeto contou também com o apoio da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). A construção foi acompanhada pelo Ministério Publico Estadual de Minas Gerais (MPMG).

ATENDIMENTO 
O prédio terá capacidade para atender a 40 crianças de 0 a cinco anos, menor do que a antiga unidade, que contava com cerca de 70 crianças. A nova creche não entrará em funcionamento de imediato. O prefeito Carlos Isaildon explica que a prorrogação do início das atividades no centro de educação infantil foi uma decisão da municipalidade. “Não vamos impor nada. Primeiro, vamos deixar que as famílias visitem e conheçam o novo prédio, para ver como ele vai funcionar. Queremos que as famílias participem diretamente do processo de transferência das crianças para a nova creche”, argumenta o chefe do executivo, salientando que as famílias também serão convidadas para a solenidade de hoje.

Desde o final de outubro do ano passado que os alunos do Gente Inocente passaram a frequentar as aulas em uma creche improvisada em um prédio no Bairro Veredas, perto do Bairro Rio Novo. O prefeito informou que a unidade improvisada vai continuar funcionando.o de doadores pediu anonimato e o valor investido não foi revelado.

Desde que foi apresentada a proposta dos empresários para a construção do prédio, foi anunciado que a nova creche receberia o nome da professora Heley de Abreu, que morreu durante a tragédia, tentando salvar as crianças, e já recebeu outras homenagens em diversas cidades brasileiras, sendo considerada heroína. O prefeito de Janaúba revelou que “por um lapso” o Executivo demorou enviar o projeto de lei à Câmara Municipal e, por isso, a proposta continua no Legislativo Municipal para apreciação dos vereadores.
Cemei Heley de Abreu

Características do novo prédio, batizado , erguido no lugar da Creche Gente Inocente

» Tempo de construção: Cinco meses

» Área construída: 360 metros quadrados

» Estrutura: Quatro salas de aula, berçário, fraldário, sala administrativa, cantina, banheiros adaptados para crianças, sistemas de prevenção a incêndio e de saída rápida, área de lazer

» Quem construiu: Grupo de empresários de Montes Claros, com apoio de fabricantes de materiais de construção e da Fundação Abrinq

» Valor da obra: Não divulgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos