"Fumacê" será aplicado em Janaúba


Conforme já informado anteriormente pela Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria de Saúde, para o uso do UBV (Ultra Baixo Volume) ou fumacê com aplicação de inseticida de combate ao mosquito Aedes aegypti, existem critérios que justifiquem.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, através da nossa Superintendência Regional de Montes Claros, o “fumacê” somente é recomendado para municípios com incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, acima de 300 casos por 100.000 habitantes.

Até o dia 19/02/2018, o município de Janaúba tinha 158 casos suspeitos dessas doenças, com uma incidência de 220 casos por 100 mil habitantes, o que NÃO justificava o uso do fumacê. Após fechamento da semana epidemiológica, em 26/02/2018 foi constatado o aumento para 220 casos suspeitos, elevando a incidência para 307 casos por 100 mil habitantes e sendo confirmados 19 casos de dengue.

Diante da situação atual, justificou e foi solicitado o carro “fumacê”, segundo os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. Imediatamente atendido, o Município iniciou hoje (01/03/2018) os trabalhos, começando pelos bairros com maior número de casos suspeitos: Rio Novo, Barbosa, Jacarezinho, Nova Esperança, Novo Paraíso e Padre Eustáquio.

A atividade, que conta com uma frota de cinco veículos, terá sequência a partir do dia 05/03/2018, quando realizará em toda a cidade.

Importante ressaltar que, no momento da aplicação do “fumacê”, os domicílios devem permanecer com janelas e portas abertas, cobrir os alimentos e bebedouros dos animais e evitar que as crianças corram atrás do carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos